O que é terçol?

O que é terçol?
Rate this post

As pálpebras possuem uma estrutura que é, extremamente importante, pois a sua função é de proteger os olhos e ajudar a distribuir umidade. Também funciona como uma barreira física para proteger os olhos. Sendo, assim, é importante que ela seja bem cuidada para não atrapalhar as funções das estruturas oculares.

O terçol, também chamado de hordéolo, é uma inflamação que se aloja em uma pequena região da pálpebra mais perto dos cílios ou na pálpebra por completo. Muitas vezes é confundido com o calázio. A inflamação é uma espécie de furúnculo com pus que pode ser interno ou externo, deixando a região inchada, vermelha e dolorosa.

No verão ele é mais comum, mas existem maneiras de se prevenir deste incomodo. O terçol não é contagioso.

O que causa o terçol?

Ele surge através de uma bactéria que fica na pele e que, em excesso, causam um excesso de secreção, levando as inflamações. O terçol pode atingir qualquer pessoa, pois o principal motivo para a proliferação dessa bactéria pode ser a falta de higiene na região ocular. Quando malcuidados, os olhos ficam sensíveis e mais receptivos para as bactérias.

O terçol é bastante comum e pode atingir igualmente homens e mulheres e em qualquer idade. Pessoas que possuem uma pele oleosa ou um sistema imunológico baixo, possuem mais chances de ter terçol. O estresse, má alimentação e baixa imunidade pode contribuir para o desenvolvimento da infecção.

Há dois tipos de terçol o interno e externo.

Terçol externo:é quando a inflamação ou infecção é mais superficial.

Terçol interno:é quando a lesão é um pouco mais profunda, mais inflamada e dolorosa.

Sintomas

Sentir uma grande sensibilidade a luz.

Aparecer um pequeno ponto vermelho com pus no entorno do olho.

É possível sentir dor e coceira.

O aparecimento de uma vermelhidão arredondada e inchada.

Lacrimejamento dos olhos.

Tratamentos e cuidados para quem está com terçol

O terçol costuma a sumir sozinho em poucos dias e o tratamento costuma ser simples.

Deve-se aplicar compressas mornas no local ou o uso de colírio ou pomada. Porém idosos e pessoas com certas doenças podem ter que fazer uso de antibióticos via oral.

É importante ter alguns cuidados:

As mãos e os olhos devem ser bem higienizados com água e soro fisiológico

Utilize materiais descartáveis, como gazes.

Não deixe outras pessoas usarem seus produtos pessoais.

Não use maquiagens na área afetada.

Não esprema e evite mexer no local infeccionado.

Não use óculos nem lentes durante o tratamento.

Jogue qualquer objeto usado nos olhos e que pode estar contaminado, como as maquiagens, por exemplo.

Evite colocar a mão na área inflamada.

Lave bem as mãos e rosto.

Não passe muito tempo com computadores ou lendo.

O terçol deve estourar e secar sozinho.

Nada de remédios ou tratamentos caseiros.

Tenha cuidado na hora de manusear lentes de contato.

Tenha uma alimentação balanceada para ajudar na proteção do organismo contra doenças.

Toalhas de banho e rosto não devem ser compartilhadas.

Como prevenir o terçol?

Pessoas que possuem pele oleosa devem fazer uma limpeza diária nos cílios e nas bordas das pálpebras. Para limpar pode-se usar xampu neutro, soros fisiológicos.

Evite coçar os olhos.

Não durma de maquiagem para não contaminar as pálpebras e evitar obstruções.

Mãos limpas são sempre o melhor para evitar a transmissão de vírus e bactérias.

Cuidados com os olhos

Os olhos precisam de certos cuidados com sua higiene para prevenir danos à visão. Busque uma rotina com hábitos de higienização eficiente para manter a saúde deles que ficam sempre expostos ao ambiente físico ou cosmético.

Nada de coçar os olhos toda hora

Esfregar de forma frequente a região dos olhos pode causar em problemas, pois os nossos olhos são muito frágeis. Colocar muita pressão nos olhos pode causar lesões e doenças mais graves.

As mãos obtêm impurezas vindas do meio ambiente que podem ter bactérias que desenvolvam desde uma conjuntivite ou até ferimentos mais danosos.

Olhos sempre limpos

Cuide da higiene a área em volta dos olhos, pelo menos uma vez por dia, tirando impurezas e secreções secas para evitar coceira capaz de causar irritação.

A limpeza deve ser feita com hastes flexíveis e na hora do banho, faça massagens leves são aconselháveis.

Pisque mais os olhos

Ao piscar os olhos, você lubrifica a parte interna dos olhos, evitando o ressecamento e outros problemas como coceira e irritações.

Faça algumas pausas repetidas quando estiver concentrado em ponto fixo ou na frente do computador. Isso ajuda a descansar os olhos.

Cuidados com o uso da maquiagem

Não retirar a maquiagem antes de dormir pode irritar e até inflamar a área dos olhos. Não use cosméticos fora da validade ou de outras pessoas.

Procure por produtos antialérgicos, sem conservantes. Depois do uso dos pinceis e escovas de maquiagem, lave-os bem para não haver a proliferação de bactérias.

Lentes de contato

As mãos precisam estar bem higienizadas na hora de usar e de tirá-las com o produto indicado.

O estojo, também, precisa estar limpo. A limpeza deve acontecer sempre antes de repor as lentes no local. Substitua as suas lentes de acordo com o prazo de validade, para evitar infecções.

Não consuma açúcar em excesso

Glicose e níveis muito altos podem prejudicar, seriamente, o funcionamento do nosso organismo, podendo causar problemas à visão, principalmente, se acontecer um desenvolvimento de diabetes do tipo 1 ou 2.

O alto consumo do açúcar pode provocar uma retinopatia diabética que causa vista embaçada sem dor nenhuma, mas, pode levar a uma hemorragia interna ou cegueira.

Coma alimentos saudáveis e bons para seus olhos

O peixe é o melhor alimento para cuidar de seus olhos, porque pode diminuir problemas como a degeneração macular, que pode levar a uma cegueira irreversível.

Ao comer peixes seus olhos recebem mais oxigênio para os olhos, combatendo o envelhecimento das estruturas oculares e ajudando no fortalecimento dos olhos, proporcionando uma visão melhor.

Calázio

Uma inflamação nos olhos pode virar um calázio, que se parece com um terçol interno, porém é mais profundo e maior.

Leave a Reply