Saiba o que fazer quando um bebê engasgar

Saiba o que fazer quando um bebê engasgar
Rate this post

Um bebê engasgar pode parecer um assunto simples, mas de é extrema importância, porque envolve o bem estar da criança. A habilidade no cuido principalmente com mamães de primeira viagem é algo que tem de ser bem estudado para evitar consequências graves como o falecimento do seu bebê. No entanto, para pais e cuidadores saber o que fazer quando uma criança engasgar não requer muita complicação e as medidas são simples.

Sinais de engasgo em um bebê

 

Para começar, ficar calmo é de extrema importância para não se cometer nenhum erro, afinal cada segundo conta nessa situação para manter a vida do bebê, seguindo as orientações dos médicos:

– Veja a cor da pele da criança, se está normal e não apresenta está com alguma parte roxa, mesmo que seja de leve.

– Observe também se ele está emitindo algum tipo de ruído.

– Verifique se apresenta alguma dificuldade para respirar.

Primeiras ações quando o bebê engasgar

Assim que foi percebido o engasgamento e a criança estiver sendo alimentada, deve se no exato momento suspender o consumo, mesmo que seja amamentação ou o outro líquido que ele esteja ingerindo.

Se a criança se engasgar, mas não estiver com nenhum alimento, deve-se tomar mais cuidado, vá direto para o médico, pois a criança pode ter engolido algum objeto.

Enquanto, se direciona ao atendimento médico é possível realizar algumas dicas para tentar eliminar o engasgamento do bebê e tentar fazer a criança retornar ao estado normal.

O que fazer quando o bebê engasgar com leite ou alimentos

Se o motivo da obstrução das vias áreas da criança for claramente a ingestão de leite, seja no momento da amamentação ou consumo de qualquer outro tipo de liquido ou alimento, faça o seguinte:

– Levante imediatamente a criança para que fique na posição vertical.

– Deixe a criança tossir, para que dessa forma ela possa tentar expulsar a causa o engasgo.

– Se o bebê apresentar dificuldade de respirar incline levemente a cabeça para baixo e dê tapa leves nas costas, para auxiliar a desengasgar;

Se mesmo com todas as ações, a criança pare de respirar, vá imediatamente procurar por um atendimento médico de urgência ou ligue, se não for possível entre em contato com central de atendimento do corpo de bombeiros. 193 ou hospitalar 192.

O que fazer quando bebê engasgar com objetos

Crianças antes do 3 anos de idade a qualquer descuido colocam qualquer tipo de objeto na boca e se essa for a causa do engasgamento a situação é mais grave ainda, por esta razão o cuidado deve ser maior ainda e mais rápido:

Para começar, não tente remover o objeto com as mãos, pois assim você pode acabar empurrando ainda mais o objeto para o interior do corpo agravando mais a situação.

Se você não tiver visto o que a criança colocou na boca e ela não estava sendo amamentada, procure imediatamente por atendimento médico de urgência ou chame pelos números 193 ou 192.

Caso a criança esteja mesmo com alguma coisa presa na garganta, sente-se e segure seu bebê com um braço e coloque ele entre as suas pernas com a cabeça virada para baixo, na direção de seus joelhos, para que a cabeça do bebê fique mais baixa que o restante do corpo. Segure bem na região do queixo e dê tapas leves com o calcanhar da mão, mas firmes nas costas da criança.

Se mesmo com esses procedimentos a criança não voltar a respirar e chorar, procure ajuda imediatamente no posto de atendimento mais próximo ou entre em contato com os serviço de emergência hospitalar pelo 192 ou bombeiros 193.

 Como evitar que o bebê engasgue durante a amamentação

A prevenção é o mais indicado para não ter de vivenciar uma situação de engasgo. Então, veja algumas dicas que você sempre deve seguir para evitar que uma criança se engasgue enquanto é amamentada.

– Quando for amamentar se esqueça de deixar seu bebê inclinado, jamais deite a criança. Um famoso truque é manter o contato das barriga dele com a sua.

– Retire o seio da boca dele de vez em quando, para que ele possa respirar por alguns instantes.

– Enquanto você amamenta se seu bebê começar a tossir, incline a cabeça dele deixando ele em pé, para que consiga tossir melhor e sem correr o risco de um engasgamento.

– Finalizada a amamentação, levante o bebê com cuidado e mantenha na posição vertical com a cabeça encostada nos seus ombros, até que ele arrote. Após a amamentação, o bebê jamais deve ser colocado para dormir antes que ele arrote.

– Sempre o bebê dormir, coloque na posição de lado, para que o leite ou qualquer liquido volte e cause engasgo nele.

– É preciso ainda ficar sempre atento, para que a criança não tenha contato com peças pequenas e que possam ser engolidas.

Tem como evitar que bebê coloquem objetos na boca?

O desejo de explorar tudo pela boca é muito comum durante o primeiro ano vida de todo ser humano. Os pais não tem escolha senão permanecer vigilante para evitar ou tentar colocar coisas sujas do chão, substâncias tóxicas, como produtos de limpeza, ou pequenos objetos com os quais a criança pode se engasgar.

– Desde que seu bebê começa engatinha, vai se mover mais por toda parte, mais ele também corre mais perigo se o ambiente não estiver adaptado e não houver, um adulto vigiando.

– Situações de engasgamento por ingestão podem acontecer rapidamente, então observe seu filho constantemente.

– Guarde objetos muito pequenos, com peças soltas ou pontiagudos em um local seguro. Mantenha medicamentos, material de limpeza e venenos trancados.

– Não deixe uma criança pequena sozinha em qualquer veículo, pode haver alguma peça que solte e ela possa colocar na boca.

– Observe o local onde ele está, se não há nada caído que possa ser perigoso

Outras dicas são para você aprender regras de reanimação, manter telefones de emergência em locais fáceis no caso de você esquecer com nervosismo.

Leave a Reply