Liraglutida

Liraglutida
Rate this post

O que é liraglutida?

É um medicamento para controlar os níveis de glicemia através de injeções.

O que é Glicemia?

O termo glicemia é usado para se referir a quantidade de glucose no sangue. Quem tem os níveis de glicose abaixo do normal sofre de hipoglicemia, quem tem os níveis de glicose mais alto que o normal sofre de hiperglicemia. O nível normal está entre 70 mg/dl e os 100 mg/dl em jejum.

Muito dessa variação se deve a genética e ao tipo de alimentos que uma pessoa consome. A glucose aciona certos hormônios como a insulina, adrenalina, esteroides, glucorcóides.

A glucose, quando é metabolizada, ajuda no equilíbrio de líquido dentro das células. Se uma pessoa tem problema nos níveis de glicose do sangue, esse processo fica prejudicado e pode causar vários problemas de saúde, como a diabetes.

Diabetes:acontece quando existe uma deficiência na quantidade de insulina que causa a hiperglicemia.Ela pode afetar os olhos, os nervos, os vasos sanguíneos e os rins.Ela deve ser tratada com dieta, exercício físico e medicamentos.

Liraglutida, um medicamento antidiabético emagrecedor

O liraglutida é uma medicação injetável para controlar a insulina no sangue, criada pelo laboratório Novo Nordisk.

O liraglutida é a primeira medicação para tratar diabetes e obesidade, que são doenças crônicas, ao mesmo tempo aprovada pela ANVISA (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária). O seu nome comercial é Saxenda ou Victoza e ele traz benefícios com poucos efeitos colaterais.

Ele foi elaborado para o tratamento do diabetes do tipo 2 muito recorrente em pessoas obesas e com mais de 40 anos. Como qualquer outro medicamento antidiabético, ele controla os níveis de glicose no sangue, mas, também, ajuda a controlar o peso de adultos com IMC (Índice de Massa Corpórea) acima de 30, caracterizada como obesidade de grau 1.

Mas ele, também, é indicado para as pessoas com sobrepeso de IMC maior de 25, quando estiver associado a mais duas doenças como pré-diabetes, diabetes tipo 2, a hipertensão ou apneia do sono.

Sendo, assim, ele é um ótimo trunfo para a perda de peso de quem precisa e tem dificuldade para eliminar o peso excessivo através de dietas e exercícios.

O que são doenças crônicas?

As doenças crônicas são as que agem no organismo por um período superior a 6 meses e não são fáceis de tratar.

A grande maioria não apresenta cura, só sendo possível amenizar as dores ou controlar o seu desenvolvimento. Elas não costumam representar uma emergência imediata, mas a maioria é muito séria e pode se agravar com o tempo.

Muitas não mostram sintomas evidentes, mas quando eles surgem se manifestam com crises intensas, exigindo um tratamento específico durante um longo período de tempo ou pelo resto da vida.

A diabetes e a obesidade são doenças crônicas que vem atingindo cada vez mais pessoas.

É possível prevenir doenças crônicas?

Mantendo um estilo de vida saudável com alimentação adequada, prática de exercícios físico e cuidando da sua mente, é possível prevenir qualquer doença. Mas isso não torna ninguém completamente imune.

Como a liraglutida é usada?

A liraglutida é um medicamento aplicado por uma caneta que possui uma agulha para injetar a medicação. A própria pessoa pode aplicar na coxa, braço e abdômen. Assim, não é necessária uma injeção diretamente na veia e no mesmo lugar do corpo.

A aplicação deve ser feita a cada 24 horas.

Obesidade

A obesidade é caracterizada pelo acúmulo de gordura no corpo. Na maioria das vezes isso se deve ao excesso de calorias na alimentação.

O excesso de peso leva ao desenvolvimento de doenças como diabetes tipo 2, doenças do coração, pressão alta e derrame. Pessoas que possuem algum membro da família obeso tem maior propensão de terem obesidade também.

A obesidade pode ser:

Homogênea:a gordura fica acumulada de forma homogênea pelo corpo

Androide:ocorre com mais frequência nos homens e mulheres após a menopausa. Nesse tipo ocorre acúmulo de gordura na região abdominal e torácica, aumentando os riscos de ataques cardíacos

Ginecóide:é quando o corpo fica com o formato de uma pêra com acumulo de gordura na parte inferior do corpo. pode ajudar no desenvolvimento de artrose e varizes.

A obesidade pode ocorrer por causa de fatores genéticos, emocionais ou estilo de vida.

Como a liraglutida emagrece?

Ela passa ao paciente a sensação de saciedade por período mais prolongado, porque é derivada de um hormônio produzido pelo corpo que é obtido dos alimentos e agindo da mesma forma que o hormônio GLP-1. Com isso, a vontade de comer diminui e a digestão é mais lenta.

A quantidade de GL-1 produzido naturalmente é bem menor que os hormônios que a liraglutida produz. Ela proporciona a produção de substâncias anorexigênicas que leva a uma menor vontade de comer e impede que o açúcar ingerido se transforme em gordura.

Mas a perda de peso será melhor com uma vida mais saudável com exercícios físicos e alimentação balanceada.

Efeitos colaterais e contraindicações

Naturalmente, existem efeitos colaterais. Esse medicamento deve ser usado com a prescrição de um médico e o tratamento precisa de acompanhamento. O fato de agir como o hormônio GLP-1, torna sua aceitação mais fácil pelo organismo.

Os possíveis efeitos colaterais são:

Perda de apetite.

Tontura, problemas no paladar.

Náuseas, diarreia e vômitos.

Não deve ser usado por pacientes com diabetes tipo 1.

Pode haver desidratação.

Disfunção e insuficiência renal.

Mulheres grávidas ou que estão amamentando não devem usar sem a orientação médica.

Constipação, gastrite.

Dores abdominais.

Disfunção nutricional e metabólica.

Hipoglicemia.

Distúrbios do sistema nervoso.

Problemas de pele como urticária.

Não deve ser usado por crianças, alcóolatras, idosos.

Não deve ser usado por pessoas com câncer.

Posologia

Um médico precisa indicar a dosagem de acordo com a necessidade do corpo. Ele é vendido só com prescrição médica, mas sem retenção de receita. Na maior parte das vezes, é recomendável a dosagem máxima ser de 3mg por dia no início do tratamento e aumentar com o passar do tempo.

A ação é de 24 horas e sempre sendo tomado no mesmo horário.

Leave a Reply