Alergia a picada de inseto: Saiba o que fazer, sintomas e como prevenir

Alergia a picada de inseto: Saiba o que fazer, sintomas e como prevenir
Rate this post

No geral, mordidas e picadas de insetos podem ser facilmente tratadas em casa. No entanto, algumas pessoas têm uma reação alérgica grave conhecida como anafilaxia, assim é importante saber como identificar uma pessoa alérgica e como agir.

Alergia a picada e mordida de inseto

Na vida cotidiana, há muitos diferentes insetos que podem ser inofensivos para os seres humanos ou causar danos. Na maioria dos casos, picadas e mordidas de insetos podem ser facilmente tratadas em casa. No entanto, algumas pessoas têm uma reação alérgica grave conhecida como anafilaxia, que causa complicações graves e até mesmo a morte.

Devido a esta reação o serviço hospitalar de emergência deve ser acionado. As reações graves podem afetar todo o corpo e podem ocorrer muito rapidamente, muitas vezes em questão de poucos minutos. Sem tratamento, nesses casos de alergia grave podem se tornar rapidamente mortais.

Algumas picadas de aranha, como a viúva-negra ou a reclusa marrom, também são sérias e podem ser fatais. A maioria das picadas de aranha, no entanto, é inofensiva. Se você for mordido por um inseto ou uma aranha, leve o animal para identificação se isso puder ser feito de forma rápida e segura.

Se você sabe que você é alérgico a picada ou mordida de um inseto, você deve sempre estar identificado e com prescrita medicação. Além de, informar as pessoas com quem você interage, para ficarem de sobreaviso e sabe o que fazer se ocorrer.

Sintomas de uma picada de inseto – como saber se alguém é alérgico

Os sintomas de picada de inseto que não implicam uma urgência variam de acordo com o tipo de inseto e o indivíduo. A maioria das pessoas experimenta

 

– Dor localizada.

– Vermelhidão

– Inchaço ou comichão

– Você também pode sentir uma sensação de queimação, dormência ou formigamento.

– Febre, se a mordida causar uma reação um pouco mais grave, pode ocorrer febre,

– Pouca mobilidade nas duas articulações adjacentes,

– inchaço do membro

Sinais de alarme antes de uma picada de inseto

Será necessário chamar os serviços de emergência e de saúde (193) se a pessoa afetada tiver:

– Dificuldade em respirar, falta de ar ou chiado no peito.

– Inchaço em qualquer lugar no rosto ou na boca.

– Opressão na garganta ou dificuldade em engolir.

– Sensação de fraqueza

– Começa a ficar roxo.

O que fazer quando um inseto morde

As medidas gerais de ação para a maioria das mordidas e picadas de insetos são:

Remova o ferrão, se presente, raspando com as costas de um cartão de crédito ou algum outro objeto de borda reta. Não use pinças, pois elas podem apertar o saco veneno e aumentar a quantidade de veneno liberado.

Lave bem a área afetada com sabão e água.

Cubra a área da mordida com gelo embrulhado em um pedaço de pano para não danificar a pele e mantenha por 10 minutos, renove por outros 10 minutos e repita o processo.

Tome um anti-histamínico

Se necessário, se você é alérgico à picada do inseto por questão ou por recomendação do médico, tome um anti-histamínico ou aplique creme que reduzam o prurido.

Acompanhe

Durante os próximos dias, observe os sinais de infecção (como aumento da vermelhidão, inchaço ou dor).

Se a mordida só provoca uma reação inflamatória local, tudo o que voce tem que fazer é aplicar compressas frias, espalhar um pouco de pomada para aliviar a coceira e dor e, como último recurso, tomar um anti-histamínico ou um anti-inflamatório oral para aliviar o desconforto. A lesão tende a desaparecer após 48 horas.

O que não fazer quando uma pessoa com alergia picada de inseto éafetada.

Em caso de urgência apenas procure o serviço que sabe que medidas tomar e não tome uma ação que pode ter consequências graves:

– Não aplique torniquetes.

– Não administre estimulantes, ácido acetilsalicílico (aspirina) ou qualquer outro medicamento para dor da pessoa, a menos que o médico a prescreva.

Prevenção de picadas de insetos

Embora os insetos ataquem quando você menos espera ou quando está dormindo, há algumas medidas que pode tomar para evitar, tanto quanto possível, as picadas de insetos:

– Não provoque insetos, principalmente crianças.

– Evite movimentos rápidos e abruptos perto de colmeias ou ninhos de insetos.

– Tente não usar perfumes e roupas com figuras florais ou escuras.

– Use repelentes apropriados para insetos e roupas de proteção.

– Seja cauteloso ao comer em espaços abertos, especialmente com bebidas açucaradas – observe se não estão ou ficaram abertas – ou em áreas ao redor de coletores de lixo que frequentemente atraem abelhas, bem como em piscinas e áreas aquáticas que atraem esses insetos. .

Aquelas pessoas que têm alergias sérias a mordidas ou picadas de insetos devem levar um kit de epinefrina de emergência (que requer receita médica). Amigos e familiares devem ser ensinados a usar caso você tenha uma reação. Além disso, use uma pulseira de identificação médica.

Picadas e mordidas mais perigosas

Independente de ser alérgico ou não mordidas de determinados bichos são muito perigosas como:

Percevejos: Só saem à noite, quando picam uma substância “anestesia” e entorpece a área afetada, causando apenas sentir dor quando não há vestígios de percevejos.

Aranhas: Uma das mais perigosas é a Viúva Negra e a Reclusa Marrom. Para identificar a mordida de uma aranha, você deve identificar dois pontos elas podem ser venosas.

Carrapatos: responsável por levar problemas sérios, até mesmo levando à paralisia do corpo da pessoa afetada, afetando o sistema nervoso.

Abelhas ou vespas: Se a pessoa for alérgica, a picada pode ser fatal. A mordida tem um ponto vermelho e a área ao redor tem quase uma descoloração da pele e se torna inflamada causando muita dor.

Formigas: As formigas coloridas e as suas mordidas são geralmente muito dolorosas e irritantes, porque a área se torna infectada e inflamada.

Escorpiões: Um ponto vermelho é visto e a área ao redor fica vermelho claro; Outro sinal é uma dor muito intensa. Nestes casos, recomenda-se levar em conta o tipo de escorpião que feriu a vítima: quanto mais jovem ou maior a pessoa afetada, o dano pode ser pior e até chega a óbito.

Pulgas: As pulgas são parasitas que não só infectam os animais, eles também podem infectar seres humanos, causando dor intensa na região mordida.

Leave a Reply