Mau hálito: como evitar e tratar com remédios caseiros

Mau hálito: como evitar e tratar com remédios caseiros
Rate this post

O mau hálito é muito desagradável, principalmente para quem tem, o problema do mau cheiro gera insegurança. Os afetados sentem vergonha e medo por incomodar outras pessoas, se sentem sujos e culpados pelo mau hálito e as relações sociais estão deterioradas. Além disso, nos casos mais graves, as pessoas no ambiente também acham o cheiro insuportável, a boa noticia é que essa situação tem solução e você descobre aqui.

O que é Halitose?

Halitose, ou mau hálito, é um distúrbio bastante comum que afeta quase metade da população em algum momento da vida. O mau cheiro característico da halitose pode ocorrer por várias razões.

Causas do mau hálito

Doenças: algumas doenças do trato respiratório, tais como o cancro do pulmão, sinusite e bronquite ou digestivo como gastrite, hérnia hiatal, além diabetes e outras podem também causar um odor desagradável.

Má higiene: na maioria das vezes, está para ser relacionado com a falta de higiene da cavidade oral, facilitando a formação de tártaro e, por conseguinte, o crescimento de bactérias que produzem substâncias que emitem um cheiro ruim.

Produtos: O consumo de tabaco, álcool ou café, assim como certos alimentos como alho e cebola, também estão relacionados ao aparecimento de halitose ou mau hálito.

Remédios: Existem também inúmeras drogas que têm como efeito colateral a diminuição da produção de saliva, e ter uma boca seca gera mau hálito.

Baixo nível de carboidrato: a halitose também pode ser causada por uma dieta baixa em carboidratos. A falta desses nutrientes, que podem ser encontrados em alimentos como massas, cereais, batatas, arroz, pão e legumes, faz com que o corpo use gorduras para obter a energia de que necessita.

Quando o corpo metabolizar gorduras, cetose ou cetoacidose ocorre, que consiste em um aumento de cetonas no sangue e na urina. O mau hálito, nesse caso, é consequência da eliminação de pequenas quantidades de acetona, que produzem um odor característico.

Além disso, quando você sofre de halitose, certas situações podem agravar ainda mais o problema, como usar próteses, roncos, preenchimentos e coroas ruins, ter cáries, sinusite, feridas ou infecções na cavidade oral, estresse, tabagismo e claro, xerostomia ou boca seca.

Como saber se tenho mau hálito?

Você não pode cheirar seu próprio hálito, por causa de um processo chamado de aclimatação e que existe para que você possa sentir o cheiro de outras coisas, você ainda pode fazer alguns testes caseiros:

– Deixe uma gaze de algodão e limpe na língua (a parte de cima), depois cheire o algodão. Se ficar um pouco de amarelo, é provável que você tenha uma alta produção de enxofre e, com isso, o mau hálito.

– Lamba as costas da sua própria mão. Aguarde 10 segundos e deixe secar. Depois é só cheirar. Se você detectar um odor desagradável, então você sofre de mau odor bucal, porque quando você lambe a mão, os sais de enxofre são transferidos para ela.

– Passe o fio pelos dentes na parte de trás da boca (onde é possível ter comida acumulada). Depois disso, cheire o fio dental que você acabou de usar e você saberá se você sofre de mau hálito.

Como eliminar o mau hálito com remédios caseiros

Para refrescar sua boa e fazê-la produzir bons odores as dicas são:

Higienização da boca

Escove bem os dentes e a língua, use fio dental, lave a boca e se possível, faça isso sempre que comer qualquer coisa. Além de evitar o mau hálito se mantem saudável.

Evite alimentos que deixam gosto amargo na boca

Os 5 principais alimentos que causam mau cheiro na boca são cebola, alho, produtos lácteos, atum enlatado e raízes fortes. O que acontece é que as substâncias que causam o mau cheiro viajam da corrente sanguínea para os pulmões e daí pela sua boca.

Por essa razão, é aconselhável que você evite ou reduza esses alimentos por um tempo para ver se o seu problema é resolvido ou se você não pode evitar consumir balas ou usar um spray bucal depois de comer para esconder o bafo.

Se o mau hálito persistir verifique a possiblidade de haver alguma enfermidade diabete, refluxo gástrico etc. que geralmente, além da halitose produz outros sintomas.

Vinagre de maçã

O vinagre de maçã tem propriedades antibacterianas e antivirais que são vantajosas na redução dos níveis de toxicidade, evitando assim a mau hálito.

Modo de usar: Misture 1 colher de sopa de vinagre de maçã em um copo grande de suco de laranja. Tome no período da manhã antes do café da manhã.

Para usar como enxaguante bucal, combine ½ colher de sopa de vinagre de maçã com um copo de água e gargareje com esta solução por um intervalo de 10 segundos. Repita até que o copo seja esvaziado.

Bicarbonato de sódio

Funciona alterando o nível de pH dentro da boca, combatendo desta forma as bactérias que causam a odor desagradável na boca. O bicarbonato de sódio é eficaz na transformação do meio ambiente na boca e desestimula o crescimento bacteriano.

Modo de uso: Misture o bicarbonato de sódio com o creme dental e escova como de costume.

Para usar como um enxaguante bucal. Ferva um copo de água e adicione uma colher de chá de bicarbonato de sódio. Para uma sensação mais refrescante, adicione algumas gotas de óleo de hortelã-pimenta.

Como curar o mau hálito para sempre?

Os remédios acima são uma maneira rápida de evitar o mau hálito, no entanto, são necessários métodos mais abrangentes para resolver o problema permanentemente e sem depender de qualquer tratamento.

Com certeza, você já deve ter notado que existem centenas de remédios na Internet, desde caseiro até medicamentos. O problema com a maioria deles é que eles apenas eliminam os sintomas do problema. Em outras palavras, você fica “curado” por alguns dias e então retorna com o mesmo problema, e pode até piorar, principalmente com medicação sem comprovação.

Então, para uma solução definitiva apenas um dentista ou outro profissional da saúde pode informar o tratamento mais certo e seguro para resolver a questão.

Leave a Reply