A banha de porco faz mal? Quais os benefícios

A banha de porco faz mal? Quais os benefícios
Rate this post

A banha de porco é um alimento presente na dieta diária dos brasileiros, pois é uma das principais fontes de energia do corpo humano, mas também se deve ter em mente que, em muitos casos, ele gera altas quantidades de gordura e que precisam ser levadas em conta. Isto é precisamente o que sempre foi atribuído à banha de porco para ser mantida longe da alimentação de muitas pessoas,

Devido a estas considerações e a má impressão que foi criada em torno deste alimento, criou-se versões com menos gordura para ser mais saudável para o organismo humano. Portanto, este texto vai observar os benefícios e males da banha de porco.

Propriedades da banha de porco

Em primeiro lugar, antes de ver os benefícios que ela traz, é necessário que conheça os valores nutricionais médios da banha de porco. Como todo alimento de banha, é uma comida com alto conteúdo de grande valor biológico.

Especificamente, este tipo de banha contém uma média de quarenta e três gramas por cem de produto. Além disso, é necessário destacar que o conteúdo de gordura, que é menor do que as pessoas acreditam.

A estes nutrientes se deve acrescentar as doses de vitaminas que este tipo de banha proporciona. Entre as que sobressaem esta a tiamina, a vitamina B6, a niacina, a rivoflavina e a vitamina B12, C w D. Todas elas são necessários para manter e alcançar a saúde adequada nos tecidos que compõem o corpo.

A banha de porco é capaz de adicionar no organismo alto teor de minerais, como ferro, zinco, fósforo, magnésio e potássio, necessários para manter os biorritmos corretos.

Benefícios da banha de porco

Fortalece os ossos

Proporciona um nível considerável de cálcio e fósforo, ideal para fortalecer os ossos e mantem saudáveis, evitando doenças como a osteoporose.

Cuidar da saúde renal

Segundo uma pesquisa da Universidade de Córdoba, o consumo de manteiga ajuda a manter o rim em melhor estado, até mesmo, é muito melhor do que a soja e o óleo de peixe.

Impede o processo de envelhecimento

Graças ao seu conteúdo de vitamina E, que funciona como um antioxidante, ajuda a retardar e combater os sinais de envelhecimento. De fato, muitas pessoas usam banha como uma máscara para remover manchas e linhas de idade.

Vitaminas e minerais

Fornece vitaminas K e E, além de minerais como fósforo, cloro, ferro e cálcio. Além disso, não possui carboidratos.

Nutritivo

Não contém açúcar, por isso é ideal para cuidar da saúde do coração e as gorduras monoinsaturadas mantêm o sistema cardiovascular em perfeitas condições.

Depressão de combate

Banha contém ácido oleico, gordura que está relacionada para ajudar a combater problemas de depressão ou alterações de humor.

Melhor do que o óleo

Todos estão acostumados a usar óleo de cozinha, mas o encurtamento permite chegar ao ponto de cozimento para fritar mais rapidamente, por isso, se você quiser preparar pratos elaborados e não tiver tempo, esta será uma dica que você deve experimentar.

Banha de porco faz mal

É verdade que a banha de porco é muito variada e o teor de gordura vai depender muito da área que se consumindo. A parte que tem menos quantidades no animal é o lombo, que simplesmente terá cerca de três por cento do teor de gordura.

A maioria das gorduras contidas no porco e consequentemente, na banha também são saturadas, por isso será necessário que não se abuse desse alimento. Não precisa demonizar qualquer alimento e nem excluir da alimentação, pois o ideal é a variedade e seguir uma dieta equilibrada que caber todos os tipos de alimentos iguais, que traga benefícios significativos.

Lembre-se que os excessos são ruins e que seu alto consumo pode causar excesso de peso e outras doenças relacionadas ao sistema cardiovascular, portanto, use com moderação e visite um nutricionista antes de mudar ou modificar seus hábitos alimentares.

Como fazer Banha de porco

A gordura animal é a melhor para cozinhar, pois é a que melhor resiste ao calor. Mas não é fácil encontrar no comércio, por ser orgânico e de origem animal. Então, aprender aqui a fazer.

Ingredientes:

1xícaras de bacon ou barriga de porco de boa qualidade

100 ml de água

Modo de Preparo

1º Passo: Corte o bacon em cubos de aproximadamente 1 cm (isso é muito mais fácil se o bacon estiver levemente congelado).

2º Passo: Junte a água em uma panela para ferver. A água acaba evaporando, então, coloque no início para que a gordura não seja tostada quando começar a esquentar.

O bacon começará a derreter. Mexa com uma colher de pau de vez em quando para evitar que grude na panela.

3º Passo: Após cerca de 20 minutos, haverá uma boa quantidade de gordura na caçarola e as cascas de porco também começarão a se formar. A partir deste momento você tem que ter um pouco de cuidado, porque ele pode espirrar muito.

4º Passo: Quando eles tiverem passado entre 45 minutos e uma hora e as “crostas” estiverem flutuando na superfície, você pode remover a panela do fogo.

5º Passo: Deixe amornar um pouco e filtre a banha usando o coador forrado com o pano. Deixe esfriar um pouco mais antes de passar a banha para os frascos de vidro para evitar que quebrem devido à mudança de temperatura.

6º Passo: Você pode torrar as cascas de porco no forno a 180º por 20 a 30 minutos, até ficarem crocantes. Eles são deliciosos da mesma forma com um pouco de sal.

Como conservar a banha de porco

A banha caseira dura muito tempo, mesmo à temperatura ambiente, em frascos bem fechados, mas é melhor manter na geladeira, caso demore alguns meses para consumir tudo. Também pode ficar congelado.

Para refogar e fritar, nada melhor do que as propriedades de cozimento desta banha, cria uma crosta marrom para os legumes e carnes sem um sabor diferente.

 

Se o produto é usado de forma moderada, funciona como substituto do óleo vegetal se utiliza sempre.

 

Leave a Reply