Champix: quer parar de fumar? Conheça o remédio que pode ajudar

Champix: quer parar de fumar? Conheça o remédio que pode ajudar
Rate this post

O Champix é um medicamento de prescrição médica que ajuda os adultos a pararem de fumar. Funciona melhor quando usado como parte de um programa de cessação do tabagismo que ajuda a mudar o comportamento.

Como funciona Champix?

Champix não contém nicotina, mas sim liga receptores de nicotina no cérebro e bloqueia a nicotina no processo de ativação desses receptores. O resultado é que você não sente mais o prazer que a nicotina causa.

Vareniclina é o nome dado ao ingrediente ativo que contém champix. Isso exerce uma ação agonista parcial no receptor nicotínico alpha4beta2. É um agonista com menor eficácia intrínseca que a nicotina e possui atividade antagônica na presença de nicotina, que bloqueia o sistema dopaminérgico mesolímbico que serve como base de recompensa ao fumar. A vareniclina mostrou eficácia no tratamento da cessação do tabagismo. Pode estar associado à nicotina.

Precisa de receita médica para comprar?

Sim é muito importante acompanhar o tratamento.

Como tomar Champix?

Para obter os melhores resultados possíveis, a melhor maneira de tomar Champix é a seguinte:

A primeira coisa que deve fazer se você está determinado a tomar e parar de fumar é definir um prazo e uma ou duas semanas antes da data indicada para iniciar o tratamento com o regime indicado:

Será dado nos primeiros três dias de 0,5 mg por dia a partir do quarto até ao sétimo, 0,5 mg deve ser tomado duas vezes por dia e a partir do dia 8 para completar as 12 semanas de tratamento vai ser tomado duas vezes 1mg dia.

Se após o tratamento você atingir seu objetivo, o médico poderá avaliar, recomendando um tratamento adicional para controlar a abstinência de mais doze semanas e com a dosagem de 1 mg duas vezes ao dia.

Se ao invés, você não quer parar de fumar abruptamente ou não puder, o médico vai organizar com você uma estratégia de abandono gradual do fumo,

Com Champix, que terá que ser gradualmente diminuindo o consumo de tabaco durante as primeiras 12 semanas de tratamento e deixar no final do referido tratamento. Além disso, para esses casos, um segundo ciclo de tratamento de 12 semanas é geralmente estabelecido.

Pode se fumar enquanto estiver em tratamento com Champix?

Se você é um daqueles que não querem parar de fumar do dia para a noite, durante as primeiras 12 semanas de tratamento, você é capaz de fumar, desde que diminua o número de cigarros. No final das primeiras 12 semanas de tratamento, o objetivo de parar de fumar tem que ser alcançado.

Taxa de sucesso de Champix

Nos estudos comparativos com o Champix, comparados com um placebo (pílula de açúcar), as pessoas que tomaram o Champix tiveram 3,5 vezes mais sucesso ao abandonar o tratamento após 12 semanas do que as pessoas que tomaram o placebo.

O que saber antes de tomar Champix

Champix tem efeitos indesejáveis ​​não muito relevante (náuseas, flatulência, insônia, sonhos anormais, etc.), mas há casos de sintomas depressivos e ideação suicida. Por isso, sempre faça isso com o máximo cuidado, especialmente se houver um distúrbio psiquiátrico.

Você deve sempre informar o médico se você tem um distúrbio psiquiátrico prévio, pois pode exacerbar os sintomas dele.

Há ocasiões em que a tolerabilidade da medicação não é a esperada e os efeitos colaterais acentuam; para esses casos, o médico ajusta a dose a necessidade do paciente.

Converse com seu médico antes de começar a tomar Champix se você:

– Você tem problemas renais ou está passando por diálise renal.

– Você está grávida ou está planejando engravidar? O Champix não foi estudado em mulheres grávidas. Não se sabe se Champix pode prejudicar o feto. É melhor parar de fumar antes de engravidar.

– Não pode ser consumido se elar estiver amamentando. Embora não tenha sido provado, o Champix pode passar pelo leite materno.

– Tome outros medicamentos, prescrição e não prescritos, vitaminas e suplementos de ervas. Especialmente fale com o seu médico se você tome insulina, medicação para asma ou anticoagulantes.

Champix: efeitos colaterais

Como todos os medicamentos, Champix não é diferente, e também tem um número significativo de efeitos colaterais, entre os quais é importante destacar e saber o seguinte:

Muito frequentes: náuseas, dores de cabeça, insónia e sonhos anormais.

Frequentes: fadiga, aumento do apetite, sonolência, tonturas, vómitos, obstipação, diarreia, desconforto gástrico e boca seca.

Pouco frequentes: anorexia, ansiedade, alterações de humor, tremores, dispneia, erupção cutânea, rigidez articular, etc…

Além disso, nos casos mais graves, foram observados casos em que o risco de comportamento suicida aumentou. Deve ser dito, esses efeitos colaterais podem às vezes ser difíceis de diferenciar dos sintomas de abstinência da nicotina.

Efeitos secundários frequentes podem afetar até 1 em 10 pessoas e tem as seguintes características:

Infecção da mama, inflamação dos seios

Ganho de peso, diminuição do apetite, aumento do apetite

Sono, tontura, mudanças no sentido do paladar

Respiração difícil, tosse

Azia, vômitos, constipação, diarreia, sensação de inchaço, dor abdominal, dor dentária, indigestão, flatulência, boca seca

Erupção cutânea, comichão

Dor nas articulações, mialgia, dor nas costas

Dor no peito, cansaço

Efeitos secundários pouco frequentes que podem afetar até 1 em 100 pessoas:

Infecção fúngica, infecção por vírus

Sensação de pânico, dificuldade para pensar, inquietação, alterações de humor, depressão, ansiedade, alucinações, alterações no impulso sexual

Convulsões, tremor, sensação de falta de vontade, menos sensibilidade no toque

Conjuntivite, dor ocular,

Zumbido nos ouvidos

Angina, ritmo cardíaco acelerado, palpitações, aumento da frequência cardíaca

Aumento da pressão arterial, superaquecimento

Inflamação do nariz, dos seios nasais e da garganta, nariz entupido, garganta e no peito, rouquidão, febre do feno, irritação da garganta, dos seios congestionadas, excesso de muco nasal tosse produtiva, rinorreia

Sangue vermelho nas fezes, estômago irritado, alteração do hábito intestinal, arroto, úlceras na boca, dor nas gengivas

Vermelhidão da pele, acne, aumento da transpiração, suores noturnos

Espasmos musculares, dor na parede torácica

Micção anormalmente frequente, micção noturna

Aumento do fluxo menstrual

Desconforto no peito, doença semelhante à gripe, febre, sensação de fraqueza ou desconforto

Altos níveis de açúcar no sangue

Ataque do coração

Pensamentos suicidas

Mudanças no pensamento ou comportamento (como agressão)

É isso gente, o artigo termina por aqui mas se você quiser voltar para pagina inicial é ó clicar no link. Beijos

Leave a Reply