Como acabar com a celulite

Como acabar com a celulite
Rate this post

A celulite é um dos principais pesadelos de muitas mulheres, que só de ouvir falar nessa palavra já sentem arrepios e tem pesadelos que tiram o seu sono por muito tempo.

Conhecida pelos tradicionais furinhos que aparecem em muitas partes do corpo, a celulite afeta mulheres de diferentes faixas etárias, pesos e classes sociais.

Aliás, a celulite é tão democrática que alguns estudos indicam que oito entre dez mulheres sofrem com a doença em algum grau. Esse é o seu caso? Você tem vergonha dos furinhos em seu corpo e não sabe como acabar com o problema?

Então esse texto é para você. Preparamos um material com tudo o que você precisa saber para aprender a acabar com esse problema e manter sua autoestima sempre em dia.

O que é a celulite?

A celulite é uma mudança da pele que faz com que áreas como as coxas, as nádegas e o baixo abdômen fiquem com o aspecto de casca de laranja. Embora o problema afete alguns homens, a celulite é muito mais comum nas mulheres.

Fatores que podem facilitar o surgimento da celulite

Por afetar muito mais as mulheres do que os homens, os hormônios femininos podem ser citados como uma das causas desse problema de pele. No entanto, existem outros fatores considerados de risco que favorecem e muito o aparecimento da celulite.

Por exemplo, fatores genéticos (filhas de mães com muita celulite tem um risco maior de apresentar esse problema), má alimentação (alguns alimentos favorecem o surgimento da questão), estresse e, ainda, sedentarismo.

A questão genética, aliás, é tão forte que algumas mulheres que possuem um estilo de vida saudável, tendo uma boa alimentação e fazendo exercícios regularmente, também podem apresentar celulite.

Tipos de celulite

Antes de aprender como tratar a celulite, é importante que uma pessoa saiba qual tipo de celulite possui, afinal os diferentes tipos tem impactos diversos sobre o corpo, e requerem estratégias de combate diversas.

Por exemplo, quem sofre com celulite de grau 1 tem um problema que é praticamente invisível aos olhos. A pele desta mulher não possui ondulações visíveis. A celulite só aparece quando a pele é comprimida.

Quando a celulite está no grau dois, já é possível observar ondulações e desníveis da pele, sem que seja preciso comprimir a pele. Para as mulheres que tem celulite no grau três, podem ser percebidos fortemente os nódulos de celulite. A região pode, ainda, ser dolorida.

Já a celulite no grau quatro causa vários nódulos e inchaços, além de deixar visível a celulite rígida, o que prejudica a circulação nos tecidos desta região. Aqui, a pele já tem um aspecto mais acolchoado.

Como acabar com a celulite

Quem deseja acabar com a celulite precisa adotar diversas atitudes, que precisam ser empregadas em conjunto para ter o resultado desejado. Aqui, basicamente, é necessário revisar todos os seu hábitos de saúde, para quem você obtenha uma melhora na qualidade de vida.

Alimentação

Quem está lutando para acabar com a celulite precisa adotar alguns hábitos alimentares saudáveis. Um deles é diminuir a quantidade de sal presente na comida.

Além de aumentar a retenção de líquidos, o sal aumenta a circulação de toxinas no corpo, piorando a saúde de uma pessoa e fazendo com que ela experimente um aumento considerável na celulite.

Incluir alguns alimentos em seu cardápio pode ajudar a dar adeus à celulite.Veja alguns aliados na hora da alimentação e saiba como acabar com esse problema.

Beba água

A hidratação ajuda não só a diminuir o aspecto da celulite, como também a melhorar a saúde da pele. Por isso, beba muita água ou consuma alimentos ricos nesse composto, como melão, uva, tomate, vegetais de folhas e pepino.

Além de conter uma boa quantidade de água, esses alimentos são ricos em nutrientes importantes para o bom funcionamento do corpo e contém poucas calorias, reduzindo a formação de gordura.

Consuma alimentos ricos em ácidos graxos essenciais

Alimentos com alto teor de ácidos graxos, como os ômega 3 e 6 ajudam a melhorar a aparência da celulite graças ao efeito que tem sobre os vasos sanguíneos e a circulação.

Para incluir esses alimentos em sua dieta, vale consumir salmão, sardinha, óleo de canola, azeites, nozes, óleos de açafrão e girassol e soja.

Consuma gorduras insaturadas

As gorduras insaturadas são outro tipo de alimento que ajuda a melhorar o aspecto da pele, ao minimizar o aspecto da celulite. Para isso, consuma diariamente alimentos como castanhas e sementes, abacate, óleos vegetais (canola), azeitonas ou peixes.

Priorize as proteínas magras

Além de levar à saciedade mais rapidamente, as proteínas magras têm menos calorias, reduzindo a construção de células de gordura em regiões já propensas ao surgimento da celulite e, assim, diminuindo sua aparência.

Além disso, quem faz uma dieta rica em proteínas tem mais facilidade para ganhar massa muscular, dando uma aparência mais tonificada às regiões afetadas pela celulite.

Quem quiser adotar essa dieta pode consumir alimentos como peixes, frutos do mar, castanhas, carnes magras e frango sem a pele.

Consuma alimentos integrais

Incluir alimentos integrais em sua dieta faz muito bem à celulite e para sua saúde como um todo. Esses alimentos são ricos em vitaminas, minerais e fibras dietéticas.

Essas fibras são uma ótima pedida para quem quer controlar o surgimento da celulite, porque ajuda a controlar o peso e aumenta a saúde da pele, graças às gorduras saudáveis encontradas nas sementes.

Para aproveitar todo o potencial desse tipo de alimentação, consuma pães integrais, cereais, arroz e massas integrais.

Abuse das frutas

Presentes em praticamente todas as dietas, as frutas ajudam a fornecer uma boa quantidade de vitaminas e fibras, além de possui alto teor de líquidos e baixas calorias.

Dentre as frutas que ajudam a acabar com a celulite estão a banana e a papaia, que são ricas em potássio, prevenindo o problema. O potássio diminui a retenção de líquidos e aumenta a drenagem linfática, melhorando o aspecto do problema.

Além destas duas, consumir frutas vermelhas, como framboesa e morango ajudam a melhorar o aspecto da celulite, graças a seu efeito antioxidante.

Leave a Reply