Diane 35: esclareça suas dúvidas sobre esse método contraceptivo

Diane 35: esclareça suas dúvidas sobre esse método contraceptivo
Rate this post

Um dos métodos contraceptivos mais utilizados por mulheres que querem evitar a gravidez é o uso de anticoncepcionais. O Diane 35 foi lançado no mercado brasileiro em meados dos anos 90 e até hoje é um dos anticoncepcionais indicados por ginecologistas brasileiros. Ele pode ser utilizado por mulheres de todas as idades que pretendem ter auxílio para o controle sobre sua reprodução.

Elencamos as dúvidas mais frequentes para quem pretende começar a tomar o Diane 35, os dados foram colhidos na bula do medicamento. Esclareça suas questões e utilize esse método da maneira mais correta e segura.

Qual o valor do Diane 35

Em geral cada caixa custa um valor inferior a R$45,00, mas você deve consultar as farmácias de sua região, pois poderá haver diferenças entre os estabelecimentos. Há redes de farmácias que vendem este anticoncepcional em maior quantidade e garantem descontos generosos.

Geralmente cada caixa vem com uma cartela de 21 comprimidos. Em nossas buscas encontramos o exemplo da drogaria Onofre, que vende até 3 cartelas do Diane 35 por apenas R$37,40, isso representa uma economia de quase 50% do valor.

Esse medicamento possui a versão genérica?

Possui, mesmo tendo um valor acessível, a consumidora ainda consegue encontrar a versão genérica em farmácias, em especial nas online.

 

Para buscar pela versão genérica, faça sua busca digitando o nome dos princípios ativos: acetato de ciproterona e etinilestradiol. Algumas marcas genéricas são a Artemidis, Diclin, Lydian e Repopil.

Preciso de receita para adquirir o Diane 35?

Não há necessidade de apresentar receita para comprar, mas indicamos que você sempre seja avaliada por um ginecologista para que possa ter uma avaliação e indicação correta.

Como tenho acessa à bula do Diane 35?

A bula do Diane 35 estará presente na caixa do anticoncepcional, mas você também poderá ter acesso a ela através de pesquisas online. Digite em seu buscador Diane 35 bula e tire suas dúvidas.

Por esquecimento deixei de tomar o anticoncepcional, o que devo fazer?

Para que o Diane 35 tenha o efeito esperado é importante ressaltar que você deve seguir à risca a maneira de tomar esse anticoncepcional. Se houve um esquecimento há diferentes situações que devem ser observadas: Se você não tomou o Diane 35 no horário habitual e ainda não se passaram 12 horas desde o horário que deveria ter tomado, você não corre risco de engravidar, tome o quanto antes e administre a próxima dose no horário correto.

Se o esquecimento ultrapassou as 12 horas do horário habitual, a eficácia da ação do anticoncepcional poderá ser prejudicada, se você manteve relações sexuais nesse período é indicado buscar outra forma de se prevenir. Todas essas condições ainda terão outros desdobramentos que devem ser levados em consideração. Esquecimentos que ocorrem na primeira semana do início da administração do Diane 35 são mais suscetíveis a resultarem em uma gravidez.

Esquecimento esporádico na segunda semana de administração tem menos chances de resultarem em uma gravidez não planejada, pois o anticoncepcional já está agindo em seu organismo. Se você teve relações sexuais desprotegidas o ideal é tomar o comprimido assim que lembrar e continuar a tomar nos horários habituais dos dias seguintes.

Agora se houve esquecimento na terceira semana, você também não corre risco de engravidar, mas para que não haja dúvidas, interrompa a administração do anticoncepcional e espere 7 dias para que a menstruação se manifeste. É importante ressaltar que essas hipóteses levam em consideração o esquecimento de 1 dia, se houveram mais situações o efeito do anticoncepcional está comprometido e não é indicado manter relações sexuais desprotegidas nesse período se você quiser evitar uma gravidez.

Onde encontro dados da composição do Diane 35?

Essa informação pode ser consultada na bula que vem dentro da caixa do Diane 35, mas também poderá ser encontrada na versão online da bula.

O Diane 35 é produzido nos laboratórios da Bayer. Cada caixa com 21 comprimidos possui: 2 mg de acetato de ciproterona e 0,035 mg de etinilestradiol. É o acetato de ciproterona que contribui para o controle do desenvolvimento acelerado dos pelos, queda dos fios e auxilia na suavização de acnes e seborreia

Como utilizar esse anticoncepcional?

 

Todas as orientações sobre como administrar o Diane 35 estarão presentes na bula que vem junto com cada caixa. De maneira geral, o uso indicado é iniciar o consumo no primeiro dia do ciclo menstrual e tomar as 21 pílulas sem interrupção.

Indicamos que não haja escapes e que o anticoncepcional seja ingerido no mesmo horário todos os dias. Seguindo todas as orientações há mais chances de eficácia do Diane 35. Após o término da cartela o fluxo menstrual da mulher deverá surgir em até 7 dias. O uso do anticoncepcional deverá ser retomado no 8ª dia, mesmo que o período da menstruação ainda não esteja encerrado. Lembrando que qualquer falha na administração poderá comprometer os resultados esperados.

Terei alteração de peso após começar a tomar o Diane 35?

Mulheres que possuem tendência a ter retenção de líquidos relataram percepção do aumento da massa corporal após iniciar o uso de Diane 35. Também há relatos de pacientes que sentiram a sensação de perda de peso durante a administração. Geralmente esses sintomas desaparecem após alguns meses.

A quais efeitos colaterais estarei exposta?

Qualquer medicamento que altere e atue diretamente com os hormônios poderá apresentar algum efeito colateral.

Os casos relatados são facilmente contornados e podem variar em cada paciente. Os casos mais comuns são algumas dores corporais, náusea, tontura, vômito, alteração do humor, retenção de líquidos, aumento de massa corporal, sinais de depressão e diminuição da libido. Alguns casos mais graves foram relatos, tais como: reações alérgicas, trombose, risco de derrame, pressão alta, urticária, alguns tipos de tumores e cânceres, pedra vesicular, lúpus, doença de Cronh e colite ulcerativa. Qualquer reação adversa que levante qualquer tipo de dúvida deve ser levada prontamente ao conhecimento de seu médico, e você deverá cessar imediatamente a administração do Diane 35.

Leave a Reply