Dicas para parar de fumar

Dicas para parar de fumar
Rate this post

O cigarro é uma das drogas lícitas que mais mata pessoas ao redor de todo o mundo. Todos os anos, milhões de pessoas morrem, por algumas das doenças relacionadas ao fumo.

Anualmente, institutos de preservação à saúde e até mesmo o próprio Ministério da Saúde investem pesadas quantias na criação de campanhas contra o fumo e até mesmo em medidas que dificultem a compra de um maço de cigarro, como impostos para deixar o produto mais caro.

Apesar disso, milhões de pessoas começam a fumar todos os dias. O que começa com um cigarrinho inocente aqui e outro ali, para descontrair, termina se transformando em um vício sério, que pode causar graves consequências.

Por enxergar os males que o cigarro faz à sua saúde, muitas pessoas decidem parar de fumar todos os dias. No entanto, muitas relatam o quanto é difícil para elas abandonar o vício, pois o cigarro está em todos os lugares e é muito acessível.

Isso também acontece com você? Você enfrenta o vício do cigarro, mas gostaria muito de parar? Já tentou vários métodos e não conseguiu? Então esse texto é para você.

Aqui nós reunimos algumas dicas simples que vão te ajudar a deixar esse vício ruim de lado e viver uma vida mais saudável.

Evite frequentar lugares com muitos fumantes

Sabe quando você começa uma dieta nova, e deixa de frequentar aquele fast food que tanto ama e passa a ir a restaurantes com comida saudável? O mesmo pensamento vale para quem está tentando deixar de fumar.

No caso, a ideia aqui é parar de frequentar lugares com grande quantidade de pessoas que fumam.

Isso é necessário porque, principalmente nos primeiros dias, ficar sem fumar é muito difícil. Então, quando você está em um lugar com muitos fumantes, a tentação de experimentar só um cigarro é muito maior do que se estiver em um local onde ninguém esteja fumando.

Mude sua rotina

Muitos fumantes relatam que o hábito está tão arraigado em seu dia a dia que faz parte de sua rotina. Por exemplo, algumas pessoas acendem um cigarro assim que acordam. Já outros preferem fumar enquanto tomam aquele cafezinho depois do almoço.

Então, se você está tentando parar de fumar, uma boa dica é quebrar a sua rotina, deixando de lado esses hábitos que estão relacionados com o fumo.

Você pode, por exemplo, mudar o local onde faz suas refeições, mudar os pratos que está habituado a comer ou, ainda, alterar os horários de suas atividades.

Assim seu cérebro deixará de associar cada um deles com o fato de que você está acendendo um cigarro.

Concentre suas energias em outras atividades

Os primeiros dias para quem decide parar de fumar são os mais difíceis, porque é quando aparece aquela vontade que parece ser irresistível. O bom, aqui, é que ela dura muito pouco. Apenas alguns minutos.

Então, para resistir à essa tentação, uma dica interessante é se focar em atividades que requeiram toda a sua atenção, mantendo não só as mãos, como também a boca ocupada.

Ou seja, quando você sentir que está com vontade de fumar, pode se levantar e ir escovar os dentes, tomar um copo de água ou, ainda, mastigar alguma coisa, como uma fruta ou até mesmo um chiclete.

Tome cuidado apenas com esse “mastigar alguma coisa” para não consumir alimentos muito calóricos e acabar engordando.

Busque a ajuda de amigos ou familiares

Deixar de fumar não é nada fácil. Mas pode ficar muito mais fácil se você envolver um amigo ou até mesmo um parente. Por isso, enquanto estiver batalhando contra o vício, peça a ajuda de pessoas próximas.

Trabalhando como aliados nessa batalha, eles vão te ajudar a superar a tentação e canalizar seus esforços para vencer esse duro combate, deixando-o motivado.

Cuidado para não criar outros vícios enquanto tenta parar de fumar

Como o hábito de fumar está muito ligado à forma como uma pessoa lida com a ansiedade, um risco muito comum entre aqueles que estão tentando deixar de fumar é desenvolver outro vício, como comer muito.

Por isso, um cuidado importante para quem está tentando deixar de fumar é procurar um nutricionista, para que ele ajude com a tentação de comer alimentos muito gordurosos e ricos em açúcar.

Assim você conseguirá vencer o hábito do fumo sem ganhar peso ou piorar sua saúde, com alimentos que poderiam causar colesterol elevado e diabetes.

Mantenha o autocontrole

Parar de fumar é muito difícil. Tanto que muitas pessoas podem pensar não ser capazes de atingir esse objetivo e terminar desistindo no caminho, permanecendo com o vício até sua morte.

Então, se você quer realmente deixar o tabagismo de lado é fundamental ter muita força de vontade.

Para tornar essa luta um pouco mais fácil, busque ajuda de um psicólogo e repita para si mesmo todas as vantagens que trará para a sua saúde e sua vida com o fim do hábito de fumar.

Não desiste depois da primeira recaída

Quem está tentando deixar de fumar costuma se abater com as recaídas, achando que jamais vai ser capaz de abandonar o vício e viver uma vida sem cigarro.

Se isso está acontecendo com você, é fundamental que você não desista, mesmo após a primeira recaída. Isso porque ter recaídas pode te ajudar nessa empreitada.

Como? Depois da primeira recaída, você já sabe o que sente quando fica muito tempo sem fumar, como seu corpo e sua mente irá reagir. De posse dessas informações, você vai conseguir lidar muito mais facilmente com a recaída.

Quer mais uma razão para não desistir? Não há uma época certa para deixar de fumar. Isso porque você pode parar com o vício sempre que quiser, tenha a idade que for, e fume pelo tempo que for.

Masque chicletes com nicotina

Está sofrendo com uma vontade incontrolável de fumar, e acha que não vai aguentar a abstinência? Que tal mascar chicletes com nicotina?

Encontrados facilmente, eles liberam a nicotina gradualmente no organismo, garantindo que você não sofra tanto com os efeitos da abstinência e consiga continuar em sua luta para abandonar o fumo.

Leave a Reply