Furúnculo

Furúnculo
Rate this post

O furúnculo pode ser uma simples infecção, mas que deve ser cuidada e tratada para que não aconteçam complicações.

O que é furúnculo?

O furúnculo é uma infecção cutânea causada por bactéria que causa inflamação no chamado folículo piloso, que é uma glândula sebácea e o tecido subcutâneo. A junção da inflamação com a infecção forma um caroço que é o furúnculo. Sua característica é a presença de nódulo avermelhado, dolorido, endurecido e quente, com uma área amarelada na parte central indicativa da presença de pus. O tamanho varia de acordo com a profundidade dos tecidos infectados.

Por que ele aparece na pele?

O furúnculo é uma bactéria que encontra uma área lesionada na qual ele se reproduz. Isso pode acontecer com qualquer pessoa, sem relação nenhuma com o sangue.

Acne mal retirada, lesão na pele, etc., pode fazer com que o furúnculo apareça. Essas bactérias são encontradas em qualquer lugar do corpo humano, mas que tem algumas partes do corpo preferidas. São as partes mais úmidas e que tenham mais gordura como as pernas, as coxas, as axilas, os glúteos e o rosto. Mas isso não é uma regra geral.

Causas

Não existem causas para o furúnculo aparecer. Simplesmente aparece com existência de bactérias que usam essas lesões para poder se desenvolverem. A bactéria que, normalmente, causa o furúnculo é a Staphylococcus Aureus. Ele é muito comum e que pode ser encontrado dentro da raiz da pele.

Mas, ele é também causado por outras bactérias ou fungos que estão na superfície da pele. Eles crescem nos locais com alguma ferida ou picada de inseto. Os furúnculos podem aparecer em folículos capilares de qualquer parte do corpo, podendo aparecer mais de um ao mesmo tempo.

Pelo encravado x furúnculo

O pelo encravado surge de forma mais superficial e causa menos dor se encontrando ao redor do pelo. Já o furúnculo fica nas camadas mais profundas da pele e é doloroso.

É contagioso?

 

Não há uma definição concreta de que o furúnculo é contagioso, pois ele está ligado a bactérias que estão já presentes no corpo humano. As bactérias podem ser passadas de uma pessoa para outra, mas isso não quer dizer que a pessoa vai ter furúnculo.

O furúnculo aparece nas peles oleosas, úmidas, sujas, lesionadas. Ter a bactéria no seu corpo não quer dizer que você vai ter um furúnculo no decorrer da sua vida. É possível que você tenha essa bactéria na sua pele, mas não tenho surgido qualquer uma das condições para se desenvolverem e formarem o furúnculo.

Tipos de furúnculo

Ele pode ser dividido em 2 tipos:

Carbúnculo

Ele é caracterizado pelo agrupamento de vários furúnculos, que podem se expandir de forma mais profunda. A causa desse tipo são bactérias e ruptura de cistos.

Furunculose

É caracterizado pela presença de múltiplos furúnculos ao mesmo tempo, mas que não estão próximos uns dos outros. Normalmente, ela só fica na pele, porém pessoas com predisposição, ela se manifesta de forma mais forte que o normal causando infecções.

A infecção de um folículo pode passar para outros folículos, principalmente nos locais de fricção ou mais propicias a lesões.

Pessoas mais propensas a ter furúnculo

Qualquer um pode ter furúnculos, mas há fatores de risco que contribuem para o surgimento desses nódulos:

Contato físico com área lesionada por pessoas que estejam com furúnculo.

Pessoas diabéticas têm um organismo com anticorpos frágeis contra bactérias de infecção.

Pessoas que têm acne, eczema e outras doenças de pele são mais suscetíveis ao surgimento de furúnculos

Imunidade baixa dificulta a reação dos anticorpos do organismo a infecções.

Pessoas que possuem HIV são mais vulneráveis a doenças infecciosas.

Obesidade também pode facilitar a ocorrência de lesões.

Sintomas

Furúnculos são mais comuns no rosto, pescoço, axilas, nádegas e coxas, podendo aparecer como um nódulo inchado, sensível e vermelho rosado. Com o decorrer do tempo, ele fica cheio de água ou um cisto. A dor aumenta conforme ele vai tendo mais pus e tecido morto no interior.

Sintomas mais comuns:

O aparecimento de nódulo avermelhado, dolorido e cheio de pus.

Aparecer vermelhidão e suor na pele ao redor do local inchado.

O aumento gradual do tamanho do nódulo enquanto ele vai se enchendo de pus.

Aparecimento de uma área amarelada no centro do furúnculo, que pode se romper e vazar o pus.

Cansaço, mal-estar, coceira, febre antes do aparecimento do furúnculo.

Sintomas emergenciais

Procure um médico imediatamente, quando:

O furúnculo aparecer na face;

O furúnculo crescer muito rápido ou estiver muito dolorido;

Se o furúnculo causar febre;

Sensação de dor muito forte;

Se aparecerem furúnculos frequentemente;

Se ele não cicatrizar em duas semanas.

Quanto tempo demora para o furúnculo desaparecer?

O período de desenvolvimento é de 4 a 10 dias e o tempo de transmissão continua enquanto houver a bactéria no ferimento. Nos casos em que há multiplicação de furúnculos, ele pode levar até 6 meses para serem curados, necessitando de tratamentos com antibióticos.

Tratamento

Normalmente, o furúnculo desaparece depois de alguns dias ou semanas, mas o processo pode ser mais rápido com alguns remédios e pomadas que aliviem a dor e acabem com a infecção.

É possível tratar os furúnculos pequenos em casa, através de compressas quentes que aliviam a dor e auxiliando em uma drenagem natural. O local da ferida deve estar sempre limpo para que não haja complicações maiores.

Situações mais graves

Em alguns casos mais graves, o médico poderá prescrever tratamentos mais específicos como:

Incisão e drenagem

O médico faz uma pequena incisão no centro do furúnculo para induzir a drenagem do pus

Antibióticos

Para casos de furúnculo acompanhado de infecções bacterianas, o médico prescreve antibióticos específicos de tipo tópico ou oral.

Obs.: o furúnculo não deve ser espremido, pois pode agravar a lesão e levar a infecção para mais dentro da pele.

Diagnóstico

O exame físico, normalmente, é o suficiente para obter o diagnóstico. Se o paciente sofre de furúnculo recorrente ou apresentam um quadro infeccioso grave, o médico pode enviar uma amostra do pus para ser analisado em um laboratório.

Leave a Reply