Como funciona a acupuntura auricular

Como funciona a acupuntura auricular
Rate this post

A acupuntura é um dos tratamentos alternativos mais procurados por quem sofre de diversas condições, até mesmo emocionais. Criada na China, ela utiliza pequenas agulhas que são colocadas em áreas relacionadas às terminações nervosas e, por causa disso, reduz as dores e muitos problemas crônicos.

A maioria dos pacientes da acupuntura diz que ela é indolor e existem alguns subtipos, como a auricular. Esse tipo de técnica pode ajudar a emagrecer e tratar dos problemas digestivos, dor de cabeça, dor nas articulações, alergia, ansiedade, problemas de sono, pressão alta, problemas na coluna, depressão e problemas menstruais.

 

Como a acupuntura auricular é feita?

 

O corpo inteiro tem muitos pontos energéticos e as orelhas também os têm. Diversas agulhas bastante finas são espetadas nesses pontos que, uma vez acionados, trarão reflexo para diversas partes do organismo. Os especialistas em acupuntura sabem quais pontos energéticos associam-se a determinadas doenças e eles ficam com as agulhas por até 40 minutos. Depois que elas são retiradas, o profissional coloca um pequeno curativo em cada local furado.

Existe uma opção para que o ponto energético determinado fique acionado por mais tempo sem interrupção: é a acupuntura semi permanente. Em vez de uma agulha, os especialistas colocam semente de mostarda na região e ela fica ali por uma semana, aproximadamente. Com a pressão regular sobre o ponto energético, o paciente pode melhorar mais rápido.

Essa terapia pode ser recomendada por diversos médicos e também pode ser feita sem prescrição. Há alguns convênios médicos que incluem a acupuntura auricular dentre as suas especialidades, além de ela ser oferecida nos consultórios particulares. Normalmente, faz-se uma sessão semanal apenas.

O Sistema Único de Saúde (SUS) também passou a proporcionar a acupuntura; entretanto, esse é um dos tratamentos que têm longa espera e, por isso, pode ser procurado por quem precisa de sessões a longo prazo.

 

Reações adversas

 

Por ser uma terapia alternativa, as suas reações adversas não são rigorosas. Porém, pode ocorrer movimento peristáltico, que é quando alguma área do corpo se move de forma involuntária; provavelmente, trata-se de reflexo por causa dos pontos nervosos estimulados.

Outras reações que podem acontecer depois da acupuntura são dor leve na outra orelha (se a aplicação foi na esquerda, tende a doer a direita), bem como adormecimento, contratura muscular, dor leve em outras regiões e calor. Deve-se pedir ao especialista em acupuntura algumas dicas para que os efeitos mais incômodos sejam diminuídos.

 

Quando a acupuntura auricular é mais usada

 

Como dito acima, uma série de doenças pode ser tratada por meio da acupuntura auricular, mas há alguns quadros que justificam mais frequentemente essas aplicações. Uma delas é a enxaqueca: diversas pessoas sofrem com esse tipo de dor de cabeça, que pode acontecer com frequências diferentes e que tende a ser bastante forte. Há muitos casos de pessoas com enxaqueca que tiveram grande melhora depois de recorrerem à acupuntura auricular.

As mulheres que têm dificuldades para engravidar também são ajudadas com essa técnica, além das pessoas que têm tonturas frequentes: muitas não podem nem mesmo dirigir ou caminhar sozinhas pela rua por causa da iminência de crises. Imprescindível dizer que a acupuntura auricular é muito potente para as dores na coluna. É verdade que as agulhas também podem ser aplicadas nas costas, mas a técnica auricular traz grandes resultados para quem tem dores nas costas.

O efeito dessa técnica alternativa sobre os problemas emocionais é muito promissor, em especial para o estresse. A quantidade de pessoas estressadas cronicamente tem crescido e esse quadro impede o sono regular, potencializa doenças cardíacas, afeta a relação social e a autoestima e muito mais. Com a ativação de pontos energéticos específicos, o paciente fica mais tranquilo e, a longo prazo, o seu estresse é bastante diminuído.

Contraindicação

 

Qualquer paciente pode fazer a acupuntura auricular, inclusive as crianças. Entretanto, é preciso atentar para rejeições do organismo: se a pessoa ficar enjoada, sentir tremores ou se a região onde a agulha foi posta ficar inflamada, é porque o corpo não aceitou a estimulação dos pontos energéticos.

 

Emagrecimento

 

A utilização da acupuntura auricular também favorece a perda de peso, desde que o paciente também se exercite e tenha boa alimentação. A orelha tem alguns pontos conectados a órgãos importantes para o metabolismo, como o estômago: dessa forma, a estimulação faz com que eles mantenham a atividade metabólica saudável e até acelerada. A aplicação da acupuntura também diminui a fome, sendo mais uma razão para proporcionar perda de peso.

 

Cuidados ao selecionar uma clínica

 

As pessoas que buscam por aplicação de acupuntura auricular não podem ter como foco apenas o custo de cada sessão. É necessário pesquisar se aquele profissional ou o consultório tem boas referências e observar se o ambiente no qual ele atende é limpo.

O paciente precisa estar atento também se as agulhas que ele utilizará na acupuntura auricular são descartáveis. Quando é a primeira consulta, é importante perguntar claramente ao profissional e continuar atento nos demais atendimentos, já que agulhas reutilizadas podem transmitir doenças sérias, inclusive o vírus HIV.

Uma postura comum do profissional sério da acupuntura é dar orientações claras a respeito dos efeitos esperados e até de como evitar novas crises. Se o especialista não conseguir responder às perguntas ou demonstrar desconhecimento, recomenda-se mudar de acupunturista.

Os pacientes podem ficar atentos à estrutura do consultório: é importante que ele seja organizado, que tenha uma maca limpa e, preferencialmente, que seja um ambiente calmo.

 

Acupuntura auricular não funciona sozinha

 

As terapias alternativas são consideradas uma forma de complementar outros tratamentos. Por isso, uma pessoa que tem problema de vertigem não deve deixar de consultar um otorrinolaringologista: o indicado é juntar o tratamento alopático e a utilização da acupuntura.

Alguns dos médicos mais propensos a indicar essa terapia são os ortopedistas, os neurologistas, os ginecologistas, os otorrinolaringologistas e os endocrinologistas.

No caso de quem faz a acupuntura auricular por causa do estresse, é necessária a modificação na rotina também: melhorar as noites de sono, realizar atividades físicas, ingerir chás calmantes e alimentar-se melhor.

Leave a Reply