Abacate, um alimento low carb?

Abacate, um alimento low carb?
Rate this post

As pessoas sempre buscam novas maneiras de atingir um estilo de vida mais saudável, seja através de dietas controladas para perda de peso ou de dietas combinadas com exercícios de alta intensidade para ganho de massa.

 

Uma das tendências na alimentação é a dieta low carb. A relação de alimentos permitidos nesse tipo de dieta é extensa, e muitas receitas foram adaptadas para que seus adeptos possam ter uma variada e saudável alimentação, incluindo saladas, algumas sobremesas e muitas combinações inusitadas. Fica muito mais fácil explicar quais alimentos não são permitidos do que ao contrário.

Nesse artigo explicaremos como incluir o abacate no seu cardápio e se ele realmente é um alimento low carb, já que é de conhecimento popular que ele é uma fruta muito calórica. Aproveitaremos para ensinar algumas receitas deliciosas com essa fruta para você cuidar da sua saúde sem despender muito tempo na cozinha e precisar de muitas habilidades culinárias.

A dieta low carb é baseada em alimentos com baixo índice de carboidratos, é daí que vem a origem do nome. Por isso o abacate é um alimento low carb e pode ser consumido em variadas receitas, apesar de ser calórico. Alguns especialistas nesse tipo de dieta afirmam que, inclusive, ele é um dos frutos mais indicados para o consumo de pessoas que seguem a dieta low carb.

O abacate é uma fruta tão complexa que, apesar possuir 17 gramas de carboidratos em uma porção, 13 gramas são de fibras. As gorduras encontradas no abacate são classificadas como “boas”, e elas não apresentam uma alteração relevante no nível de açúcar do sangue. Ele também é um alimento rico em nutrientes, possui vitaminas A, C, E e do complexo B, além de cobre, potássio, magnésio, manganês, fósforo e zinco.

Confira agora algumas receitas com abacate que podem ser incluídas na alimentação baseadas na dieta low carb sem nenhum remorso, separamos por tipo de refeição para facilitar ainda mais a sua vida:

Receitas para o café da manhã

Nada melhor para despertar o corpo do que um café da manhã gostoso e nutritivo, confira nossas dicas para preparar seu desjejum low carb.

Abacate cremoso

Você precisará de ½ abacate médio, 1 colher de sopa de creme de leite, 1 colher de sopa de leite ou óleo de coco e adoçante a gosto. Junte todos os ingredientes no liquidificador e bata até obter um creme liso e homogêneo. Essa receita é tão versátil que também poderá ser consumida no jantar.

Vitamina low carb de abacate

Em um liquidificador coloque a polpa de ½ abacate, o suco de ½ limão e adoçante a gosto. Liquidifique tudo até obter a consistência de uma vitamina. A vitamina de abacate é muito deliciosa e saciará sua fome até a hora do almoço.

 

Receitas para o almoço

Mesmo sendo uma fruta o abacate se adapta muito bem em receitas salgadas, os mexicanos já sabem disso há muito tempo, não é mesmo? Tome notas dessas receitas deliciosas para criar um almoço low carb.

Maionese de Abacate

Separe os seguintes ingredientes: ½ abacate grande; suco de ½ limão espremido; ½ colher de sopa de mostrada; 1 dente de alho bem amassado; 2 colheres de sopa de azeite; sal e pimenta-do-reino a gosto. Junte todos os ingredientes em um liquidificador e bata até obter uma textura lisa e cremosa. A maionese de abacate combina com um prato de frango grelhado, saladas verdes, legumes e alguns peixes grelhados.

Bacon com abacate

Separe os seguintes ingredientes: 2 abacates grandes; 4 fatias de bacon; 1 fatia de limão; 3 colheres de sopa de manteiga; 2 dentes de alho amassados; 1 colher de sopa de vinagre balsâmico.

O primeiro passo é fritar o bacon em uma frigideira até ele ficar crocante, não há necessidade de acrescentar óleo. Fatie os dois abacates ao meio, retires os caroços e goteje o limão por cima dos abacates. Esmigalhe cada fatia de bacon por cima de cada fatia de abacate. Em uma frigideira derreta em fogo baixo a manteiga com o vinagre e o alho, deixe cozinhando até que borbulhe. Distribua esse líquido em partes iguais, por cima de cada metade de abacate. Quem diria que você poderia ter um almoço delicioso preparado com bacon.

Receitas para o jantar

Procure sempre se alimentar bem ao longo do dia para fazer refeições mais leves na hora do jantar, confira essas receitas que são de dar água na boca e te deixarão com a consciência tranquila.

Salada low carb de abacate com atum

Separe os seguintes ingredientes: 1 abacate grande maduro; ½ limão; 10 tomates cerejas; 1 lata de atum light; 1 colher de sopa de azeite; ½ colher de coentro fresco picado; 3 folhas de alface americana; 3 folhas de escarola. Em um prato coloque as folas de alface e de escarola. No centro deposite o atum, sem a água. Distribua os tomates cerejas ao redor do atum. Pique o abacate em fatias e coloque ao redor dos tomates. Tempere com sal e azeite e jogue o coentro por cima.

Abacate assado com ovos

Separe os seguintes ingredientes: um abacate médio maduro; 2 ovos; 10 tomates cerejas; ½ colher de café de páprica doce; 1 colher de sopa de cebolinha; Sal a gosto. Corte o abacate ao meio e retire o caroço. Verifique se a fruta não possui nenhuma parte amarelada, se encontrar retire com a ajuda de uma colher. Isso evitará que seu abacate fique com um sabor amargo. Corte o abacate horizontalmente, de maneira que a casca sirva como suporte para a fruta. Coloque um ovo em cada metade do abacate, asse por 20 minutos em um forno pré-aquecido a 180 graus. Corte os tomates ao meio e os tempere com azeite e sal. Coloque os abacates assados em um prato, acrescente a páprica doce, a cebolinha, o azeite, e salgue conforme sua preferência. Junte aos tomates e sirva.

Agora você já possui algumas opções para todas as refeições diárias, comece hoje mesmo um estilo de vida mais saudável.

 

Leave a Reply