Como parar de roer unhas: Veja aqui dicas e quais os cuidados necessários

Como parar de roer unhas: Veja aqui dicas e quais os cuidados necessários
Rate this post

Muitas pessoas em todo o mundo possuem esse hábito de roer unhas e isso não é apenas uma determinada mania e sim, pode ser considerada uma doença. Na maior parte dos casos, esse ato de roer as unhas é uma insegurança e uma ansiedade ou nervosismo e pode começar na infância e vai aumentando ao passar dos anos.

Um problema comum entre homens e mulheres

Roer unhas é muito comum não somente entre homens como nas mulheres também e pode levar até a vida toda afetando essas pessoas, isso pode ser direcionado até para a profissão dessas pessoas, caso em que, nessa profissão possa se lidar com um trabalho que seja ligado a atividades que sejam de extrema importância a aparência dessas mãos.

O que provoca roer unhas

Roer as unhas pode provocar muitas consequências, além de deixar as suas mãos com uma aparência muito feia e o pior de tudo, pode ser um facilitador para muitas doenças que entram juntamente com várias bactérias que se instalam no organismo dos seres humanos, acontecendo com essa instalação de bactérias muitas outras doenças no corpo humano.

Como fica o dedo de quem rói a unha

O dedo dos roedores de unhas também fica afetado e sujeito a ter micoses e além desses dedos ficarem machucados, havendo pequenos sangramentos, pois, quem é um roedor de unhas não irá roer somente a unha, como também a pele ao redor desse dedo, que é a cutícula, que poderá romper com essa pele e após ser rompida fica fácil para infecções oportunistas como vírus e bactérias se fixarem ou se espalharem entre os dedos pela boca desse roedor.

Tratamentos para roedores de unhas

Sabemos que o ato de roer as unhas não é bom, chegando a ser até mesmo problemático. Roer unhas também é conhecido pelo seu termo técnico que é onicofagia ou roeção de unha, que é o hábito de morder as unhas dos dedos das mãos ou dos pés e pode acontecer em períodos de nervosismo, ansiedade, estresse, fome ou até o tédio.

O tratamento para quem rói as unhas pode ser feito em casa e para os roedores de unhas, será preciso de muita força de vontade e de iniciativa para poder ter essa mudança de parar de roer as suas unhas e não há motivos para se desesperar, mesmo que, esse ato possa estar deixando os seus dedos machucados e até com pequenos sangramentos. Sempre existirá um tratamento caseiro e muito eficaz para isso.

O que pode ser feito para evitar roer as unhas

Há alguns truques que podem ser utilizados por algumas mulheres para que elas possam parar de roer unhas e aqui daremos algumas dicas que podem ser úteis e uma dessas dicas para elas, é que usem esmaltes coloridos, que pode funcionar como uma espécie de lembrete de que elas não podem roer as suas unhas e se houver uma roeção de unha, esse esmalte poderá ficar descascado e feio nas mãos dessas mulheres.

Há também outras opções no mercado que são os esmaltes amargos, que ninguém quer roer uma unha com um sabor que seja amargo, é isso que esse esmalte faz, dá um gosto ruim na boca. Na internet é possível encontrar muitos desses esmaltes para se comprar e alguns exemplos de loja são: Onofre, Walmart e Submarino.

Outras formas de evitar roer as unhas

Existe também outra forma para se evitar roer essas unhas e que podemos citar que é a de passar o óleo de oliva ou um óleo que seja secante para esmaltes que também tem um efeito que é muito eficaz. Contudo, eles irão endurecer as unhas e vão simultaneamente dificultar esse ato de roer essas unhas.

Usar unhas que sejam postiças também irá dar uma dificultada nesse ato de roeção de unhas. Utilizar pimentas nessas unhas pode parecer muito radical, mas também funciona e na hora em que o indivíduo for roer essas unhas poderá sentir um ardor na boca, fazendo com que, possa se ter um comportamento que faça parar de roer essas unhas e sendo um estímulo para poder parar e uma última solução seria a de enrolar esses dedos com esparadrapo.

O principal motivo para o controle dessa ansiedade

O principal motivo para se dar uma controlada nessa ansiedade e no ato de roer essas unhas seria a de largar esse vício de uma vez por todas, que na maioria das pessoas incomoda tanto e a solução poderá estar em um tratamento para a ansiedade com remédios que podem ser indicados por profissionais da área de saúde que são especialistas em um tratamento para se ter um controle dessa ansiedade.

Esses especialistas podem ser um médico ou um psicólogo para que possa lhe ajudar a conseguir que a pessoa possa abandonar de vez esse vício, que causa tanto incômodo para as pessoas e até deixar um visual um tanto feio em suas unhas ao serem roídas.

Unhas bonitas e bem cuidadas

Unhas bonitas e bem cuidadas são o sonho de muitas pessoas e uma questão que pode sensibilizar essas pessoas, pode ser a estética em suas unhas, que pode levar essas pessoas a se tocar e ter uma consciência de que se alcance esse objetivo que é o de parar de roer essas unhas.

Não e á toa que unhas consideradas bonitas e bem cuidadas são o sonho de muitas pessoas e chamam a sua atenção. Muitas pessoas conseguem se socializar melhor e por isso é muito bom que todas elas se esforcem para que aconteça uma nítida melhora em sua autoestima, pois, muitas dessas pessoas que são consideradas roedoras de unhas não queriam ter esse hábito tão ruim.

Há muitas alternativas para se evitar esse hábito que é tão ruim, o próximo passo para elas é o de ir testando qual o melhor deles que pode funcionar, ao utilizar nossas dicas para esse problema que mexe com a autoestima delas e acima de tudo ter muita força de vontade para largar esse vício de roer as unhas.

Leave a Reply