Dieta sem glúten: Veja Aqui nossas melhores dicas

Dieta sem glúten: Veja Aqui nossas melhores dicas
Rate this post

Dor de estômago, diarreia, vômito, barriga inchada, perda de apetite… Estes são apenas alguns dos sintomas que podem ter doença celíaca, intolerância a glúten ou alergia uma condição que afeta frequentemente varias pessoas da população mundial.

O que é doença celíaca, intolerância a glúten e alergia?

A doença celíaca é permanente aversão do organismo ao glúten de trigo, cevada, centeio e aveia, que se caracteriza por uma resposta inflamatória na mucosa do intestino delgado imunológico à base de impedir a absorção de nutrientes. As proteínas dos cereais mencionados danificam as vilosidades intestinais encarregues de absorver os macro e micronutrientes dos alimentos.

Na intolerância o corpo absorve os nutrientes, mas apresenta problemas gastrointestinais semelhante a celíaca. A alergia é uma reação mais grave que acontece no corpo pode levar uma pessoa a morte.

O tratamento desses distúrbios envolve a não ingestão de qualquer tipo de medicamento, com exceção da alergia. Basta seguir uma dieta sem glúten para que o organismo fique sempre bem. Na medida do possível processados, embutidos devem ser evitados e usar alimentos frescos: carne, peixe, legumes, frutas…

O que pode e não pode ser comido?

De maneira ampla e geral, pode-se comer alimentos frescos (carne, peixe, leite, ovos, frutas e nozes cruas) sem problemas e se deve evitar pão, massas e produtos derivados de trigo, centeio e cevada. Vamos fazer uma lista mais detalhada.

Alimentos sem glúten:

 

Carne fresca (congelados e preservados naturais)

Peixe fresco e marisco (congelado e preservado os natural ou no óleo) legumes, frutas, legumes, tubérculos, ovos, leite e produtos lácteos (iogurte, manteiga, coalhada, queijos e queijo espalha sem sabores) frios (presunto, carne enlatada e cozida qualidade extra presunto) arroz.

Milho

Tapioca

Açúcar

Mel

Azeite

Castanhas

Café

Chá

Refrigerantes (cola, limão e laranja)

Vinhos

Bebidas gaseificadas

Sal

Vinagre de vinho

Especiarias

 

Não se pode comer todos os tipos de alimentos com glúten:

Trigo

Cevada

Centeio e derivados

Pães

Bolos

Doces

Bolos

Biscoitos

Massas (espaguete, macarrão, aletria, macarrão…).

Figos secos

Hóstias

Bens manufaturados em que, na sua composição contenha qualquer das farinhas mencionadas em qualquer forma (amido, proteína ou amido)

Cerveja e destilados ou fermentados à base de cereais (tais como vodca ou uísque) bebidas

 

Alimentos para consumir com extrema cautela é:

Balas e doces

Substitutos de chocolate e café

Salsichas (salsicha, chouriço, mortadela, etc.)

Patês

Molhos

Temperos

Corantes alimentares

Sorvete

Carne enlatada

Conservas de peixe em molho

Hambúrgueres preparados

Almôndegas preparadas

Queijo em barras aromatizado

Queijos processados

Queijos especiais para pizza

Castanhas assadas ou fritas

Substitutos dos cereais

Você pode substituir as farinhas por alimentos como arroz, milho, farinha de mandioca, batata, soja e seus derivados. Também as pré-misturas feitas com as farinhas permitidas. Os alimentos deste grupo são uma importante fonte de carboidratos. Eles são responsáveis por fornecer energia suficiente que o corpo precisa para aproveitar ao máximo o restante dos nutrientes.

Frutas e verduras devem ser naturais

Legumes e frutas de todos os tipos e cores, em seu estado natural também estão incluídos aqueles na lista de alimentos sem glúten. Este grupo de alimentos fornece vitaminas, minerais, fibras e água, mais do que elementos necessários para o correto funcionamento do corpo.

Produtos lácteos

 

Pessoas com disfunções relacionadas ao glúten também podem consumir leite, iogurte, queijos e outros derivados, que fazem parte de uma sem glúten. Os alimentos deste grupo fornecem proteínas de muito boa qualidade, vitamina A e cálcio, que são muito importantes na formação e fortalecimento de ossos e dentes, entre outras funções.

Carne e ovos

A primeira coisa que as pessoas devem ter consciência ao falar sobre o que os celíacos, intolerantes e alérgicos podem comer é que todas as carnes são adequadas e podem ser incluídas na dieta sem glúten.

O mesmo acontece com os ovos. Vale ressaltar que se fala de carnes e ovos aos quais substâncias glúten não foram adicionadas.

Este grupo inclui carne bovina, aves, porco, cordeiro, coelho, peixe, mariscos, tripas, lebre, cabra, etc. E os ovos, claro. Estes alimentos oferecem as melhores proteínas e são a principal fonte de ferro.

Muitas pessoas perguntam sobre carnes frias e salsichas. Neste caso, a recomendação é consumir com moderação e somente aqueles que estão incluídos na lista de alimentos sem glúten.

Óleos e Gorduras

Óleos, manteiga, creme de leite, deste último devem ser escolhidas as marcas permitidas na lista de alimentos sem glúten.

Recomenda-se o consumo de amendoim, amêndoas, nozes e sementes. Para estes casos, deve-se escolher aqueles com casca e / ou embalados para evitar a contaminação cruzada com alimentos que contenham glúten.

Estes alimentos fornecem ao organismo ácidos graxos essenciais, que não podem formar e que, por sua vez, são necessários para formar outras substâncias, como hormônios e enzimas.

Açúcar e Doces

A dieta sem glúten também pode incluir açúcares simples e refinados. Neste grupo estão produtos como açúcar, doces, mel, doces, massa folhada, biscoitos e bebidas açucaradas.

Sabe-se que esses produtos devem ser consumidos moderadamente, em pequenas quantidades. Isso ajuda a evitar excesso de peso e cavidades e manter uma dieta saudável.

O que acontece se sair da dieta sem glúten de vez em quando?

Um celíaco ou intolerante comer produtos glúten isoladamente não reflete sintomas preocupantes ou não vá mais longe de dor abdominal ou vómitos. No entanto, os alérgicos podem sofrer consequências graves que, além disso, aqueles com doença celíaca devem tomar cuidados e seguir uma alimentação estritamente sem glúten, caso contrário, eles estariam gravemente danificando suas vilosidades intestinais.

Como saber se um alimento tem glúten?

Os produtos embalados devem conter nas suas especificações se o produto tem glúten ou não entre seus alérgenos. Deve-se sempre ler os rótulos dos alimentos que compram, mas são comumente consumidos, é possível que um fabricante altere o modo de fabricação.

Pode um ter um vida normal com uma dieta sem glúten?

Os celíacos, intolerantes e alérgicos a glúten podem levar uma vida completamente normal. Ao contrário de outras doenças, não há nenhum sintoma se a dieta isenta de glúten for rigorosamente seguida.

Portanto, a única precaução que deve ser tomada é não tomar alimentos proibidos, como pão, macarrão ou biscoitos.

Viagens, refeições em restaurantes ou viagens fora de casa podem ser feitas sem qualquer problema, contanto que você esteja ciente do que está consumindo. Além disso, é cada vez mais comum que os estabelecimentos tenham um cardápio específico sem glúten e / ou que conheçam a doença, a fim de oferecer alternativas adequadas.

E é isso gente, o artigo vai terminando por aqui mas se você quiser voltar para a nossa página inicial é só clicar no link.

Beijinhos!

Leave a Reply