Primeiros socorros para o engasgo

Primeiros socorros para o engasgo
Rate this post

Você está jantando com amigos e, de repente, percebe que algo não vai muito bem, então sente que a comida literalmente parou em sua garganta e você não consegue respirar direito.

A tosse aparece, você vai ficando vermelho, sem fôlego, até que alguém finalmente o ajuda e o desengasga, salvando sua vida. A cena acima parece desesperadora, não é mesmo? Mas é algo que, infelizmente, acontece com certa frequência com adultos e,principalmente, crianças.

Aliás, com os bebês, o engasgo é algo extremamente perigoso, pois pode levar à morte dos mais pequenos, já que eles ainda não tem todos os seus músculos operando ativamente, e não sabem o que fazer caso a comida fique parada em sua garganta.

Por isso, é muito importante saber o que fazer caso você presencie uma pessoa se engasgando, seja ela adulta ou criança.

Para ajudar a orientar nesses momentos delicados, preparamos um guia com orientações de primeiros socorros para o engasgo.

Primeiros socorros para o engasgo de bebês

Quando um bebê engasga, o procedimento padrão é dar cinco tapinhas nas costas da criança, que deve permanecer de bruços e um pouco inclinada, deixando a cabeça um pouco inclinada, em direção ao solo.

É possível, ainda, alternar esses cinco tapinhas nas costas com cinco pressões no peito da criança, até que ela elimine o objeto com o qual engasgou. Se, durante esse processo,a criança começar a tossir, deixe até que o objeto seja eliminado sozinho.

Se, durante o engasgo, o bebê desmaiar ou parar de respirar, é fundamental que o adulto faça uma respiração boca a boca, para que a criança não fique sem oxigenação.

Como fazer a manobra de Heimlich em bebês

A manobra de Heimlich é a técnica utilizada para que uma pessoa elimine um objeto que está obstruindo suas vias respiratórias. Para os bebês, no entanto, os movimentos tradicionais são adaptados, para não machucar o corpo frágil dos pequenos.

Para isso, é importante que um adulto apoie o bebê em um dos braços, com a cabeça mais baixa que o corpo, e com sua boca aberta. Depois, é preciso dar cinco batidinhas nas costas, com o calcanhar das mãos, na região entre as escápulas do bebê.

Em seguida, a orientação é virar a criança com a barriga para cima, mantendo a mesma inclinação (cabeça mais baixa que o corpo) e iniciar cinco compressões embaixo do osso do peito da criança, em uma linha imaginária traçada entre os mamilos.

Esse ciclo deve ser repetido até que o bebê coloque para fora o objeto que o estava engasgando.

Primeiros socorros para o engasgo com idosos

Com o avançar da idade, o ato de se alimentar se torna mais complicado, e requer tantos cuidados quanto os necessários com uma criança. Isso porque os idosos acabam engasgando tanto quanto os pequenos, por conta do envelhecimento da musculatura usada na deglutição.

Por isso, se você estiver em um mesmo lugar que um idoso engasgado, é preciso seguir os seguintes passos. O primeiro deles é não dar água para essa pessoa, pois o líquido pode piorar os efeitos do engasgo.

Também não é recomendável induzir o vômito, colocando o dedo na garganta do idoso engastado, pois isso pode empurrar ainda mais para baixo o objeto que está obstruindo a passagem do ar.

Em seguida, observe o estado do idoso. Se ele estiver, chorando, falando ou tossindo, não coloque as mãos na garganta. Apenas o acalme e espere para que ele mesmo tente expelir aquilo que está obstruindo sua garganta.

Mas, caso o idoso esteja sufocando e respire com bastante dificuldades, o recomendável é que você aplique a manobra de Heimlich.

Para isso, se posicione atrás do idoso, feche o punho e o posicione com o polegar para dentro entre o umbigo e o osso externo. Com a outra mão, segure o seu punho e puxe ambas as mãos em sua direção, com um rápido empurrão para dentro e para cima a partir dos cotovelos.

É necessário, então, comprimir a parte superior do abdômen contra a base dos pulmões, para então expulsar o ar que ainda resta no órgão, forçando a eliminação do que está bloqueando sua garganta.

A manobra de Heimlich deve ser repetida entre cinco e oito vezes, e cada empurrão precisa ser vigoroso o suficiente para, enfim, deslocar o que o está bloqueando. Caso você perceba que o idoso está inconsciente, interrompa a manobra e inicie a reanimação cardiorrespiratória.

Primeiros socorros para engasgo com alimentos

Quem nunca comeu algo com muita pressa e, durante a alimentação, simplesmente se engasgou e ficou desesperado, sem saber o que fazer? Provavelmente todos nós, ou já estivemos nessa situação ou vimos alguém assim.

Quando isso acontecer e você estiver perto de alguém que se engasga com alimentos é preciso, inicialmente, forçar a pessoa a tossir, para verificar se as vias aéreas estão parcial ou totalmente obstruídas.

Quando a obstrução é parcial, a pessoa conseguirá tossir, falar ou respirar, e quando tossir ela poderá eliminar o objeto pela boca. Agora, se a obstrução for total, além de não conseguir tossir, você poderá verificar que os lábios desta pessoa ficarão azulados, reflexo da falta de oxigênio.

O que fazer

Em caso de obstrução parcial, não é recomendável dar tapas nas costas, já que o objeto pode se deslocar, piorando a situação. O ideal é acalmar o engasgado e pedir para que ela continue tossindo.

Agora, se isso não resolver, dê cinco tapas nas costas desta pessoa, batendo entre as omoplatas com a parte da mão que fica entre a palma e o punho. Quando nem isso adiantar, o recomendável é aplicar a manobra de Heimlich.

Primeiros socorros para engasgo com líquidos

Algumas vezes estamos tomando um copo de água e simplesmente engasgamos. Quando isso acontece, basta que a pessoa comece a tossir ou cuspir para liberar as vias áreas. Agora, quando isso não acontece, o recomendável é deitar a pessoa no chão, de lado, tentando liberar o líquido.

Primeiros socorros para quem engasga sozinho

E quando engasgamos sozinhos e não tem ninguém por perto para nos ajudar, o que fazer? Nesse caso é preciso, inicialmente, manter a calma e forçar a tosse. Caso consiga falar, peça ajuda médica.

Se a tosse não ajudar, tente fazer a mobra de Heimlich em você mesmo, apertando um pouco acima de seu estômago para, assim, forçar o objeto a ser expelido pela boca, ou deslocado para que você o engula completamente.

Leave a Reply