Nuvaring: Conheça este diferente método contraceptivo!

Nuvaring: Conheça este diferente método contraceptivo!
Rate this post

O Nuvaring é um anticoncepcional que é em forma de anel. Fabricado com um plástico que é transparente e flexível. Ele foi testado, pesquisado, comprovado e desenvolvido por estudantes e cientistas que são da área médica. Ele não é pela via oral, sendo bem diferente da maioria dos anticoncepcionais. Possui cinco centímetros de diâmetro e quatro milímetros de espessura, sendo uma inovação no mercado de prevenção da gravidez.

A pílula anticoncepcional e o Nuvaring

As pílulas anticoncepcionais que são tradicionais usam também o método de proteção contra a gravidez que é muito utilizado pelas mulheres e podem causar muitos desconfortos e ainda não dosam a quantidade de hormônios que são liberados e por vez, esses comprimidos podem causar uma indisposição no estômago, como vômitos, fazendo com que diminua esse efeito da pílula.

E a necessidade de que se tem que ingerir uma pílula anticoncepcional todos os dias, com horário marcado é outro fator que é levado em consideração, na hora de decidir pelo Nuvaring, que sai na frente esse anel vaginal que é trocado apenas uma vez ao mês. O Nuvaring ajuda também numa diminuição das cólicas e da (TPM) Tensão Pré-Menstrual e o fluxo de sangue nesse período e também não engorda.

Como age o Nuvaring

O Nuvaring é um anel que é inserido no canal vaginal, com uma dose baixa de dois hormônios que são o estrógeno e a progesterona no sangue, liberados em pequenas doses e essas substâncias também estão presentes nos comprimidos anticonceptivos que são tradicionais, só que no Nuvaring essas quantidades são liberadas de forma controlada.

Esse anel deve ficar em seu canal vaginal pelo prazo de 21 dias, que é a média de um ciclo que é considerado comum e depois dos 21 dias, na quarta semana ele é retirado desse canal, que é quando a menstruação virá de forma natural e depois da quarta semana, deverá ser colocado um novo anel e o ciclo menstrual se reiniciará.

O preço do Nuvaring

O Nuvaring é um método contraceptivo que é ainda desconhecido ou pouco conhecido e está à venda nas principais farmácias em todo o Brasil e com um preço que pode variar entre R$ 50,00 e R$ 70,00. Pode ser comprado nas mais diferentes farmácias que são convencionais e sem a necessidade de uma receita médica.

O Nuvaring engorda as mulheres

As mulheres possuem essa preocupação que é a de engordar ao utilizar um método contraceptivo, pois, alguns desses métodos deixam a mulher mais inchada, com uma retenção de líquidos ou um aumento no apetite e consequentemente ao subir na balança é sentido. Com o Nuvaring as mulheres não precisarão se preocupar se engordarão. Ele nem abre o apetite e ainda tem o poder de evitar a retenção dos líquidos.

Com o Nuvaring as doses hormonais são controladas e liberadas de uma forma lenta e gradual pelo organismo, não causando um aumento de peso. É uma opção considerada excelente para as mulheres que querem manter o peso ideal e ainda o manter estável.

Como usar o Nuvaring

O uso de Nuvaring e a sua colocação é super prática. É possível colocar esse anel deitada, de cócoras, sentada ou apoiada sobre uma perna e com a outra em cima de um apoio. Ele pode ser colocado em casa pela própria mulher, sem que ela tenha que ir a um consultório médico para fazer isso. A mulher precisará achar uma posição que seja confortável para introduzir esse anel na vagina.

Esse anel deverá ser empurrado o mais para dentro possível, com a ajuda dos dedos. Lave as mãos antes de abrir e segurar ele, entre o indicador e o polegar, apertando esse anel até que ele fique com uma forma que seja igual a um 8, o introduzindo na vagina e empurrando ligeiramente com o indicador.

A substituição desse anel

Esse anel precisa ser retirado após 3 semanas de uso que seja contínuo e após 1 semana de descanso, sendo colocado a cada 4 semanas. E na hora da retirada esse anel deve ser puxado pela sua borda, bem fácil e simples. Após lavar com água fria ou morna e nunca com água quente, mas com sabão neutro e dentro de um período de até 3 horas para não perder o efeito desse anel, devendo ser colocado um novo anel durante esse período.

 As vantagens

Muitas mulheres que usam um método contraceptivo por via oral, costumam reclamar de efeitos colaterais que os mesmos podem causar e pelo motivo dessas pílulas passarem pelo estômago e fígado e depois irem para a corrente sanguínea, causando muito desconforto. O Nuvaring vai diretamente para a corrente sanguínea em menor quantidade que os orais e não causa desconforto.

Outra vantagem do Nuvaring é que ele não tem o seu efeito anulado ou diminuído com outras medicações, como antibióticos, por exemplo. Os hormônios com Nuvaring são liberados de uma forma melhor e ainda ajuda a regular os períodos e as dores menstruais e não é desconfortável, não interferindo na relação sexual, somente precisa ser colocado uma vez ao mês.

As desvantagens do Nuvaring

As desvantagens do Nuvaring são que ele não protege contra as doenças que são sexualmente transmissíveis, como um preservativo e em alguns casos não pode ser usado por quem tem problemas no fígado ou com pressão alta, pode dar dor de cabeça ou enxaqueca, náuseas e dor de barrigas. Lembramos que esses são os seus possíveis efeitos colaterais e que poderão surgir em algumas mulheres.

Uma inovação nos métodos contraceptivos

O Nuvaring é considerado uma inovação em relação aos métodos que são para evitar a gravidez, sendo um método bem diferente e sendo perfeito para quem tem problemas de adaptação ao uso das pílulas que são da forma convencional.

É um anticoncepcional que é combinado e de dose baixa, na forma de um anel vaginal e se usado corretamente é muito eficaz para se evitar a gravidez.  E se você é daquelas que sempre se esquece de tomar as pílulas, Nuvaring é a solução.

Leave a Reply