Anticoncepcional injetável

Anticoncepcional injetável
Rate this post

Um dos assuntos mais complicados é a gravidez não planejada. Pior ainda quando ela acontece sendo fruto apenas de uma relação sexual. É complicado para ambas as partes, pois o homem desconfia da mulher e a mulher fica pressionando o homem, pois sabe que ele é o pai.

Com isso, muitas mulheres recorrem a diversos métodos que são utilizados para impedir que a gravidez ocorra. E certamente, você, ao ler este texto, já deve estar com uns três ou quatro em mente. Mas agora que vem o grande objetivo deste texto: você já ouviu falar sobre o anticoncepcional injetável? Nunca ouviu falar?

Pois então, fique tranquila, pois o que este texto quer fazer é te mostrar tudo sobre essa forma de evitar a gravidez. Com ele, você entenderá como funciona o anticoncepcional injetável, o que ele causa e oferece ao organismo, todas essas informações.

Tendo em sua fórmula uma composição que é feita da mistura do estrogênio ou progesterona, com doses que têm longa duração, o faz com que a sua aplicação possa ser mensal ou trimestralmente. Essa escolha ficará a critério da paciente e do médico. A única certeza é que ele deverá ser aplicado ou nas nádegas ou no braço.

O que é o anticoncepcional injetável?

O anticoncepcional injetável uma injeção que possui hormônios, sejam eles de progesterona ou de progesterona e estrogênio juntos, ela tem o objetivo de impedir o corpo de liberar óvulos e faz com que o muco do colo uterino se torne espesso.

A mulher precisa tomar uma injeção dessa a cada mês ou então, de três em três meses, sempre sendo aplicada por uma profissional da área da saúde. Uma vez aplicada, mesmo que a mulher sinta os efeitos colaterais, ela não poderá ser interrompida.

A sua forma de funcionamento é parecido com a pílula ou o anel vaginal. A única diferença é que a mulher deverá lembrar de tomar a injeção todo dia ou toda semana. Certamente, não será a melhor escolha para aquelas que tiverem medo de agulha.

Qual é a diferença entre o anticoncepcional injetável mensal e trimestral?

Quando as mulheres optam por utilizar os anticoncepcionais injetáveis mensais, as desvantagens que elas terão são as mesmas que as pílulas causam: ela não poderá esquecer de tomar. Caso isso aconteça, ela poderá engravidar.

Já o anticoncepcional injetável trimestral, faz com que a mulher fique mais segura, embora ela fique com menos uma menstruação logo no início do tratamento. Outra coisa importante que deve ser ressaltada é que, uma vez que ela interrompa a utilização do anticoncepcional, deverá aguardar o prazo de 9 meses para voltar a ser fértil.

Como funciona o anticoncepcional injetável?

Antes de tomar a injeção, a primeira informação é para que você se consulte junto a um médico. Isso porque, nem sempre, a injeção anticoncepcional é a melhor escolha, e é por isso que deve ser feita sob orientação de um médico.

Caso você opte por utilizar o anticoncepcional injetável, saiba que esta aplicação deverá ser feita por um profissional da saúde. Depois disso, dependendo da dose que você for tomar, só terá que retornar nele uma vez por mês ou a cada três meses, para tomar outra dose. Durante esse intervalo, você estará totalmente protegida!

É verdade que o anticoncepcional injetável engorda?

As mulheres estão sempre preocupadas com o peso e um dos maiores medos para aquelas que escolhem este tipo de contraceptivo é se ele irá fazer com que ele ganhe alguns quilos. E a resposta é sim. Infelizmente, estudos afirmam que o anticoncepcional injetável engorda.

Ele só causa isso na mulher porque ele contém uma grande concentração de hormônios na sua fórmula, o que faz com que a mulher retenha mais líquido, independente se ela tem pré-disposição ou não para esse problema. E tem mais, a injeção é capaz de aumentar o apetite, o que faz com que a mulher tenha uma fome maior do que o normal.

E esse assunto é tão preocupante que outro estudo foi desenvolvido para que fosse comprovado que o uso contínuo do anticoncepcional injetável aumenta a probabilidade da mulher desenvolver a obesidade. Entretanto, nas mulheres que já são obesas, esse aumento de peso não ocorre.

Outra situação que chamou a atenção enquanto estavam estudando sobre esse método anticoncepcional é que, as mulheres que ingeriram proteínas durante a pesquisa, não tiveram o seu peso corporal atingido.

É por isso que o mais importante, antes de fazer a utilização desse meio contraceptivo, é consultar um médico, para que ele possa analisar todos os riscos envolvidos nessa aplicação.

Quais são as vantagens e as desvantagens de aplicar o anticoncepcionalinjetável?

Como nem tudo na vida é perfeito, a injeção contra concepção possui vantagens e desvantagens, que iremos conhecer agora. É importante verificar junto ao médico, a possibilidade de utilizar ou não o medicamento.

Como desvantagens, podemos informar:

  • Exige que você tenha total controle dos meses em que ela é aplicada;
  • Algumas mulheres, uma vez que tenham utilizado a injeção, podem sentir dor de cabeça e ter o seu humor alterado;
  • Pode causar aumento de peso e incômodo na região do abdômen;
  • Pode fazer com a menstruação leve de 3 meses a 1 ano para retornar, assim como a fertilidade;
  • Pode ocasionar menstruações irregulares;
  • Não oferece proteção contra o HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis;
  • Em algumas mulheres, podem surgir alguns coágulos, ataque do coração e acidente vascular cerebral;
  • Necessita da aplicação por um profissional da saúde e pode causar dor e irritação no local de aplicação.

Já as vantagens, podemos citar que:

  • Dura de um a três meses;
  • Dá a possibilidade de não interromper a vida sexual, o que faz com que a mulher possa desfrutá-la com espontaneidade;
  • Não necessita ter controle diário ou semanal;
  • A utilização da injeção anticoncepcional de 3 meses pode ser uma alternativa para as mulheres que possuem contraindicação quanto ao uso do hormônio estrogênio;
  • Algumas dessas injeções podem ser utilizadas enquanto a mulher estiver amamentando;
  • Em algumas mulheres, o fluxo e a dor sentidos na menstruação são reduzidos.

Leave a Reply