Alimentos sem lactose: Conheça quais você pode comer!

Alimentos sem lactose: Conheça quais você pode comer!
Rate this post

 

A lactose é o açúcar no leite. Este açúcar é digerido no intestino delgado graças a uma enzima chamada lactase, mas a lactose não é encontrada apenas no leite e seus derivados, mas como um aditivo que faz parte de muitos outros alimentos.

Os três tipos de intolerância à lactose

A deficiência congênita de lactase é muito rara. Os bebês sofrem de diarreia e devem ser alimentados com leite artificial adaptado.

O déficit de lactase adquirido é a diminuição progressiva desde a infância desta enzima. Começa a cerca das 5 anos e culmina na idade adulta. É a forma mais comum de intolerância à lactose.

A deficiência secundária de lactase é causada pela inflamação da mucosa intestinal que ocorre nas Doenças Inflamatórias Intestinais, como a Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa. Também ocorre quando você tem gastroenterite, tratamentos com antibióticos são realizados ou depois de ter uma operação do sistema digestivo.

Que riscos podem envolver a intolerância à lactose?

Considerando que a lactose não é um nutriente vital, não ser capaz de digerir este alimento não representa qualquer risco de deficiência nutricional.

A tolerância à lactose é muito variável e pessoal. O grau de intolerância a este açúcar ou produtos lácteos pode ser determinado apenas por observação ou de exclusão para verificar os sintomas produzidos pelo seu consumo.

Em alguns casos, a intolerância à lactose evolui com o tempo para uma completa intolerância a qualquer produtor de laticínios (manteiga, queijo, cremes, cremes).

O importante é seguir uma dieta equilibrada, rica em nutrientes (vitamina D, cálcio, magnésio, proteínas e vitaminas do complexo B,…) e evitar os alimentos e substâncias que destroem o cálcio do corpo.

No entanto, para aqueles que não querem abandonar completamente os produtos lácteos e digerir corretamente a caseína (proteína do leite), há laticínios sem lactose.

Alimentos e lactose

Leite

O leite é o alimento menos tolerado por pessoas com intolerância à lactose. Muitas pessoas não sabem que são intolerantes, no entanto, quando experimentam indigestão depois de beber um copo de leite estão tendo um sintoma de intolerância. O leite desnatado contém ainda mais lactose do que leite integral.

Iogurtes

Fortes leites fermentados (iogurtes) são geralmente melhor tolerada por pessoas com grau leve de intolerância e contendo menos de lactose. É porque a lactose é pré-digerida pelas bactérias lácticas que são abundantes neste tipo de produtos.

Os probióticos alimentar à base de leite contendo bactérias de ácido láctico capaz de sobreviver ácidos gástricos do estômago e alcançar o intestino grosso onde eles têm uma infl

 

uência benéfica sobre a flora intestinal local. A quantidade de iogurte tolerada é variável e depende de cada pessoa.

Queijos

Queijos curados (Emmental, Gruyère, Parmesão) não contêm lactose. Todos os queijos curados há mais de um ano perdem lactose. As pessoas que têm intolerância à lactose, mas digerem a caseína (proteína do leite), podem apoiar estes queijos.

Semi-curado e macio (Manchego, pirineo, Camembert, Brie…) contém vestígios de lactose. Algumas pessoas com um leve grau de intolerância podem digerir se comerem apenas uma pequena quantidade.

Fortes queijos frescos (Burgos, feta, mussarela, quark, ricota, creme) contendo lactose até 3 g por 100 g de produto.

Cremes

Manteiga e creme também contêm lactose, mas não muito. Algumas pessoas com um leve grau de tolerância podem digerir se as consumirem em pequenas quantidades.

Laticínios sem lactose

Os produtos lácteos sem lactose são uma opção para aqueles que não querem deixar o leite.

Alimentos com lactose

O problema com lactose é que não é só em produtos lácteos, que são relativamente fáceis de identificar, mas também a sua utilização como aditivo.

O uso de lactose na indústria alimentícia é generalizado. É encontrada na maioria dos alimentos processados, em misturas ou condimentos, até em pasta de dentes e medicamentos. Uma pessoa com intolerância à lactose grave deve verificar os rótulos de todos os produtos antes de comprar

Laticínios em geral

Margarinas: muitas contêm lactose apesar de serem gorduras vegetais.

Salsichas: Quase todas as salsichas contêm lactose adicionada.

Chocolate ao leite, chocolate branco, cremes de chocolate. Chocolate amargo de qualidade não contém lactose.

Padaria: pães tenros, pão fatiado.

Doces: Biscoitos, doces, bolos, alguns cereais matinais.

Sobremesas de leite: cremes, arroz doce, etc.

Sorvetes

Molhos e molhos para saladas

Sopas enlatadas

Suplementos para atletas que contêm whey protein ou whey protein

Substitutos de laticínios

Existe uma grande variedade de bebidas vegetais que podem substituir produtos lácteos no café da manhã, lanche ou confeitaria.

Os mais populares são as bebidas de soja, amêndoa, aveia e arroz. Além disso, existem muitas outras bebidas ou leites vegetais, como avelã, noz, milho, trigo sarraceno, quinoa, de khamut… Além do leite de coco conhecido. Cada um deles tem propriedades específicas. Muitos deles são enriquecidos com cálcio e são uma boa alternativa ao leite. Um bom hábito é variar essas bebidas vegetais

Escolha aqueles feitos com produtos orgânicos que não contenham aditivos que promovam a inflamação, como carrageninas.

Torne-se um especialista em rótulos

Se você tem um alto grau de intolerância à lactose, você deve se tornar um anti-lactose Sherlock Holmes:

Compre produtos confiáveis ​​quando tiver certeza de que eles não contêm lactose.

Prefira a comida caseira e, se você não gosta de cozinhar, faça um esforço. A melhor comida é você pode cozinhar em casa, você tem certeza de todos os ingredientes que compõem o seu prato.

Se você come fora da casa

Não corte e sempre pergunte quais ingredientes a prato carrega se não for detalhado.

Diga ao garçom ou cozinheiro que você tem intolerância à lactose e seu prato não pode conter ou você ficará doente.

Suplementos de lactase

O suplemento de lactase é um produto diabético, não um medicamento, e facilita a digestão de produtos lácteos para aqueles que sofrem de intolerância à lactose. Os comprimidos de lactase compensam a falta da enzima lactase no sistema digestivo. Embora não seja uma questão de abusar destes suplementos para continuar a tomar leite em todas as horas.

Assim evita os efeitos desagradáveis ​​que produz durante a digestão de alimentos durante o processo digestivo.

E é isso gente, o artigo vai terminando por aqui mas se você quiser voltar pra nossa página inicial é só clicar no link.

Beijinhos.

Leave a Reply