Benefícios da folha de tamarindo

Benefícios da folha de tamarindo
Rate this post

Com um sabor exótico, que o aproxima muito mais do doce quando a fruta está madura, o tamarindo é uma fruta que vem conquistando o paladar dos brasileiros não apenas por seu gosto, mas principalmente por suas propriedades e benefícios.

Nascida na África e na Índia, o tamarindo é muito consumido principalmente por moradores do sul da Ásia, e vem chegando para ficar na culinária brasileira, você sabe por quê?

Conhece os benefícios do tamarindo ou acha que ele é apenas uma fruta citada no seriado Chaves, um dos mais famosos da televisão mundial? Não tem ideia do que ela pode fazer por você?

Então continue lendo esse texto. Aqui contaremos tudo o que você precisa saber para incluir o tamarindo agora mesmo em sua dieta e aproveitar uma melhoria incrível em sua saúde.

Propriedades nutricionais do tamarindo

Quem conhece essa fruta peculiar não imagina suas propriedades nutricionais. Com apenas cinco calorias a cada uma delas, o que totaliza 239 calorias, cada tamarindo contém 62,5 gramas de carboidratos, 2,8 gramas de proteínas, 0,6 gramas de gorduras e 5,1 gramas de fibras.

Além disso, o tamarindo é rico em fibras, proteínas, potássio, ferro, cálcio, magnésio, fósforo, vitamina A, vitaminas do complexo B e vitamina C.

Benefícios que o tamarindo pode trazer para a sua saúde

Consumir pequenas porções de tamarindo, seja in natura, em forma de suco ou como chá traz inúmeros benefícios para a sua saúde. Conheça cada um deles e veja porque você deve incluir essa fruta na sua rotina alimentar.

Melhora o sistema digestivo

O tamarindo é um excelente laxante natural, ajudando pessoas que tem dificuldades em evacuar, graças às fibras presentes neste alimento. Esse composto movimenta as fezes mais facilmente no trato intestinal, estimulando também o suco gástrico, facilitando a digestão.

Comer tamarindo ajuda, ainda, o bom funcionamento da bile, permitindo que a comida ingerida seja dissolvida mais rapidamente.

Melhora a saúde do coração

As fibras do tamarindo, o potássio e a vitamina C contidas na fruta são beneficias ao coração. Além disso, seu consumo regular diminui a pressão arterial e reduz os níveis de colesterol no sangue.

Previne a anemia

Uma boa fonte de ferro, consumir tamarindo frequentemente previne a ocorrência de anemia por deficiência desse componente. No entanto, pe preciso tomar cuidado para não exagerar no consumo do tamarindo, para não desequilibrar os níveis de ferro no organismo.

Melhora a circulação

O ferro contido no tamarindo melhora a circulação sanguínea, garantindo uma boa oxigenação dos glóbulos vermelhos do sangue.

Melhoria da função nervosa

Com vitaminas do complexo B, como a tiamina, o tamarindo melhora a função

Ajuda a emagrecer

Consumir tamarindo regularmente ajuda a emagrecer, pois a fruta é rica em fibras, que promove uma maior sensação de saciedade, controlando o apetite.

Além disso, o tamarindo contém ácido hidroxicítrico, enzima associada com a menor absorção de gordura.

Controle do diabetes

Quem come tamarindo consegue, também, controlar seu nível de glicemia, porque a fruta limita a absorção de carboidratos. Como se sabe, os carboidratos podem se transformar em gordura e açúcar, desequilibrando os níveis de glicose, principalmente para quem já foi diagnosticado com diabetes.

Tem ação anti-inflamatória

O tamarindo tem ação anti-inflamatória, sendo utilizado na preparação de medicamentos fitoterápicos para combater inflamações. Ou seja, a fruta ajuda a tratar problemas como irritação nos olhos, gota, artrite e problemas reumáticos.

Prevenir a pelagra

Com sintomas como diarreia, demência, artrite e insônia, a pelagra, doença provocada pela deficiência de vitamina B3, pode ser prevenida com o consumo regular do tamarindo.

Fortalece o sistema imunológico

Com altas quantidades de vitamina C e ação antioxidante, o tamarindo fortalece o sistema imunológico, evitando problemas de saúde provocados por fungos e micróbios.

Além disso, a fruta tem ação antisséptica e antimicrobiana, reduzindo a incidência de parasitas e reduzindo também as chances do aparecimento de enfermidades como a pneumonia e de infecções cutâneas.

Fonte de ácido fólico

O tamarindo é fonte de ácido fólico, nutriente indicado especialmente para mulheres grávidas. A deficiência deste componente pode causar o nascimento dos bebês com baixa peso ou, ainda, com problemas no tubo neural, estrutura que originará o cérebro e a medula espinhal da criança durante o seu desenvolvimento.

Melhoria da saúde dos rins

Rico em potássio, o tamarindo ajuda o corpo a eliminar substâncias tóxicas, principalmente as escondidas nos rins, melhorando a saúde dos órgãos.

Fortalecimento dos cabelos e da pele

A vitamina C presente no tamarindo estimula a produção de colágeno, uma substância extremamente importante para manter os cabelos e a pele bonitos e hidratados. Além disso, essa fruta contém alta quantidade de vitamina A, que mantém os cabelos hidratados.

Combate a insônia

Rico em magnésio, o consumo regular de tamarindo ajuda a melhorar a qualidade do sono, aumentando sua duração e sua tranquilidade, combatendo a insônia e deixando quem sofre com esse problema mais descansado.

Favorece a criação de músculos

Rica em tiamina, o tamarindo ajuda também no desenvolvimento muscular. A fruta é rica em proteínas, composto essencial na reparação e construção dos músculos.

Como tomar o chá de folha de tamarindo?

Assim como a fruta in natura, o chá de tamarindo traz inúmeros benefícios à saúde, prevenindo desde problemas intestinais a complicações provocadas pela malária.

Para aproveitar os benefícios trazidos por ele, prepare a seguinte receita de chá de folha de tamarindo.

Separe 100 gramas de folhas de tamarindo secas e um litro de água. Ferva o líquido em uma chaleira e adicione as folhas secas. Misture bem, desligue o fogo e tampe a chaleira. Deixe a bebida descansar por 15 minutos ou até que esfrie.

Você pode manter seu chá de tamarindo na geladeira por até 24 horas. Se, depois desse período, você não consumir a bebida por completo, descarte-a imediatamente.

Depois de 24 horas, o chá de tamarindo tem seu sabor alterado e perde as propriedades medicinais, podendo inclusive se tornar um risco para a saúde.

O tamarindo é uma ótima maneira para quem busca uma alternativa saudável e saborosa de manter sua saúde em dia e ter mais disposição para a rotina diária.

Leave a Reply