As melhores posições para seu bebê dormir

As melhores posições para seu bebê dormir
Rate this post

É muito difícil deixar seu bebê sozinho no berço para dormir sozinho, principalmente, quando surge o medo de seu bebê não estiver dormindo na quantidade correta e na forma correta.

Algumas mães colocam o bebê para dormir de lado. Há bebês que a mãe coloca para dormir de barriga para cima. Mas, qual a melhor posição para o bebê dormir?

Existem posições que proporcionam um maior risco, na hora dos bebês recém-nascidos dormirem. Com apenas alguns meses de vida, o bebê, ainda, está muito vulnerável.

De lado, de bruços ou de barriga para cima

Os bebês quando dormem de lado e de bruços, respiram e aspiram o mesmo ar, ou seja, ao invés de respirar oxigênio o bebê acaba aspirando o gás carbônico.

Nós adultos, temos a habilidade de mexermos o nosso corpo durante o sono, porém os bebês, ainda, não aprenderam a se movimentar enquanto dormem. O bebê pode ser asfixiado por falta de ar.

Quando eles dormem com a barriga para cima, os bebês podem se engasgar com seu vomito, por não arrotarem após a sua amamentação. Sem o arroto a criança pode ter um refluxo gastroesofágico durante o sono.

No final, qual é a mais adequada?

Aí, reside um grande problema, pois de barriga para cima as chances de acontecer a morte súbita são menores. Porém, o bebê dormindo de lado impede que a criança se engasgue devido a um refluxo.

Morte súbita de bebês

A morte súbita em bebês ocorre quando eles têm menos de 1 ano e são encontrados nos berços sem vida e sem causa que explique. O exame de pós-morte não mostra qualquer motivo clínico para a morte. Sem explicação, sinais de sufocamento ou de engasgo.

Perigo

O perigo maior está nos primeiros seis meses com bebês que dormem de bruços.

A recomendação é que os bebês durmam com a barriga para cima com a cabeça na lateral e fralda solta na barriga para proteger o bebê.

Dormir de lado

Não coloque a criança para dormir de lado, porque ele pode se virar e ficar de bruços.

O bebê deve…

Dormir em um colchão firme sem almofadas, travesseiros ou bichos de pelúcia dentro do berço.

Não deixe o bebê ficar aquecido demais ou com frio.

Não cubra o rosto dos bebês com mantas ou lençóis.

Fumar? Jamais.

Bebês que chupam chupeta ortodôntica, antes de dormir, possuem menos chances de terem a Síndrome da morte súbita.

Crianças que dormem no quarto dos pais até os 6 meses têm menos chance de morte súbita.

O bebê precisa dormir no próprio berço.

Refluxo

O refluxo em bebês acontece, porque o trato gastrointestinal não está totalmente desenvolvido ou o bebê tem dificuldade de digestão, intolerância ou alergia a um alimento.

Em quantidade pequena o refluxo não é tão preocupante se ocorre apenas após a mamada. Mas se ocorre várias vezes, em muita quantidade e muito tempo após se alimentar, pode atrapalhar o desenvolvimento do bebê.

O refluxo pode ser observado através das golfadas e alguns desconfortos. O refluxo pode ser preocupante quando está aliado a:

Vômitos constantes.

Mau-humor.

Ter dificuldades na amamentação.

Não conseguir dormir tranquilamente.

Ter sua laringe inflama.

Peso abaixo do normal.

Ouvidos, constantemente, inflamados.

Como o bebe deve ser colocado para dormir

Depois de mamar, o bebê deve ser colocado para arrotar, em posição vertical no colo por 30 minutos, para depois colocar o bebê de lado para dormir. A cabeceira do berço deve ser elevada por 30 graus, com um travesseiro anti-refluxo.

O refluxo em bebê desaparece aos seis meses.

Complicações

Se o refluxo não for tratado, a dor e o desconforto podem levar o bebê a não querer se alimentar.

Insônia em bebês

O distúrbio do sono pode atingir algumas crianças por volta dos 6 meses de idade. Mas há casos em que ela fica acordada na maior parte da noite, isso é chamado de insônia do lactente.

Como ajuda-lo a dormir bem?

Amamentação antes de dormir

A mãe pode amamentar o bebê antes de dormir para ele não acordar com fome.

Banho relaxante

Nada melhor que um banho agradável antes de dormir para que sua criança relaxe e fique bem mais tranquilo.

O bebê precisa dormir no berço

Os pais, muitas vezes, colocam seu bebê no colo até adormecer ou para dormir na cama do local. O colchão da cama do casal não é apropriado para o corpo frágil dele.

Lembre-se que até os 4 meses, o berço deve ficar com a cabeceira mais elevada, para evitar o refluxo. Na cama de casal não é possível que ele durma com total conforto.

E, existe a possibilidade de os pais rolarem sobre o filho durante o sono e criar o vício de dormir com os pais.

Pijama confortável

Coloquepijamas de algodão para ele dormir, sem muitos botões e sem peças que possam sufocar ou machucar.

Cólicas

Nos três primeiros meses, as cólicas dos gases incomodam e impedem o bem-estar do bebê, dificultando pegar no sono. Um pediatra pode prescrever um medicamento para o bebê.

A chupeta pode

A chupeta pode ser utilizada para tranquilizar e ajudar a criança a dormir, mas é necessário ter mente que após os 2 anos de idade ela deve deixar de ser usada.

A chupeta deve ser usada antes de dormir e tirada assim que o bebê dormir.

Música

Músicas suaves são uma ótima arma na hora de colocar o bebê para dormir. Elas ajudam a relaxar, mas quando ele adormecer é preciso retirar os sons para não prejudicar a criança.

Luzes apagadas

Para um sono tranquilo, o quarto precisa ter pouca ou nenhuma iluminação. Se for iluminar, use só uma lâmpada de tomada ou um abajur.

Dormir na cadeirinha pode?

A cadeirinha é importantíssima para fazer um passeio de carro com segurança. Boa parte dos pais permitem que seus bebês durmam nela, porém, isso, não é aconselhável. A criança fica desconfortável, podendo ter uma asfixia devido a posição.

O ideal é não o deixar ficar dormindo no assento.

Leave a Reply