Saiba mais sobre a pele mista

Saiba mais sobre a pele mista
Rate this post

O que é a pele?

A pele é o maior órgão do nosso corpo e é responsável por revestir nosso corpo, protegendo nossos órgãos internos. Ela defende, age em conjunto aos outros órgãos para um bom funcionamento do organismo, controla a temperatura do corpo e atua nas funções metabólicas.

Ela é constituída por derme e epiderme, que ficam superunidos que atuam harmonicamente e cooperativamente.

A pele ajuda a:

Regular de temperatura.

Defender do organismo.

Controlar do fluxo sanguíneo.

Proteger o corpo contra agentes externos.

Agir em funções sensoriais de calor, frio, tato, pressão e dor.

Existem partes do corpo que não são revestidas por pele, mas, sim, por mucosas. As partes que não revestidas de pele são:

Os orifícios da área genital;

A nossa boca;

Os olhos;

E as superfícies genitais.

O que é a epiderme, derme e hipoderme

Epiderme:  é a parte que é mais escura e, é, uma camada córnea mais externa. É a parte de fora.

Derme:a derme é a parte mais clara, formada de tecido conjuntivo denso. Ela é formada de colágeno, glicoproteínas e fibras elásticas que dão flexibilidade.

Hipoderme:fica abaixo da derme. Ela acumula a gordura funcionando como reserva de energia e isolante térmico.

Estruturas da pele especiais

Glândulas:secretam suor ou sebo que controlam a temperatura corporal e lubrificar a pele.

Unhas:protegem a ponta dos dedos e auxiliam a mão a agarrar objetos. Elas vão se formando de células mortas, mas as unhas ficam presas na pele e continuam a crescer achatadas e queratinizadas.

As unhas oferecem um bom indício sobre a saúde da pessoa, podendo ficar quebradiças, mais finas ou deformadas devido a situações de grande estresse, períodos de febre prolongados ou por uso de drogas ou medicamentos mais fortes. Ajudam a proteger as extremidades dos dedos, área extremamente sensível e também auxiliam a agarrar os objetos.

Pelos:eles possuem habilidade sensorial que permitem a percepção de estímulos como: temperatura, pressão, tato e mecânicos. São compostos de células mortas formadas no folículo piloso da derme e produz sempre células novas que crescem e recebem melanina e queratina.

Tipos de pele

Normal

Possui uma textura saudável e aveludada, produz gordura na quantidade certa, sem brilho excessivo ou ressecamento, nela os poros são pequenos e pouco visíveis.

Seca

A pele se torna seca por causa da perda de água em excesso, normalmente, tem poucos poros visíveis, pouco brilho, e mais propensa a descamar e ter vermelhidão.

Possui maior tendência de aparecerem linhas e fissuras e, ele, ocorre por questões genéticas ou hormonais e ambientais como menopausa ou problemas na tireoide, tempo frio e seco, o vento e a radiação ultravioleta.

Oleosa

A pele é mais brilhante, espessa e oleosa, devido a uma maior produção de sebo do que o normal. Ocorre por causa de herança genética, fatores hormonais, excesso de sol, estresse e uma dieta rica em alimentos com gordura. Ela apresenta poros dilatados com maior tendência a formar acne, cravos e espinhas.

Mista

Ela tem aspecto oleoso com poros dilatados na “zona T” (testa, nariz e queixo), podendo haver acne neste local e seco nas bochechas e extremidades.

Cuidados com a pele

A pele deve ser tratada de acordo com o seu tipo.

Tenha um cuidado especial nas áreas danificadas ou mais frágeis.

Não use a força. Limpe sua pele com delicadeza e suavidade.

Mantenha a oleosidade da pele sob controle.

Cuide com e proteja seus dedos e sua virilha.

Faça esfoliação na sua pele uma veze por semana.

Não deixe sua pele ressecar.

Use água morna ao tomar banho.

Use protetor na sua pele conta os efeitos do sol.

Dê atenção nas suas manchas e pintas.

Acalme-se e relaxe a sua pele.

Beber bastante líquido como água, chás, sucos, etc. Nada de refrigerantes ou bebidas alcoólicas.

Mantenha hábitos saudáveis como: ter uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos pelo menos três vezes na semana.

Evite bebidas muito doces pois elas podem fazer surgir espinhas e cravos em sua pele devido à grande quantidade de açúcar.

Sempre escolha por alimentos naturais e evitar os que possuem alto teor de gordura.

Os melhores alimentos para a sua pele são as frutas e sucos de frutas naturais.

A pele mista e seus cuidados

Independentemente do tipo de pele que você tenha, é importante sempre cuidar dela, pois é a parte do nosso corpo que fica mais exposta. Hoje existem diferentes tipos de produtos diferentes para cuidar de todos os tipos de pele.

Na pele mista, as bochechas são mais ressecadas e possuem linhas devido a desidratação que se tornam piores no inverno.

O primeiro passo para cuidar da pele mista, é uma limpeza por no mínimo 2 vezes por dia, para isso, use leite para limpeza, gel ou uma espuma de mousse. Depois é importante usar um adstringente na área T.

O segundo passo é hidratar a pele para que possa acontecer a renovação das células no rosto. Para isso, use um hidratante próprio para as peles mistas, aplicando com movimentos circulares.

O terceiro passo é a proteção contra a exposição ao sol seja direta ou indiretamente. O aconselhável é um protetor de fator 15 para lugares fechados e embaixo do sol um de fator deve ser pelo menos 30 e que não contenham óleo ou possuam toque seco.

Cuidados extras

Faça uma esfoliação apenas uma vez por semana, na parte da testa, nariz e queixo. Use máscaras faciais com argila para clarear a pele, suavizar manchas e absorver a oleosidade do rosto, durante 20 minutos a cada duas semanas.

Antes de escolher os produtos, é bom saber o nível de oleosidade e de secura da pele em diferentes partes do rosto.

Produtos para pele mista

Os mouses, géis e espumas são ótimos aliados, não devem ter óleos na composição e não devem ser não-comedogênicos. O tipo de filtro solar ideal são os oil-free e, é importante ter bons hidratantes e cremes matificantes na região oleosa. Os cremes matificantes fecham os poros dilatados e diminui a oleosidade.

Leave a Reply