Finasterida: Saiba como parar a calvície com este medicamento

Finasterida: Saiba como parar a calvície com este medicamento
Rate this post

A finasterida é um dos medicamentos mais utilizados para impedir a queda de cabelo, principalmente em homens. Assim, é uma medicação oral que, isoladamente ou em combinação com outros tratamentos, é reconhecida pela eficácia no tratamento da calvície masculina.

O que é finasterida?

Inicialmente, começou a ser comercializado para o tratamento de problemas da próstata, tais como micção frequente. Além disso, o tratamento com finasterida reduz os casos em que uma cirurgia de próstata é necessária.

A partir desta aplicação, se notou que um dos efeitos colaterais da finasterida tinha a ver com o crescimento do cabelo em determinadas áreas do couro cabeludo, bem como a diminuição da queda. Portanto, o uso desta droga na cabeça ajuda a impedir a queda de cabelo.

Normalmente, os resultados começam a ser notados após seis meses, mas se em algum momento você parar de tomar a medicação, é mais provável que o cabelo caia novamente com a mesma intensidade de antes.

Quais são os componentes e como são comercializados?

Este medicamento é comprado em farmácias com receita médica, com um custo econômico, em particular a versão genérica. Embora existam muitos laboratórios que comercializam este produto com marcas diferentes, também com preços acessíveis. Os mais recomendados são os genéricos Propecia e Proscar.

Qualquer que seja o seu tipo, o ingrediente ativo é sempre finasterida, e os outros componentes do núcleo são mono-hidrato de lactose, estearato de magnésio, amido glicolato de sódio, celulose microcristalina, amido pré-gelatinizado docusato de sódio; enquanto os ingredientes do revestimento são: hidroxipropilcelulose, dióxido de titânio, talco, hipromelose, óxido férrico vermelho e amarelo.

Como funciona a finasterida?

Este medicamento está envolvido no processo pelo qual a testosterona é transformada na chamada dihidrotestosterona (DHT), o hormônio responsável pelo alargamento da próstata, bem como a causa da perda de cabelo em homens ou o aparecimento de acne, entre outros sintomas. Ao bloquear a produção deste hormônio masculino, a finasterida serve para retardar a queda de cabelo, além de tratar a hipertrofia benigna da próstata.

Em pessoas que, geneticamente, têm altos níveis desse hormônio, os folículos pilosos tendem a se atrofiar e diminuir a atividade com o tempo. Como resultado, o ciclo de crescimento do cabelo é alterado, encurtando com o tempo, o cabelo cresce mais rápido, mais fino e mais fraco, até que finalmente eles param de nascer novo e a finasterida reverte isso.

Contraindicações e efeitos colaterais da finasterida

Antes de iniciar o tratamento com finasterida para queda de cabelo deve se levar em conta casos em que o uso é contraindicado e quais são os possíveis efeitos colaterais desse remédio. Em relação às contraindicações, as mais comuns são as seguintes:

– Alérgicos a algum dos componentes da medicação devem evitar.

– Não é um medicamento indicado para mulheres, a menos que especificamente indicado pelo médico. Em caso de gravidez, pode haver risco de malformação do feto ou feminização no caso de um bebê do sexo masculino.

– Também é contraindicado em crianças.

Nos casos de hiperplasia prostática benigna, as doses são geralmente diferentes. Você tem que saber os possíveis riscos da finasterida, que são especialmente de natureza sexual.

A Finasterida é indicada principalmente para homens entre 18 e 40 anos, com alopecia androgenética. Entre os efeitos colaterais da finasterida, destacam-se:

– Disfunção erétil, ejaculação anormal, diminuição da libido.

– Dor nos testículos.

– Inflamação nas mãos e pés.

– Sensação de tontura.

– Ginecomastia (aumento dos seios).

Na maioria dos casos, essas alterações são reversíveis no momento em que a medicação é interrompida, embora em alguns pacientes alguns desses sintomas possam persistir por mais tempo.

Para se evitar essas complicações, deve se tomar da forma certa que é explicada pelo especialista. Além disso, é importante destacar que em vários ensaios clínicos conduzidos para avaliar os efeitos de Finasteride, apenas 2% dos homens que foram tratados com este medicamente (a partir de uma amostra de 3.000 participantes) tiveram que interromper finasterida para a perda de cabelo.

Como usar finasterida?

É um medicamento que não pode ser adquirido sem receita médica, por isso sempre deve ser recomendado por um especialista após ele realizar um diagnóstico pessoal e realizar um exame de sangue. Com isso, você vai se certificar de que vai iniciar o tratamento com segurança.

Geralmente, como acontece em tratamentos contra a queda de cabelo, os especialistas recomendam tomar um comprimido por dia durante um período mínimo de seis meses e máximo de um ano.

Para a eficácia da medicação, é importante ser consistente com as ingestões, sem interromper o tratamento e sem duplicar as doses. Para prevenir efeitos colaterais, enquanto a queda de cabelo está sendo tratado com Finasterida, você precisa fazer exames de sangue frequentes. Isso irá garantir que o tratamento está indo bem e não causa efeitos negativos.

Sempre que tomar Finasterida, armazene esta medicação à temperatura ambiente e longe de áreas úmidas e quentes ou onde ela estiver leve. Além de também deixar fora do alcance de crianças e gestantes.

Finasterida funciona mesmo?

Uma das perguntas mais frequentes é se esse produto tem o mesmo efeito em todas as áreas da cabeça. A maioria das pessoas que experimentaram, a finasterida geralmente tem mais efeito sobre a coroa e parte superior da cabeça, do que na área de entrada ou na linha frontal. Você tem que esperar cerca de um ano para ver os resultados positivos.

Se você tomar Finasterida para tratar a perda de cabelo, é provável que, após três meses, você não note qualquer melhora. Isso ocorre, porque a queda de cabelo e crescimento são processos lentos.

Além disso, se tomar Finasterida durante cerca de doze meses e não notar qualquer melhoria, consulte o médico. É possível que o tratamento não esteja tendo efeito.

Os efeitos da finasterida só serão notados durante o tratamento. Você deve continuar tomando, mesmo se notar uma melhora em seu cabelo. Você tem que consultar o seu médico se você quiser parar de tomar finasterida. Se isso acontecer, é possível que o cabelo caia quando a calvície recomeçar naturalmente.

Leave a Reply