Como acabar com a caspa

Como acabar com a caspa
Rate this post

Uma das doenças mais comuns que se tem notícia, a caspa afeta igualmente homens e mulheres, de diferentes idades e de, praticamente, todas as classes sociais.

Apesar de seu tratamento simples e da existência de diversos cosméticos que prometem acabar com o problema, muitas pessoas ainda ficam em dúvida sobre o que fazer, de fato, para acabar a caspa e também como se proteger do problema.

Esse é o seu caso? Então continue conosco. Preparamos um texto com tudo o que você precisa saber sobre a caspa e como lidar com o problema.

O que é a caspa?

A pele humana está em constante renovação, eliminando camadas de células mortas para o surgimento de outras em seu lugar. No couro cabeludo isso não é diferente.

Todos os dias, milhares de células mortas dão lugar a outras, novas. Quando não há nada de errado, essa substituição celular ocorre em uma escala tão pequena que esse processo sequer é notado.

No entanto, em algumas pessoas, ocorre uma dermatite, ou seja, uma inflamação da pele no couro cabeludo, levando esta pessoa a perder escamas de pele na forma de flocos brancos.

Esses flocos são chamados de caspa, conhecida também como dermatite seborreica. Existem dois tipos do problema. Em um deles, a caspa é seca, e formada por películas minúsculas, que empoeiram o pescoço e os ombros.

Em outro caso, há ainda a caspa gordurosa, doença provocada por escamas de células mortas embebidas em sebo, e que estão aderidas ao couro cabeludo e à raiz dos cabelos.

O que pode causar a caspa?

Apesar de sua relativa popularidade, sabe-se muito pouco sobre a caspa, incluindo suas causas definitivas e qual é o tratamento 100% eficaz para o problema.

No entanto, o que se sabe é que a doença pode ser causada por diversos fatores, como o clima seco, as mudanças bruscas de temperatura, o estresse ou, ainda, as alterações hormonais.

Além disso, algumas pessoas podem ser favorecidos geneticamente para ter caspa, mesmo que nenhum destes fatores de risco estejam  presentes.

O que pode acabar com a caspa?

Embora a caspa não tenha cura, existem algumas medidas que você pode adotar agora mesmo e obter uma intensa melhora do problema. Confira abaixo as sugestões que preparamos.

Lavar o cabelo diariamente

Quem tem cabelos com caspa precisa lavar seus cabelos com frequência, de preferência um dia sim e outro não ou, no máximo, a cada dois dias.

Durante a higienização dos fios, o recomendável é aplicar um shampoo anticaspa apenas no couro cabeludo, deixando o produto agir por dois minutos.

No momento de passar o shampoo no couro cabeludo, é importante fazer um atrito bem suave, para evitar novas descamações. Se necessário, passe o condicionador apenas abaixo da linha da orelha.

Na hora do banho, quem tem caspa deve evitar água muito quente. A temperatura ideal é a morna, que evita o excesso de oleosidade.

Cuidado com shampoos secos

Embora ajude a manter os cabelos limpos e com menor oleosidade quando não é possível lavá-los, quem tem caspa não deve abrir mãos de lavar os cabelos com água e shampoos tradicionais.

Nunca deixe os cabelos molhados

Quem tem caspa deve evitar ao máximo ficar com o cabelo molhado por muito tempo, especialmente dormir com o couro cabeludo úmido. Esse evento pode aumentar a proliferação de fungos, piorando a descamação e tornando o tratamento do problema ainda mais difícil.

Por isso, depois do banho, utilize o secado com temperaturas mais frias, para evitar a produção de óleo. Evite, também, utilizar bonés por muito tempo. O acessório aumenta a transpiração, piorando o problema da caspa.

Tome muito cuidado com procedimentos químicos

Procedimentos como a coloração dos cabelos ou escovas progressivas podem piorar a caspa, aumentando muito a descamação. Isso acontece porque esses eventos agridem o couro cabeludo, estimulando a rápida troca celular, que aconteceria normalmente a cada 21 dias.

Use o gel com muita cautela

 

Quem quer acabar com a caspa e usa gel precisa evitar aplicar o produto na raiz do cabelo, pois ali o produto fecha o folículo capilar, piorando a oleosidade e agravando a descamação.

Use um bom shampoo anticaspa

Uma boa alternativa para quem acabar com a caspa é escolher um bom shampoo anticaspa. O mercado cosmético oferece excelentes alternativas, como o shampoo clear limpa e purifica.

Rico em nutrientes, o produto alimenta o couro cabeludo e fortalece sua proteção natural.

Outro item que pode ajudar a controlar o problema é o shampoo clear alívio da coceira. Além de aliviar imediatamente a coceira provocada pela caspa, ele hidrata o couro cabeludo e combate a irritação.

Outro item que ajuda bastante a lidar com o problema é o shampoo clear anti caspa diário. Pensado para ser utilizado todos os dias, ele não só combate como ajuda a controlar o problema, eliminando a coceira e mantendo uma boa hidratação dos fios.

Soluções naturais para acabar com a caspa

Além dos produtos artificiais, a natureza oferece excelentes alternativas para quem deseja combate a caspa. Conheça algumas destas receitas.

Óleo de coco

Com ação antifúgica, o óleo de coco ajuda a eliminar a caspa e também hidrata o couro cabeludo. Para aproveitar seus benefícios, basta utilizar uma solução com cinco colheres de óleo de coco e meio limão.

Misture e aplique em seu couro cabeludo, deixando agir por 20 minutos. A mistura deve ser utilizada três vezes por semana.

Vinagre de maçã

Capaz de controlar o pH do couro cabeludo, o vinagre de maçã ajuda a limpar os poros obstruídos. Para isso, basta utilizar uma solução composta por duas colheres de vinagre de maçã e duas colheres de água.

Misture e aplique no couro cabeludo. Deixe agir por 20 minutos e, depois desse período, lave a cabeça. A operação deve se repetir três vezes por semana.

Bicarbonato de sódio

Capaz de eliminar as células mortas do couro cabeludo, o bicarbonato de sódio absorve o excesso de oleosidade e ajuda também a controlar o pH do cabelo e impedir o crescimento de fungos.

Para aproveitar os benefícios desse produto, molhe os cabelos e massageie com duas colheres de bicarbonato de sódio. Enxague. A operação deve ser repetida duas vezes por semana. Ao usar o bicarbonato, não lave os cabelos com shampoo.

Leave a Reply