Cuidados com a coluna na hora de relaxar

Cuidados com a coluna na hora de relaxar
Rate this post

Você teve um dia cheio e, depois de longas horas sentado em uma cadeira, e de enfrentar um trânsito intenso, finalmente chega à sua casa e vai se sentar naquela confortável poltrona da sua sala.

Mas, quando você se senta, sente aquela fisgada nas costas, sinal de que algo em sua coluna não vai muito bem.

Algumas vezes, essas dores aparecem exatamente quando você está tentando se exercitar e deixar o sedentarismo de lado. Parece incrível, é verdade, mas elas podem surgir exatamente quando você está se alongando e não segue as orientações corretas.

A coluna vertebral é uma das partes mais importantes de nosso corpo e uma das mais negligenciadas. É comum nos levantarmos e sentarmos de qualquer jeito, levantarmos mais peso do que nosso corpo aguenta e tentar outros exageros.

Esse descuido e negligência acabam criando as situações que mostramos acima, e algumas vezes podem evoluir para casos muito mais complexos, como hérnias provocadas pela tensão que vértebras fora do lugar podem fazer sobre os nervos.

Por isso, é fundamental tomar certos cuidados com a coluna em todos os momentos, mas principalmente na hora de relaxar. Afinal é nesses momentos em que baixamos nossa guarda e tendemos a cometer alguns erros.

Você já sentiu dores na coluna ao tentar levantar uma caixa muito pesada, por exemplo? Foi se divertir e quase não se levanta? Então esse texto é para você. Separamos aqui alguns cuidados que poderão evitar problemas e permitir que você aproveite muito mais seu dia.

Escolha o sofá certo para o seu descanso

Quando chegamos em casa, depois de um dia exaustivo de trabalho, tudo o que queremos é nos jogar no sofá e passar longas horas deitado nele, apenas zapeando a tevê ou tirando um bom cochilo, não é mesmo?

Mas, para que esse momento não se transforme em um momento de dor, é preciso escolher o sofá certo para o descanso.

Por exemplo, que gosta de ficar deitado no sofá assistindo seus programas favoritos pode optar pelo sofá reclinável. A mobília sai da posição sentado e, quando organizado para que você se deite, deixa sua coluna com a curvatura correta, evitando dores na hora de se levantar.

Prefere uma poltrona mais tradicional? Então uma boa dica para relaxar é o sofá de canto com braço esquerdo e ilha lado direito. Trabalhando o formato tradicional daquelas poltronas antigas que vemos em filmes, ela permite que você descanse sem prejudicar a sua coluna.

Quer realmente dormir no seu sofá favorito, antes de jantar? Que tal utilizar um bom sofá cama? Esse móvel já foi pensado para se transformar em uma cama e lhe dar o conforto e o espaço necessários para que você durma confortavelmente, com a coluna na posição correta.

Tome cuidado com a postura

Quando estamos relaxando, seja no sofá ou em nossa própria cama, não nos atentamos à postura. O sofá, aliás, é o campeão das dores, pois quando nos encolhemos para descansar, curvamos nossa coluna de qualquer jeito.

Por isso, para evitar as dores quando estamos confortavelmente sentados em nosso sofá favorito, o correto é deixar a coluna reta, sem sobrecarregar músculos ou outros membros. Na hora de se sentar ou de se levantar, mantenha seus ombros sempre retos, e repita os movimentos de agachamento.

Fuja dos vícios de postura

Nos momentos de relaxamento é muito comum que descuidemos da postura ou adotemos aqueles vícios que podem acabar com nossa coluna, como andar curvados ou ficar sentados ou deitados de qualquer jeito.

Para evitar as dores na coluna e o surgimento de doenças como as hérnias, é importante fugir desses vícios. Procure manter uma boa postura sempre, não andando curvado e muito menos carregando mais peso do que você consegue levantar.

Cuidado com os exercícios físicos

Os exercícios físicos são uma ótima alternativa para quem quer relaxar e ter uma excelente noite de sono. Mas, para isso, é importante tomar alguns cuidados com a coluna, para que esse relaxamento não cause consequências que possam evoluir para uma doença.

Por exemplo, use o calçado adequado, que resista muito bem aos esforços que fará durante as atividades, dando preferência àqueles que absorvam impactos, diminuindo assim os danos sobre a coluna.

Tome cuidado com a postura ao correr, evitando ficar muito curvado e, antes de usar aparelhos que façam muita pressão sobre partes do corpo, procure orientação de um profissional, para minimizar o risco de lesões.

Faça alongamentos

Quando estamos relaxando em nosso sofá, por exemplo, depois de um longo e delicioso cochilo, é natural que levantemos de uma única vez, às vezes até pulando de qualquer jeito.

Esse ato de levantar sem qualquer preparação pode causar muitas dores e até algumas lesões, que podem ser leves ou um pouco mais graves.

Para evitar esses problemas, é importante fazer alongamentos sempre que se levantar, mesmo que tenha passado pouco tempo deitado ou sentado.

Estique seus braços, suas pernas, suas costas, o pescoço e a cintura com movimentos bem suaves, fazendo séries de 20 segundos para cada parte do corpo. Acostume-se a inserir essa rotina em seu dia a dia, reservando ao menos 10 minutos de seu dia para essas práticas.

Fique de olho na posição certa na hora de dormir

Quando vamos relaxar, tirando um bom cochilo, é natural que não nos preocupemos com a postura correta, o que resulta, muitas vezes, em dores e algo um pouco travado.

Então, para não sofrer com esse problema, fique de olho à posição correta na hora de seu cochilo em um sofá cama, por exemplo. O ideal, aqui, é deixar em posição lateral, com as pernas flexionadas e um travesseiro entre os joelhos.

Se preferir, pode deitar com a barriga para cima, com um travesseiro neutro, garantindo que você não flexionará a coluna vertebral. O travesseiro ficará perto do pescoço. O travesseiro que você utilizar deve estar sempre alinhado com sua cabeça, sem que você precise dobrar o pescoço para cima ou para baixo.

Com esses cuidados, você vai conseguir relaxar e se levantar sem as temidas dores nas costas.

Leave a Reply