Exercícios na terceira idade: Saiba quais são os mais indicados!

Exercícios na terceira idade: Saiba quais são os mais indicados!
Rate this post

 

Movimentar-se na terceira idade é perfeito para se manter a saúde dos idosos em dia e a cabeça também, trabalhando. Esses exercícios são indicados e adequados para serem feitos nessa fase da vida, sempre respeitando todas as vontades e necessidades desses idosos, para que todos os benefícios desses exercícios possam ser notados.

A atividade física regular na terceira idade

A atividade física regular na terceira idade é muito importante para que o bem estar e a saúde, seja física ou emocional possam estar bem. São um caminho para essa melhor idade se manter na ativa e também não transformar essa busca por saúde em algo que seja perigoso e para que isso não aconteça, é sempre bom a procura por um médico para se fazer um check-up e seguir as recomendações médicas.

Garantindo um maior tempo de vida

Os exercícios nessa fase da vida são uma garantia para que aconteça um maior tempo de vida e são contribuintes para que esse processo de envelhecer possa acontecer de maneira muito mais saudável e ainda podem melhorar para os idosos a qualidade cardiovascular, dos pulmões, dos músculos, mental e sempre com uma melhor qualidade para esse envelhecimento ser feito de forma saudável por esses idosos.

Respeitando os limites da idade

Reconhecer os próprios limites da idade é um fator que não pode ser esquecido. Adultos dessa faixa etária que vai após os 65 anos, devem respeitar os seus limites, devido a sua condição de saúde, devendo estar fisicamente ativos ou até quanto as suas limitações possam permitir e atividades para um fortalecimento muscular, que envolvam os grandes grupos de músculos devem ser feitas pelo menos em dois ou mais dias por semana, para evitar quedas e melhorar o equilíbrio.

Benefícios desses exercícios

Os exercícios mais recomendados na terceira idade são aqueles que possuem atividades que são domésticas, os jogos, esportes ou exercícios que sejam planejados, como os exercícios que são aeróbicos e os alongamentos, que podem melhorar a densidade mineral nesses ossos, com prevenção para o diabetes, redução da pressão arterial, melhora no coração, dos níveis de colesterol e do funcionamento do coração desses idosos.

Esses exercícios devem ser com menos impacto para as articulações desses idosos, no momento que essa atividade física for feita para que todos os benefícios possam ser sentidos por eles e nunca inicie uma atividade física sem um devido alongamento nesse corpo.

Algumas precauções a serem tomadas

Algumas precauções devem ser tomadas por esses idosos e são devidas as suas limitações que podem variar de pessoa para pessoa, com atenção maior para a perda da massa muscular que é um processo natural durante essa fase de envelhecimento, sempre com uma boa alimentação, uma hidratação e com exercícios apropriados para os idosos.

Exercícios para os idosos

Os exercícios para os idosos que são os melhores e que são certos, podendo agradar a todos eles são: os aeróbicos, que vão melhorar e muito a vida e o cotidiano deles, como se levantar da cadeira, entrar e sair de um carro, subir um degrau que seja mais alto e poderão cumprir tarefas que são básicas.

Os exercícios de musculação

Os exercícios de musculação podem ser feitos pela terceira idade. Devem ser praticados com controle de velocidade em sua execução, da amplitude desse movimento, da carga contra a resistência, da frequência cardíaca e da pressão arterial, se exercitando por pelo menos duas vezes por semana, sendo programados e repetidos.

Exercícios de caminhada

Um exercício que é muito agradável e serve para qualquer idade. É considerado um exercício que é aeróbico e ajuda aos idosos a perderem calorias, de uma forma natural e muito agradável, que trazem muitos benefícios que são para todo o corpo, que ainda podem melhorar a circulação do sangue deles e dar um melhor bombeamento nesse coração e ainda pode ser feito em conjunto com outros idosos.

Bicicleta ergométrica

A bicicleta ergométrica pode ser uma boa opção para se fazer os exercícios que são aeróbicos, para as pessoas que já passaram dos 60 anos e principalmente para quem tem dificuldades de locomoção para ir até uma academia, é um exercício que não precisa de um acompanhamento de um profissional e bastando que o idoso conheça os seus limites para que o seu corpo não tenha problemas.

A natação

Mais uma opção de exercício que é aeróbico e que faz muito bem para todo o corpo e pode ser feito por todos e em qualquer idade e que acaba sendo um exercício esquecido pelas pessoas. A natação ajuda no fortalecimento dos músculos, queimando as calorias, tendo uma perda de peso de uma forma bem saudável.

A hidroginástica

A hidroginástica é um exercício que é aquático e praticado com mais da metade do corpo dentro da água, com um trabalho de força e equilíbrio, trazendo ótimas adaptações que são musculares e muito bons para os idosos com problema de equilíbrio, que no caso de uma queda eventual nesse tipo de exercício, poderá ter consequências que são bem mais brandas.

A dança

A dança também é uma atividade que é muito apreciada pelos idosos e considerada uma atividade física que pode ter várias intensidades e que pode ser feita de acordo com cada idoso. Essa atividade trabalha o corpo e a coordenação e muito indicada para uma socialização com as outras pessoas.

A OMS e a terceira idade

A OMS é a sigla para Organização Mundial de Saúde e a mesma estabelece que a terceira idade seja a partir dos 65 anos e que as dores que são articulares e consideradas degenerativas aumentam e que ocorre também uma redução da capacidade funcional desses idosos e eles devem manter a sua independência e a sua capacidade, sendo reabilitados com esses exercícios e garantindo uma melhor qualidade de vida nessa fase da vida.

Escolhendo o melhor exercício

Escolha um desses exercícios que são bons para quem está na terceira idade, recomende para seu pai, mãe, avó ou avô e tenha uma melhora nas condições que são físicas e mentais desses idosos.

Leave a Reply