Alimentos sem glúten: Como distinguir alimentos sem glúten

Alimentos sem glúten: Como distinguir alimentos sem glúten
Rate this post

Nos alimentos sem glúten, há uma regra simples: você pode consumir todos os alimentos que não contêm glúten, embora, infelizmente, isso não seja tão simples quanto parece. Graças às suas propriedades tecnológicas, o glúten é usado na maioria dos alimentos processados e onde nunca se pode imaginar. Conhecer os grupos dos alimentos permitidos e proibidos é a melhor opção.

Os celíacos e intolerantes a glúten podem desfrutar com tranquilidade de todos os nutrientes que por natureza são isentos de glúten, bem como de todos os alimentos claramente identificados como “sem glúten”. No caso do Brasil vários logotipos, geridos pelas associações, que indicam que o produto é sem glúten: o símbolo internacional indicando que o produto contém de um ramo de cevada e há a própria informação no rotulo.

É importante que os celíacos e intolerantes a glúten prestem atenção especial não apenas aos produtos convencionais, mas também aos suplementos nutricionais, ao preenchimento de ingredientes e aromatizantes ou aglutinantes, uma vez que estes também podem conter glúten.

No entanto, aqueles afetados não devem entrar em pânico ou sofrer pressão ao realizar a compra, hoje em dia os produtos estão bem sinalizados e toda vez que há mais disponibilidade de produto no mercado já traz essa informação.

Celíaca e intolerância a glúten

A doença celíaca (espru não tropical ou enteropatia de glúten) é uma desordem intestinal crônica causada por uma absorção defeituosa de glúten, é uma doença crônica de origem genética mais frequente em crianças do que em adultos e afeta uma porcentagem crescente da população. É referido em escritos do século II, refere-se a temas desnutridos, com depoimentos abundantes.

A intolerância a glúten não é afetada pela desnutrição, mas causa os mesmos sintomas.

Produtos sem glúten

Os produtos sem glúten devem necessariamente incluir o logotipo que os diferencia. Isso indica que os controles de qualidade relevantes passaram e certifica a ausência de ingredientes prejudiciais.

Um problema adicional que apresenta este tipo de produtos sem glúten é o preço. Um celíaco ou intolerante deve pagar entre três e quatro vezes mais por um alimento sem glúten.

Muitos consumidores celíacos e intolerantes pensam que são cativos de um mercado de produtos que são forçados a consumir e que os produtores tiram proveito disso.

Os produtores argumentam que, uma vez que são artesanais e têm muito pouca demanda, as matérias-primas e o trabalho são caros e que o custo da certificação sem glúten deve ser adicionado a isso.

Cozimento sem glúten

Um problema ainda maior é para quem não deve que consumir produtos sem glúten da produção orgânica, já que os preços se multiplicam por seis em relação aos mesmos alimentos produzidos no convencional.

Uma solução possível, mas que precisa de um investimento no tempo, é elaborar um cardápio com o máximo de alimentos não processados e aqueles que precisam para elaborar de forma caseira.

Com boa programação é possível fazer as suas próprias conservas, pão caseiro e todos os tipos de alimentos, que geralmente têm um preço alto como sobremesas, doces, massas, etc.

Alimentos que podem ser comidos ou não

Na dieta sem glúten existem alimentos que devem ser excluídos e outros que são permitidos

Cereais e tubérculos

Alimentos sem glúten: milho, arroz, painço, trigo mourisco ou trigo mourisco, quinoa, amaranto, farinha de alfarroba, tapioca, mandioca, batata. (Ter em conta o risco de contaminação dos cereais: é preferível consumir produtos dietéticos com a correspondente rotulagem).

Alimentos que podem conter glúten (leia atentamente a lista de ingredientes): Produtos processados (por exemplo, purê de batata, batata frita e arroz tufado).

Alimentos que contêm glúten: Trigo, aveia, cevada, centeio, espelta, triticale, trigo selvagem, kamut, grão de espelta verde, bulgur, sêmola de trigo. Produtos manufaturados em que sua composição inclui qualquer das farinhas acima mencionadas.

Frutas

Comida sem glúten: Todas as frutas e nozes cruas

Alimentos que podem conter glúten (leia atentamente a lista de ingredientes): Nozes fritas e assada com sal

Alimentos que contêm glúten: Fruta seca enfarinhada

Legumes

Alimentos sem glúten: Todas as verduras, legumes e leguminosas naturais.

Alimentos que podem conter glúten (leia atentamente a lista de ingredientes): Pratos de legumes preparados

Alimentos que contêm glúten: Pratos com legumes e cereais com glúten, empanada ou legumes enfarinhados.

Produtos lácteos

Alimentos sem glúten: Leite e produtos lácteos: queijos, queijo cottage, creme, iogurtes naturais e requeijão.

Os alimentos que podem conter glúten (ler a lista de ingredientes cuidadosamente): cremes, pudim e leite-creme, batidos de leite preparado, sobremesas lácteas, iogurtes aromatizados e pedaços de frutas, queijo processado em porções.

Alimentos que contêm glúten: iogurte com malte, cereais com glúten ou biscoitos.

Peixe, carne e ovos

Alimentos sem glúten: Todos os tipos de carne e carne fresca de órgãos, presunto e presunto cozido qualidade extra. Peixe fresco e congelado sem massa, frutos do mar frescos e peixes e mariscos preservados naturais ou em óleo e ovos.

Alimentos que podem conter glúten (leia atentamente a lista de ingredientes): Salsichas, carne enlatada e peixe com molhos, vários patês.

Alimentos que contêm glúten: carne ou peixe à milanesa, enfarinhada ou com molho de glúten.

Gorduras, especiarias, molhos e ingredientes de padaria

Alimentos sem glúten: Óleos vegetais, manteiga, margarina, banha, vinagre e especiarias puras.

Os alimentos que podem conter glúten (ler a lista de ingredientes cuidadosamente): molhos preparados, molhos de soja, preparações de especiarias, cubos de caldo de carne, levedura em pó desidratado ou extratos de levedura, granulados e páprica.

Alimentos que contêm glúten: molho de salsa e molhos preparados

Doces e adoçantes

Alimentos sem glúten: mel e açúcar

Alimentos que podem conter glúten (leia atentamente a lista de ingredientes): Chocolate, doces e jujubas, cacau e sorvete.

Alimentos que contêm glúten: Chocolate com cereais com glúten, pãezinhos, bolos, tortas, bolachas, biscoitos e outros produtos de pastelaria.

Bebidas

Alimentos sem glúten: Refrigerantes, café, chá, sucos de frutas naturais e néctares, cava e vinho.

Alimentos que podem conter glúten (leia atentamente a lista de ingredientes): sucedâneos de chocolate e café, néctares de fruta com adoçantes e licores.

Alimentos que contêm glúten: cerveja, sucedâneos de café com cevada ou malte.

Enfim gente, o artigo vai ficando por aqui mas se você quiser voltar para nossa página inicial é só você clicar no link dessa frase.

 

Leave a Reply