Alimentos que aumentam a pressão arterial

Alimentos que aumentam a pressão arterial
Rate this post

Quem quer ter uma vida mais saudável precisa aprender a cuidar da saúde com bons hábitos alimentares junto de uma rotina de exercícios físicos. É importante evitar os alimentos danosos ao corpo como, por exemplo, os que possuem muito sódio.

O corpo humano possui um sistema circulatório fechado, com o aumento da pressão os vasos aumentam e o sangue fica preso. Isso costuma acontecer quando o organismo retém muito sal e água. Ocorre dificuldade na auto-regulação e as artérias passam a ficar sempre mais comprimidas que o normal. A incapacidade de auto-regular a pressão arterial dá origem a hipertensão.

As pessoas que não cuidam da pressão podem desenvolver doençascardíacas, doenças renais, aneurisma, derrames cerebrais, alterações na visão ou um AVC.

Se o seu sangue não circula da forma certa as artérias e veias ficam menos flexíveis.

Por isso, é necessário controlar as medicações e ter uma boa alimentação.

 

Sintomas da pressão alta

Enjoos.

Tonturas.

Dor na nuca.

Dificuldade para respirar.

Visão embaçada.

Esquecimento.

Desorientação.

Dificuldade de raciocínio.

Dor no peito.

Índice de pressão arterial em adultos

Pressão arterial normal: pressão sistólica menor que 120 mmHg e pressão diastólica menor que 80 mmHg.

Pré-hipertensão: pressão sistólica entre 120 e 129 mmHg ou pressão diastólica menor que 80 mmHg.

Hipertensão estágio 1: pressão sistólica entre 130 e 139 mmHg ou pressão diastólica entre 80 e 89 mmHg.

Hipertensão estágio 2: pressão sistólica acima de 140 mmHg ou pressão diastólica acima de 90 mmHg.

Crise hipertensiva: pressão sistólica acima de 180 mmHg ou pressão diastólica acima de 110 mmHg.

Alimentos que aumentam a pressão arterial

Sal

Ele está em boa parte das refeições diárias e em diversas casas, principalmente os industrializados como congelados e enlatados, que possuem uma grande quantidade de sódio.

O sódio dispõe a propriedade de associar à água, provocam aumento na quantidade de sangue que circula no nosso organismo. Isso acontece com pessoas que já possuem alguma tendência suficiente para o aumento da pressão arterial.

Não é indicado o consumo de mais de cinco gramas de sal por dia.

Açúcar refinado

Ele é um dos maiores vilões para o aumento da pressão arterial. Ele ajuda a acumular e criar gordura do nosso corpo. A metabolização do açúcar aumenta a possibilidade de ter obesidade.

Álcool

É grande estimulante para o aumento da pressão arterial, se o consumo for excessivo pode aumentar ou provocar a hipertensão, em pessoas que bebem apenas de vez, só que, em grandes quantidades.

Molhos prontos

Qualquer molho feito industrialmente não faz bem para a saúde, pois possuem em sua composição grandes quantidades de sódio, que afetam a capacidade dos rins de eliminar o excesso de água, causando a retenção de líquidos na pressão sanguínea.

Café, chás e refrigerantes

Cafeína aumenta muito a pressão sanguínea, pois pode causar uma libertação em excesso de cortisol e adrenalina que aumentam a pressão. É preciso moderação.

Frituras

São uma péssima opção para quem tem ou quer fugir da hipertensão, pois eles estão muito carregados de gordura, pois, para preparar usa-se óleo em grandes quantidades.

Pizzas vendidas prontas

A maior parte das comidas que são vendidas congeladas não são boas para a saúde, mas a pizza é a pior delas, tendo uma grande quantidade de sódio. A junção de queijo, carnes curadas, molho de tomate e pão, tornam a quantidade de sódio ingerida ser muito maior.

E para ter sabor a predominância da quantidade de sal é muitíssima perigosa.

Oleaginosas

Avelãs, nozes e amêndoas consumidas de forma normal, são uma rica fonte de vitamina B e são uma boa escolha para quem quer baixar a pressão. Mas existe o perigo do consumo exagerado que contribui para a hipertensão.

Batatas fritas

São um dos alimentos mais consumidos e pode ser preparado de diversas formas. Normalmente, elas ficam encharcadas em óleos com muitas gorduras trans que levam a obesidade e doenças do coração e, para piorar, são servidas com uma grande quantidade de sal.

Chocolate

O chocolate com alta concentração de cacau consumido de forma moderada é ótimo para manter a pressão mais baixa. Porém o consumo de chocolate em excesso pode levar ao aumento da pressão arterial, por causa da teobromina que tem alto teor de gordura.

Bebidas açucaradas industriais

As bebidas industriais possuem grande teor de açúcar que pode levar à obesidade ou excesso de peso que pode aumentar a pressão arterial.

Carnes

As carnes são, normalmente, gordurosas e preparadas com excesso de sal. A coisa fica pior quando são consumidas em excesso aumentando os níveis de colesterol.

Comida chinesa

Na culinária chinesa a maior parte dos alimentos utilizados na comida são basicamente arroz, trigo, soja e crustáceos. Mas, também, pode conter vegetais como o brócolis, abobrinha, repolho chinês entre outros.

Mas, também, possui uma quantidade razoável de sódio, onde a maior parte se concentra no tradicional molho de soja. O sal desse molho proporciona um grande aumento de sódio no sangue, em curto período de tempo.

Biscoitos

Biscoitos e bolachas possuem uma imensa quantidade de sódio, pois ele serve para a conservar o produto.

Sopas industriais

As sopas em pó têm uma alta concentração de sódio. O melhor é, sempre, comprar os ingredientes e fazer você mesmo.

Adoçantes

Boa parte das pessoas utilizam os adoçantes pensando que esta opção é totalmente saudável, porém não é assim. Eles são uma grande fonte de sódio, afinal, são os mesmos que as indústrias aplicam em outros produtos

Miojo

Os temperos que vem junto com o macarrão tem 89% mais sódio do que uma pessoa adulta necessita.

Alimentos conservados

Para conservar os alimentos é necessária uma boa quantidade de sal, pois ele impede a decomposição rápida dos alimentos.

Outros cuidados

Além desses alimentos, existem outros que, também, proporcionam o aumento da pressão arterial quando consumidos em excesso. Nada em excesso faz bem e não vai te ajudar na uma manutenção adequada da pressão arterial, evite os excessos.

Procure usar alimentos naturais, grelhados, refogados, cozidos, produtos desnatados, frutas, verduras, legumes e use menos sal. Consuma menos açúcar, temperos prontos, industrializados, bebidas alcoólicas, deixe de fumar.

 

 

 

 

 

 

 

Leave a Reply