Coletor Menstrual: vejas as vantagens de abandonar o absorvente!

Coletor Menstrual: vejas as vantagens de abandonar o absorvente!
5 (100%) 8 votes

Um dos acontecimentos das mulheres que mais lhe causam alterações é a menstruação. Sempre associadas a mudanças de comportamento, fases mais agressivas, nervosas, a menstruação, em alguns casos, ameniza os seus efeitos com o uso de chocolate. Embora, algumas mulheres, nem sintam diferença saboreando esse doce.

Mas, sendo um acontecimento que as mulheres precisam compartilhar todos os meses, a menstruação requer que, sempre que ela ocorre, se faça necessário o uso de absorventes, a fim de que possam evitar que aconteçam coisas desagradáveis.

Só que, o problema de utilizar absorvente, é que nem sempre eles são ideais, pois, em muitas mulheres, eles causam sensações ruins, as deixando extremamente desconfortáveis, algumas são alérgicas a eles, tirando o fato de que muitas acreditam que os absorventes não são higiênicos.

E pensando em tudo isso, foi criado o coletor menstrual, que é um instrumento que possui uma longa durabilidade, é reutilizável e não provoca nenhum tipo de alergia, além ser muito higiênico.

A maioria das mulheres já aderiu a esse tipo de produto, e se você mulher, ainda não o conhece e quer saber mais informações sobre ele, tipo o seu funcionamento, quanto custa e se a sua utilização é melhor mesmo, fique por aqui e leia este texto até o final. Iremos contar tudo para você.

O que é o coletor menstrual?

O coletor menstrual é um método que foi criado para substituir a utilização dos absorventes, feito com materiais como o silicone e a borracha, ele possui uma durabilidade que chega até a 10 anos.

Muitas mulheres já deixaram os absorventes de lado e passaram a fazer uso do coletor, justamente porque eles são considerados mais higiênicos, não provocam nenhum desconforto ou alergia, e podem ser reutilizados, o que faz com que eles acabem sendo mais econômicos.

Ele tem um formato de um copinho, e possui diferentes tamanhos, isso para que possa se adaptar melhor ao corpo de cada mulher. Além de ser desenvolvido buscando o maior conforto possível à mulher, ele é extremamente maleável, o que ajuda na hora de ser introduzido no canal vaginal, sem causar nenhum desconforto.

Como utilizar o coletor menstrual?

O coletor menstrual foi criado para ser utilizado diretamente no canal vaginal, assim como os absorventes internos, mas com a grande diferença de não causar nenhum desconforto e de não provocar alergias, além de ser bem mais fácil de ser retirado.

Mas, para os seus primeiros usos, pode ser que a mulher, por não ter a prática de utilizá-lo, não consiga colocá-lo corretamente. Não tem problemas, pois isso é absolutamente normal. E, até mesmo pensando nisso, trazemos algumas dicas que irão ajudá-las a colocar o coletor sem problemas.

A primeira coisa a se fazer, antes de utilizar o coletor, é lavar bem as mãos, para só depois, poder pegar no produto. Com ele em mãos, você irá dobrá-lo, de modo de ele fique em forma de um “C”, escolhendo, logo depois, uma posição confortável para poder colocá-lo.

É preciso que você consiga relaxar os músculos da vagina, para que o coletor possa ser introduzido sem dificuldades. Comece introduzindo a parte arredondada, pois é ela quem ficará no canal vaginal, coletando a menstruação.

Para confirmar que ele foi colocado de forma correta, você poderá pegar a haste de retirar, e de forma leve e devagar, girar o copinho. Caso isso seja feito de maneira fácil, é sinal de que ele está no lugar e na posição certos, e você poderá ficar tranquila, pois ele não irá te incomodar.

Como retirar o coletor menstrual?

Quando você utiliza o coletor menstrual, ele poderá ficar no canal vaginal por até 12 horas, mas os médicos recomendam que ele seja esvaziado a cada 8 horas, isso porque cada coletor tem capacidade para 30 mililitros, o que faz com que você fique na dependência da intensidade do fluxo, o que pode fazer com que você esvazie até antes desse período.

Para retirar o coletor, o mais indicado é você ir até o banheiro, e sentar no vaso sanitário. Puxar o coletor pela haste, mas sempre com ele voltado para cima, a fim de que evite respingos. Com isso, você irá esvaziar o coletor, o higienizar e só depois, colocá-lo novamente.

Como se lava o coletor menstrual?

Antes de você iniciar a higienização do seu coletor, é recomendado que você lave bem as suas mãos. Depois disso, você irá utilizar água e sabão neutro, ou produtos antissépticos, que podem ajudar a evitar que doenças e infecções possam surgir.

Qual é o preço do coletor menstrual?

O preço do coletor irá variar de acordo com qual você for comprar, onde e a marca do produto. Mas, para te deixar a par de um valor, ele é encontrado em torno de R$ 80,00, com um kit contendo dois potinhos.

Num primeiro instante, você pode se assustar com o valor do coletor, mas acontece que ele é um valor único, que pode durar até 10 anos.

Quais são as vantagens de se utilizar o coletor menstrual?

As principais vantagens encontradas pelas mulheres que fazem uso do coletor menstrual são:

  • Não causa nenhuma alergia ou irritação;
  • Não deixa nenhum cheiro;
  • Mantém o canal vaginal úmido;
  • Pode ser reutilizado;
  • É higiênico;
  • É fácil de ser colocado e não provoca nenhum desconforto;
  • Pode ser utilizado na piscina e nas atividades físicas, sem vazamentos.

Quais são as contraindicações para o uso do coletor menstrual?

Apesar de ser um produto que é aprovado por grande parte das mulheres, o coletor menstrual não é indicado para as mulheres que acabaram de ter filho, para as mulheres que são virgens ou que possuem alguma deformidade anatômica no sistema reprodutor, como o septo vaginal.

Se a mulher estiver com alguma dúvida quanto à utilização do coletor menstrual, o ideal é que ela consulte o médico, tirando com ele qualquer dúvida que possa vir a ter.

Esse é o coletor menstrual, que foi criado para ajudar as mulheres a superar alguns momentos de desconforto. Seja mais uma a fazer uso dele. Você vai gostar!

Leave a Reply