Kefir: O que é? Quais os benefícios? Veja a receita!

Kefir: O que é? Quais os benefícios? Veja a receita!
Rate this post

Kefir é uma deliciosa bebida fermentada originária de países do Cáucaso. Parecendo semelhante ao iogurte, o kefir é excelente para tratar vários problemas digestivos, melhorar a saúde dos ossos e combater infecções bacterianas de uma forma completamente natural. Além disso, é uma ótima opção para pessoas que são intolerantes à lactose.

Neste texto, você descobre o que realmente é Kefir, quais são as propriedades secretas dele e como você pode fazer em casa com uma receita simples e fácil.

O que é kefir?

O kefir é originário da Europa Oriental e do sudoeste da Ásia e seu nome vem da palavra turca keyif, que significa “se sentir bem” depois de comer. Kefir é o nome usado para designar tanto o conjunto de microrganismos usado para fazer o kefir quanto o próprio kefir para beber.

Os grãos de kefir são formados por culturas de leveduras e bactérias lácticas, brancos e parecem com uma couve-flor.

Ao adicionar os grãos ao leite de vaca ou ao leite de cabra, os microrganismos agem fermentando os açúcares no leite, dando origem à bebida do kefir, com o tempo de fermentação estimado em 24 horas. Outro modo de preparo comum é com água, ao invés de leite.

Quando o processo é concluído, é possível remover os grãos para usar novamente e obter mais kefir.

Benefícios do kéfir de leite

A maioria dos benefícios do kefir deriva de sua natureza probiótica e das mudanças que produz no leite, mais não são poucos as vantagens que a bebida oferece.

Problemas Digestivos

Alimentos probióticos, como o kefir, contêm microrganismos vivos que se alojam no intestino e ajudam a manter o equilíbrio das bactérias intestinais.

A fonte mais conhecida de probióticos é o iogurte, no entanto, o kefir tem ainda mais probióticos do que o iogurte.

Por este motivo, o Kefir é eficaz para combater alguns problemas digestivos, como diarreia, síndrome do intestino irritável, infecções causadas por várias bactérias, etc..

Osteoporose e saúde óssea

A osteoporose é uma doença caracterizada pela deterioração do tecido ósseo e é muito comum em mulheres mais idosa. O kefir feito com leite é uma excelente fonte de cálcio e vitamina K2, esses nutrientes são essenciais para manter a saúde dos ossos e ajudar a prevenir o desenvolvimento da osteoporose.

Infecções bacterianas

Graças ao seu alto e amplo conteúdo de probióticos, o kefir pode proteger contra algumas infecções causadas por bactérias.

Asma e alergia

As reações alérgicas são respostas inflamatórias resultantes da luta do organismo contra substâncias ambientais que podem parecer ofensivas. De acordo com estudos em animais, o kefir poderia eliminar essas respostas anti-inflamatórias e, portanto, melhorar os sintomas de alergia e asma.

Intolerância a lactose

As pessoas com intolerância à lactose são incapazes de decompor e digerir adequadamente a lactose contida nos produtos lácteos convencionais. Já o Kefir contém bactérias do ácido láctico que convertem a lactose em ácido láctico. Além disso, eles também contêm enzimas que contribuem para a decomposição da lactose.

Assim as pessoas que são intolerantes à lactose geralmente não têm problemas quando se trata de tolerar o kefir.

Ainda, é possível fazer kefir com outros líquidos do que o leite suco de frutas, chá, água de coco etc., por isso também é possível tomar kefir 100% livre de lactose.

Câncer

Alguns estudos realizados com tubos de ensaio mostraram que o kefir pode inibir o crescimento de células cancerígenas. Os probióticos presentes no kefir podem reduzir a formação de compostos carcinogênicos e, assim, inibir o crescimento de tumores.

Como fazer o kefir de leite em casa

Normalmente, você pode encontrar bebida de kefir qualidade em supermercados e lojas de alimentos, mas também pode fazer em casa. Para conseguir os grãos do kefir se você não conhecer alguém que tenha pode procurar na web.

Ingredientes:

1 ou 2 colheres de sopa de grãos de kefir

1 frasco com tampa

2 xícaras de leite, de sua preferencia vaca, cabra etc.

Modo de preparo:

Coloque os grãos de kefir no frasco e adicione o leite. Tente não encher o recipiente, deixe 2-3 livre.

Feche a garrafa e deixe descansar entre 12 e 36 horas à temperatura ambiente.

Quando começar a ter uma consistência irregular, coe com filtro de plástico, nunca use de alumínio, o líquido para separar os grãos de kefir da bebida. Se você quiser beber fresco, deixe na geladeira por um tempo para esfriar e sirva depois.

Benefícios do Kefir de Água

O Kefir de Água é menos utilizado se comparada com o kefir de leite, mas esta bebida consumida regularmente gera uma infinidade de benefícios.

O efeito do kéfir de água sobre o corpo é profundo, porque melhora a saúde fortalecendo o sistema imunológico, o sistema digestivo, ajuda a eliminar tudo o que você não precisa e pode regular e descartar mais facilmente gorduras e elementos residuais que são deixados em vez de se acumularem no corpo.

O kefir de água ainda serve para reduzir o desejo de comer alimentos açucarados. Vários estudos mostram que pessoas quando querem chocolate ou doces têm uma composição bacteriana intestinal diferente das pessoas que não têm esse desejo. Tem sido demonstrado que consumir suplementos e alimentos probióticos, como o kefir, reduz consistentemente o desejo por carboidratos.

Da mesma forma que o kefir de leite, o de água é desintoxicante e depurativo. Os microrganismos probióticos melhoram a digestão e eliminação de toxinas e substâncias nocivas que percorrem o intestino.

Como fazer o kefir de água em casa

Os grãos do kéfir de água são os mesmos do que os de leite, apenas o preparo que é diferente. Então, procure os grãos na web, se não conhecer alguém que tenha.

Ingredientes:

1 frasco de vidro

1 litro de água mineral

3 colheres de sopa de açúcar mascavo

1/2 limão

Suco da metade de um limão

3 colheres de sopa de grãos de kefir

3 frutas secas podem ser ameixas, tâmaras, damascos secos, figos etc..

Modo de preparo:

Coloque no frasco de vidro todos os ingredientes, a água, os grãos, as frutas, a metade e o suco do meio limão mais o açúcar e agite bem.

Coloque uma gaze na parte superior com um elástico para evitar que a poeira entre no frasco.

Não feche o recipiente completamente, para que possa sair o gás saia, abra de vez em quando. Deixe fermentar por 2 ou 3 dias.

Após o tempo de fermentação, coe com um filtro de plástico (nunca use coador de alumínio).

Leave a Reply