Sangue nas fezes: O que pode ser? Veja as possíveis causas!

Sangue nas fezes: O que pode ser? Veja as possíveis causas!
Rate this post

Quando o corpo não funciona da forma natural, saudável, qualquer pequeno desvio já costuma deixar a pessoa apreensiva. E essa apreensão aumenta quando a pessoa se depara com sangue nas suas fezes. Sendo uma ocorrência que não é natural, isso significa que existe um problema dentro da pessoa.

E, antes de tudo, é preciso observar como ela apareceu, quando foi que começou a observar o surgimento de sangue, a sua quantidade e com que frequência ele tem surgido. Isso tudo é para que você possa entender a razão do sangue estar surgindo ali, local onde ele não é bem-vindo.

Acontece que as causas para o aparecimento de sangue nas fezes podem ser variadas, assim como os seus tratamentos. É por isso que este texto está sendo elaborado, para que possa te informar sobre o que pode estar acontecendo com você, além de dizer o que você precisa fazer quando observar que isso está acontecendo com você.

O que pode ser o aparecimento de sangue nas fezes?

Os fatores que motivam o sangue aparecer nas suas fezes podem ser diversos, assim como a forma que se apresenta, pois aí está uma das grandes respostas do que pode estar acontecendo com você.

Se o aparecimento do sangue se dá em pequena quantidade e um pouco visível, o fator que pode estar ocasionando isso é uma lesão em algum ponto do seu sistema digestivo. Agora, se o surgimento do sangue se dá em grande quantidade, a ponto de deixar as fezes escurecidas, negras, deixando um cheio muito ruim, esse aparecimento pode estar sendo causado por uma hemorragia digestiva alta no estômago.

Se o sangue estiver com uma cor bem viva, o sangramento pode estar sendo causado por uma hemorragia digestiva baixa, que ocorre no intestino, no reto ou no ânus. Um detalhe: o ânus foi colocado aqui porque, quanto mais perto do ânus a ferida estiver, mais vermelho será o sangue.

Além dessas informações, para aumentar a quantidade de coisas que podem estar acontecendo, o sangue nas fezes pode ser resultado de:

  • Endometriose;
  • Hemorroidas;
  • Fissuras no ânus;
  • Úlcera no estômago;
  • Câncer no intestino;
  • Divertículos;
  • Má formação dos casos sanguíneos;
  • Doenças inflamatórias;
  • Pólipos intestinais.

Esse surgimento pode ser verme?

Sim. O aparecimento de sangue nas fezes também pode ser causado pela presença de algum verme no organismo. Mas para saber ao certo o que pode ser, só um médico especialista para te dar o diagnóstico correto.

Caso isso esteja acontecendo comigo, eu devo procurar um médico?

É claro que sim. Você não pode ficar perdendo tempo, adiando a sua visita ao médico. Isso porque o sangue nas fezes pode indicar diferentes tipos de causas, sejam elas mais graves ou mais amenas. E, para saber ao certo que tipo de problema ocorre contigo, somente um médico especialista poderá informar a sua situação.

Ela fará o diagnóstico correto, assim como o tratamento indicado para o seu problema. O médico poderá solicitar exames de fezes e endoscopia digestiva, procedimentos adotados para descobrir o que está causando sangramento nas suas fezes.

Fique atento quanto ao aparecimento do sangue nas suas fezes. Se isso aconteceu apenas uma vez, pode ficar tranquilo, pois pode não ser nada demais, apenas estar relacionado com algo que você comeu.

Entretanto, você deverá ficar atento caso aconteça algo do tipo:

  • O sangramento persistir nas fezes num período superior a uma semana;
  • Com o passar do período acima relatado, a quantidade de sangue nas fezes aumentar;
  • Você começar apresentar outros sintomas, como febre, cansaço, perda de apetite e dor na barriga.

E quando o sangue surge nas fezes dos bebês?

Se nos adultos o surgimento de sangue nas fezes já causa apreensão, imagina quando se observa esse aparecimento nas fezes do bebê? É claro que não será diferente e o temor será ainda maior.

Na maioria das vezes, esse problema tem relação direta com o alimento que o bebê papou, como beterraba, tomate e gelatina, que são os alimentos mais comuns oferecidos aos bebês quando eles começam a se alimentar de comidas sólidas. O corante que os alimentos possuem podem, na maioria das vezes, ser o causador do tom avermelhado que é confundido com sangue nas fezes. Mas, independente disso, o surgimento de sangue nas fezes pode estar relacionado a outros fatores, como:

  • Prisão de ventre: essa é uma das coisas mais comuns de acontecerem com os bebês quando eles estão iniciando a fase de se alimentar com leite que não é o materno, além de comidas das mais variadas que possuem poucas fibras. Isso faz com que a saída das fezes seja dificultada, ocasionando machucados na pele fina do ânus do bebê, o que faz com que ela sangre;
  • Fissura no ânus: isso pode ser o resultado das fezes do bebê que ficam duras e, quando vão ser eliminadas, acabam causando fissuras que sangram quando elas passam pelo ânus;
  • Leite de vaca: mesmo que não sejam amamentados diariamente com leite de vaca, o bebê pode desenvolver uma reação alérgica ao leite. Isso pode fazer com que sangue nas fezes surja, seja ele em formas de gomo ou tirinhas, deixando o cocô do neném mais escuro e com um cheiro mais forte;
  • Assadura: o sangue das assaduras pode ser confundido com o sangue diretamente das fezes. É por isso que deve-se observar atentamente de onde o sangue está vindo, e verificar a sua cor: se for um vermelho bem vivo, é bem provável que o motivo sejam as assaduras mesmo.

E mais: caso o sangue nas fezes venha acompanhado de febre e diarreia, é indicado que leve o bebê ao pediatra rapidamente. Caso seja detectada pela prisão de ventre ou por fissuras anais, recomenda-se que o bebê ingira bastante água, além de frutas que sejam ricas em fibras.

E sesurgir sangue nas fezes durante a gravidez?

 

Nesse caso, é muito comum que surjam hemorroidas e fissura anal, que podem ser os causadores disso. Mas também pode ser que a causa seja uma úlcera gástrica ou pólipo intestinal.

Você deverá observar como o sangue tem surgido, assim como se existem outros sintomas. Recomenda-se a consulta ao médico, imediatamente, caso você perceba:

  • Altas quantidades de sangue nas fezes;
  • Febre e diarreia;
  • Alguma doença nos últimos dias;
  • Sangramento anal mesmo sem evacuar.

Leave a Reply