Dermatite de contato

Dermatite de contato
Rate this post

 

O que é dermatite de contato?

Dermatite de contato ou eczema de contato é uma inflamação que ocorre na pele, depois dela ter sido exposta a uma substancia que lhe causou uma reação adversa como irritação ou alergia. É caracterizada pelo aparecimento de erupções cutâneas avermelhadas e coceira.

O problema é simples e geralmente não representa grandes riscos a saúde. O tratamento consiste na aplicação de pomadas e alguns medicamentos específicos, e costuma durar poucos dias ou semanas. A situação pode ser ocasionada pela interação de um produto para a pele e raios ultravioleta do sol.

Se não tratada, a dermatite de contato pode evoluir para infecções bacterianas graves que, aí sim, apresentam risco para a vida do paciente.

Dermatite irritativa

Ela pode ocorrer com qualquer pessoa que faz contato com alguma substância que é quimicamente abrasiva para a pele. As lesões da pele geralmente são restritas ao local do contato.

Nos adultos, ele ocorre, normalmente, quando se usa bijuterias, plantas, roupas, cosméticos ou produtos de limpeza, etc.

Causas

A dermatite de contato é uma reação alérgica, que pode ocorrer devido ao contato por substâncias ácidas ou alcalinas como detergentes, solventes, álcool, cremes, loções, grama, pesticidas, colas, pomadas, desinfetantes, gasolina, óleo diesel, poeira, produtos de limpeza, umidade, transpiração e muito calor ou frio.

 

Tratamento

O tratamento é basicamente lavar a região irritada com água corrente fria e usar uma pequena quantidade de sabonete líquido neutro. Se a irritação for mais grave, o tratamento deve ser feito com o tratamento feito com o uso de cremes anti-inflamatórios ou com corticoide.

A dermatite de contada é dividida em 2 grupos:

Dermatite por foto contato: É a mais incomum de dermatite de contato, ocorre lesões diretamente causadas pela interação entre algum produto na pele junto com os raios ultravioletas.

Dermatite de contato ocupacional: É um termo jurídico, usado para se referir a dermatites que são obtidas pelo paciente por causa de determinadas práticas e tarefas realizadas no ambiente de trabalho.

Dermatite de contato alérgica

Esse tipo de dermatite acontece por causa de uma reação alérgica a um determinado produto ou substância.

Causas

Ela é causada devido a uma reação de cada organismo individualmente, ou seja, o produto pode não causar reação em uma pessoa, mas pode causar reação muito forte em outra pessoa pode causar uma grande alergia.

A alergia pode se manifestar na primeira vez que a pessoa entra em contato com a substância alergênica ou anos depois do primeiro contato. Ela surge após muitas exposições ao elemento que causa a alergia, tudo irá depender das reações do sistema imunológico.

Na maioria das vezes, acontece através do contato com produtos como perfumes, cremes hidratantes, esmaltes de unha e medicamentos de uso tópico, inseticidas em spray, plantas, metais, perfumes, xampus, condicionadores, esmaltes de unhas, roupas, tecidos sintéticos, detergentes, adesivos cimento, óleos, graxas, tinta de parede, sabonetes, preservativos, maquiagem em geral, pomadas, tintas, conservantes de alimentos, corantes, látex, desodorantes, esparadrapos, band-aids, casca de manga.

Sintomas de dermatite de contato e alérgica

Erupção na pele com cor avermelhada, comichão e coceira na região afetada

Descamação da pele.

Pequenas bolinhas.

Pele extremamente seca ao redor da região irritada.

Bolhas com ou sem secreção.

Inchaços e queimação na pele.

Diagnóstico de dermatite de contato irritativa e alérgica

A dermatite de contato é diagnosticada por um dermatologista. Ele irá observar a cor e forma das manchas e fará algumas perguntas para paciente.

Nos casos de dermatite de contato alérgica, o médico irá solicitar alguns testes de pele para achar origem do problema. Nesse exame, são aplicadas substâncias alergênicas sobre a pele do paciente, com o uso de adesivos específicos e observar com o organismo reage a cada produto.

Tratamento médico

A dermatite de contato pode ser curada através de um tratamento que, normalmente, dura poucas semanas. Basicamente são utilizadas pomadas com esteróides, cremes, remédios orais anti histamínicos e corcóides.

Também, existe a possibilidade do uso de antibióticos, para combater, possíveis, infecções nos locais afetados pela dermatite. Ele é usado quando as defesas do organismo estão fracas, ficando mais vulnerável a microrganismos.

O diagnóstico precisa ser feito por um dermatologista.

Bebês

As dermatites de contato são comuns em bebês. Na maioria das vezes aparecem nas partes do corpo com dobrinhas como pescoço, pernas ou que ficam em contato constante com peças de roupa. Há, também, a possibilidade de aparecer na região genital, devido ao contato por muito tempo com fezes e urina nas fraldas, a dermatite de fralda.

A dermatite de contato, nos bebês, aparece com manchas vermelhas, descamação da pele e bolhas. As crianças com dermatite choram e ficam irritadas. É muito importante levar a criança a um pediatra para descobrir o que está ocasionando o problema.

É comum que a dermatite desapareça sozinha nas crianças pequenas, entre 2 semanas a 1 mês. Os pediatras prescrevem pomadas específicas para o tipo de alergia, que deve ser aplicada todos os dias, em pequenas camadas. Os casos mais graves precisam do uso de medicamentos com corticoides.

Possíveis complicações

Infecções por bactérias

É uma complicação que precisa de um tratamento imediato com uso de antibióticos, pois não tratar a infecção pode levar a morte. Elas costumam ser causadas pelo contato de lesões na pele com microrganismos infecciosos. Os sintomas variam de acordo com o tipo de bactéria que se estabilizou no local.

A infecção pode causar a sensação de calor na área com dermatite, podendo indicar o progresso de uma infecção.

Dores, fisgadas, pontadas, inchaços, febres com mais de 38ºC.

Celulite infecciosa

A celulite infecciosa é uma doença causada por uma infecção bacteriana, onde se formam placas vermelhas dolorosas na pele. É uma complicação comum em pessoas com feridas ou com dermatites que não foram bem tratadas.

Os sintomas são: pele muito avermelhada, dores na área lesionada, aparecimento de ínguas, dores de cabeça, febre, calafrios, vômitos, etc.

Essa é uma urgência médica, que precisa ser tratada o mais rápido possível. Se for feito um tratamento, pode acontecer uma grande infecção que atingirá todo o organismo podendo levar à morte.

Leave a Reply