O que você precisa saber sobre a dieta DASH

O que você precisa saber sobre a dieta DASH
Rate this post

O nome dessa dieta deriva de sua sigla em inglês: Dietary Approaches to Stop Hypertension (DASH) e pode ser definida como a estratégia alimentar mais recomendada quando se procura uma prevenção ou redução da pressão alta. Além disso, também pode ser muito útil quando se tenta perder peso ou enfrentar com sucesso o tratamento de uma síndrome metabólica onde coexistem obesidade, hipertensão, diabetes e, talvez, outras patologias.

Seja qual for o objetivo que você persegue para implementação desse tipo de alimentação, é essencial saber exatamente em que consiste a dieta DASH, neste texto.

Em que consiste a dieta DASH?

As características que determinam a dieta DASH, não são muito complexas e trata-se mais de uma maneira saudável da alimentação. Assim:

– Tem altos níveis de fibra, potássio, cálcio e magnésio, por isso devem ser incluídos regularmente e em quantidades adequadas grãos inteiros, frutas e legumes esses elementos na dieta DASH.

– É pobre em sódio e açúcares refinados, mas rica em uma grande variedade de alimentos frescos e se propõe evitar alimentos processados ​​ricos nesses em sal e açúcar.

– Dispõe fitoquímicos com efeito antioxidante em proporções elevadas, principalmente de flavonóides, carotenos de todos os tipos e fitosteróis derivadas de alimento vegetal como legumes, sementes e frutos secos também.

– É pobre em gorduras saturadas e colesterol, porque incorpora peixe e carne magra de aves como a principal fonte de proteína, bem como produtos lácteos desnatados e, em menor grau, carnes vermelhas magras. Além disso, dificilmente oferece gorduras trans, porque tem produtos naturais e evita os processados.

Estas são as características básicas que descrevem a dieta DASH: uma dieta rica em grãos integrais, legumes, frutas e vegetais, com produtos lácteos desnatados e carnes magras, especialmente peixes e aves.

Benefícios da dieta DASH

Algo que não se pode ignorar neste tipo de dieta é que não só pode abrandar como prevenir a hipertensão, mas também beneficiar de outras maneiras pela proposta de ingestão de alimentos naturais que ajudam a obter nutrientes como potássio, magnésio e cálcio e reduzir outros dos processados, tais como sódio e gorduras trans.

Dieta DASH, a mais saudável e eficaz para perder peso de acordo comespecialistas

Especialistas, avaliaram e analisaram 38 dietas populares em todo o mundo, criando um ranking com cada uma delas, com o número um sendo a maior pontuação de 1 a 5.

Dieta DASH, a melhor para emagrecer conforme especialista

Assim, de acordo com esse grupo de especialistas, a Dieta DASH é a forma mais saudável e eficaz de perder peso, pois também é segura e ajuda a prevenir o diabetes e outras doenças metabólicas e cardiovasculares.

A melhor dieta é você quem decide além da eficácia e cuidados de saúde, as características de cada pessoa tem. Portanto, uma boa alternativa para perder peso e prevenir doenças seria usar a dieta DASH como base e adaptar às suas particularidades.

Segurança e eficácia

Embora a dieta DASH não seja a mais popular de todas as dietas, foi escolhida pela a sua segurança e eficácia como número um entre 38 alternativas para a perda de peso e cuidados de saúde, de acordo com este grupo de peritos.

Dieta DASH adequada para quem tem pressão alta

Ela foi criada para controlar a pressão arterial elevada e é baseado na ingestão de grãos integrais, frutas, legumes, laticínios com pouca gordura e carnes magras, bem como, leguminosas, sementes e nozes, e se recomenda ter um pequeno consumo em sal.

Não é uma dieta da moda ou nenhuma base científica, mas esta dieta é um recurso valioso na prevenção e redução da pressão arterial elevada.

A dieta DASH é baseada principalmente na ingestão de frutas, vegetais e produtos lácteos com baixo teor de gordura. Inclui gordura em quantidades moderadas e baixa ingestão de gordura saturada e colesterol.

Esse plano alimentar é acompanhado por uma redução na ingestão de sal e sódio, assim os resultados assim são mais positivos.

Como é consumo na dieta DASH

Realizar a dieta DASH é fácil, exige pouco trabalho para se estabelecer um plano alimentar saudável, basta seguir algumas dicas:

– Use condimentos, ervas e várias especiarias para substituir o sal de mesa e todos os alimentos que o contenham.

– Deixe de lado carnes defumadas, salsichas, enlatadas, processadas ou conservadas e prefira carnes magras, frango sem pele ou peixe.

– Sirva porções moderadas nas refeições principais e quando fizer um lanche.

-. Evite alimentos congelados, pratos feitos e pizzas. Da mesma forma que não consome sopas e caldos concentrados e molhos para saladas, porque eles geralmente contêm uma grande quantidade de sódio.

-. Comece o dia com um bom café da manhã com cereais com baixo teor de sódio e sem adição de sal.

-. Cozinhe o macarrão, o arroz ou outros alimentos sem sal e prepare sempre na sua casa, pois as misturas pré-cozidas contêm alto teor de sódio.

-. Escolha legumes frescos ou congelados com o rótulo sem adição de sal.

-. Prefira a água em vez de refrigerantes com alto teor de açúcar.

– Quando comer longe de casa, remova o saleiro da mesa e evite coberturas, tais como o ketchup, a maionese ou molhos.

-. Limite o consumo de alimentos rápidos ou processados ​​comercializados com alto teor de sal.

Como você pode ver, seguindo estas dicas vai controlar não só a pressão arterial e diabetes, mas se tem também, uma alimentação saudável com um impacto positivo sobre o peso corporal, o seu coração, seus níveis de colesterol e glicose no sangue.

A dieta DASH é um dos recursos mais importantes no tratamento e prevenção de vários problemas de saúde, mas é necessário complementar esta estratégia com um estilo de vida saudável, que inclui atividade física, descanso, não fumar, estresse e álcool em excesso como você já até deve imaginar.

Se você quer implementar a dieta DASH, agora você realmente sabe o que é, e lembre-se que se você acompanhar o mesmo de outros hábitos saudáveis, você pode obter muitos mais benefícios.

Leave a Reply