Sintomas de gravidez

Sintomas de gravidez
Rate this post

 

A gravidez é a fase mais incrível na vida de uma mulher. Apesar da alegria e excitação, também, surgem outros tipos de sentimentos como medo, irritação, desânimo, desespero, insegurança, etc. E, para trazer mais drama a sua vida, aparecem os sintomas.

Sinais que podem indicar uma possível gravidez

 

Atraso da menstruação

Esse é o principal fator a ser observado, sendo o sinal mais clássico de que você está grávida.

Os enjoos e vômitos

Eles podem começar a partir de duas semanas de gravidez, durando por até três meses. São mais recorrentes pela manhã e são causados pelos hormônios envolvidos na gestação, aumentando a quantidade de saliva.

Sono, digestão lenta e sensação de estômago cheio

Após as refeições, a vontade de dormir é grande e você se sente completamente cheia. Isso acontece pelo aumento da ação da progesterona no organismo que, também, diminui os reflexos, os movimentos dos intestinos e memória.

Muita vontade de fazer xixi

As grávidas vão mais vezes ao banheiro, porque a bexiga fica comprimida devido ao aumento de tamanho do útero.

Manchas na pele

Com a gravidez vem um aumento da produção de melanina, já nos primeiros dias de gravidez. Isso pode causar alteração na color dos mamilos, que ficam cada vez mais escuros e, com o tempo, atinge, também, o abdômen.

A exposição excessiva pode deixar o rosto manchado, também.

Aumento das mamas

Na sexta semana de gravidez, é possível perceber o aumento nas mamas. Elas se tornam inchadas e sensíveis com o mamilo muito mais sensível e escurecido por causa do estrógeno e da prolactina.

Cólica e sangramentos

O início da gravidez, os sintomas são muito parecidos com os do período pré-menstrual. Isso acontece devido ao aumento no tamanho do útero e vascularização para levar nutrientes para o feto.

Nas primeiras semanas, podem haver, pequenos sangramentos, devidos a fixação do embrião na parede do útero.

É preciso ter certeza da gravidez

Para ter certeza de que está grávida tem que fazer exames de sangue e o de urina.

Exames de sangue: são os mais confiáveis e possibilitam o diagnóstico em até quatro dias antes do atraso da menstruação. O teste pode ser feito em laboratórios sem prescrição médica.

Exames de urina:quando se está grávida, o hormônio hCG é encontrado na urina, porém o acerto é maior com exame feito 15 dias após o atraso menstrual.

Exames de farmácia: segue como um exame de urina que busca o hormônio da gravidez. Mas ele pode falhar de 30 a 40% das vezes,por causa da forma e do tempo em que ficou guardado na drogaria ou farmácia.

O exame de ultrassom: é possível detectar a gravidez na ultrassonografia, porém a certeza só vem, depois de cinco a seis semanas de gestação.

Sintomas da gravidez

O sangramento vaginal

Ele ocorre de forma discreta e, é um, dos primeiros sinais de uma gravidez. Mas não acontece com todas as mulheres e, as que tem o sangramento, não o reconhecem como um sintoma de gravidez, na maioria das vezes.

Pode acontecer uma leve cólica abdominal e próximo da época da menstruação, parecendo uma menstruação que veio fraca.

Atraso na menstruação

O primeiro sintoma de gravidez para a maioria das mulheres é o atraso da menstruação.Isso é o que leva a maioria das mulheres a fazerem o teste de gravidez.

Mas não são todas as mulheres que possuem facilidade em reconhecer a menstruação atrasada porque possuem ciclos menstruais irregulares.

Maior sensibilidade nos seios

O aumento da sensibilidade das mamas pode acontecer antes do tempo, apenas duas ou três semanas após a fecundação. Em alguns casos tocar nos seios ou vestir um sutiã pode se tornar um incômodo.

Cólicas e dores abdominais

A gravidez pode levar um desconforto na parte inferior do abdômen ou sensação de inchaço na barriga, que, também, se parecem com os sintomas pré-menstruais.

Esses sintomas podem aparecer no primeiro, segundo ou terceiro trimestre de gravidez.

Náuseas e vômitos

As náuseas e vômitos aparecem na 6ª semana de gestação. Porém, existem mulheres com esses sintomas já na 4ª ou 5ª semana. Esses são os sintomas típicos do primeiro trimestre, mas vão desaparecendo no segundo trimestre.

Há mulheres que não conseguem se alimentar de forma adequada por causa dos enjoos intensos.

Aumento dos seios

As mamas costumam ficar maiores, levando a uma sensação de inchaço. O aumento é causado por alterações hormonais que estimulam o desenvolvimento das glândulas mamárias para a amamentação.

Mudanças na cor dos seios

Os hormônios da gravidez fazem as mamas das grávidas mudar. O comum é o escurecimento dos mamilos e o aparecimento das veias dos seios. Isso vai até o fim da amamentação, também, podendo ter o surgimento dos pequenos nódulos localizados nas aréolas que mantêm o mamilo lubricados.

Os desejos e mudanças no paladar e olfato

Algumas mulheres sentem grande desejo por certos alimentos e sentir aversão a outros.

A mudança do paladar é um outro sintoma muito comum de gravidez, onde doces podem passar a serem doces demais ou terem um odor muito forte, causando náuseas.

Gases

Ocorre aumento de gases nas primeiras semanas da gravidez, aumentando a necessidade de arrotar e de soltar pum.

Tonturas

Acontece por causa do conjunto de hormônios que passam a atuar no corpo. Eles podem levar grávidas a sentirem tonturas, por causa queda de pressão, baixa nos níveis de açúcar do sangue, anemia, aumento da respiração, pouca alimentação devido aos enjoos, entre outras coisas.

Mudanças de humor

As mudanças no humor são comuns, levando a mulher grávida sentir em segundos, mudanças de alegria, tristeza, saudade ou explosão de raiva e irritação.

Existem mais sintomas como constipação intestinal, inchaço abdominal, cansaço, sono excessivo, vontade frequente de urinar, dor de cabeça e, até, acne.

Quanto mais cedo for detectada a gravidez, mais cedo ela pode começar seu pré-natal. E tomar as medidas corretas como controlar a glicose, melhorar a alimentação, usar suplementos, controlar a pressão, evitar o consumo de álcool ou medicamentos nocivos ao bebê.

Leave a Reply