Terapia psicológica: Conheça as vantagens e descubra se realmente funciona

Terapia psicológica: Conheça as vantagens e descubra se realmente funciona
Rate this post

Você já se perguntou o que é a terapia psicológica e como pode ser benéfica para você, mesmo que aparentemente você não tenha nenhuma necessidade específica dela? Se não ou sim, não importa porque neste artigo você descobre como funciona.

O que é terapia psicológica?

A essência da terapia psicologia é analisar problemas à medida que são apresentados e ajude as pessoas a aprender a se “desamarrar” deles sozinhas. Ela é feita falando sobre o que preocupa você; A partir desse diálogo, surge uma compreensão mais profunda do problema, suas causas e consequências e como resolver.

Esse entendimento é fundamentado em experimentos em conjunto entre o paciente e o terapeuta para testar o que aprenderam e gerar uma mudança no mundo real ,além da sessão terapêutica.

Além disso, no início do processo, os indicadores que explicam o sucesso são definidos, eles informam a cada etapa se você está indo na direção certa. Isso garante a relevância e a eficácia do trabalho e corrige rapidamente abordagens errôneas.

Como saber se devo fazer terapia psicológica?

 

A terapia começa quando algo não acontece como deveria. Qualquer coisa que gere desconforto para qualquer pessoa ou pessoas (grupo ou família) pode mover indivíduos a buscar ajuda.

Uma criança que age com rebeldia, uma pessoa que lava as mãos constantemente ou talvez algo que deveria acontecer e não esteja, uma pessoa que prefere se trancar em casa, um casal cuja vida sexual não funciona considera-se que uma terapia psicológica ajudaria, nesses exemplos.

Algo pode ser considerado como uma patologia ou desordem, mas também pode não ser e simplesmente consistir em um problema e mal-estar recorrentes e irritantes: a dificuldade de progredir após uma perda, problemas nos relacionamentos, problemas com as crianças, etc. Tudo isso pode levar você a uma terapia.

Em qualquer caso, algo não acontece como deveria e uma ou mais pessoas se sentem afetadas e dispostas a agir para resolvo. Essa ação é ir ao terapeuta.

Uma pessoa, um casal, toda a família ou em parte pode vir; dependendo da situação . A terapia trabalha com aqueles que vêm, embora às vezes possa, se necessário, chamar outras pessoas ligadas à dificuldade.

Quão eficaz é terapia psicológica?

Esta forma de trabalhar permite que você obtenha benefícios mesmo em casos severos. A gravidade não tem a ver com a profundidade da desordem ou patologia subjacente, mas com a medida em que invade os diferentes espaços da vida das pessoas.

Imagine um país que está sofrendo um ataque inimigo. Quanto maior o território ocupado pelos exércitos invasores, mais tempo levará para os defensores se organizarem, reunir soldados e suprimentos para vencer a batalha e expulsar os oponentes.

O mesmo acontece na terapia. Se o problema ocorrer apenas no trabalho, ou apenas em relação a certas pessoas, etc., será mais fácil e mais rápido resolver do que se ocorrer com seus pais, parceiros, irmãos, colegas de trabalho, etc.

Tempo da terapia psicológica

Assim, dependendo da gravidade do caso, uma terapia pode durar entre uma e vinte sessões ou mais. No entanto, a maioria das pessoas consegue uma melhora significativa e satisfatória nas primeiras cinco ou dez sessões.

As razões pelas quais fazer terapia psicológica

Se você ainda não está convencido de todas as vantagens de tem quando ao ir ao psicólogo, então pode deixar dúvidas. Estes são todos os benefícios que a terapia psicológica pode oferecer a você e à sua saúde.

Ajuda você a se conhecer

Não é que você não se conhece agora, mas se você está se perguntando quando pode precisar de ajuda psicológica, talvez este seja o momento. Na dúvida se os psicólogos realmente ajudam, há algo realmente positivo nessa ajuda, porque você ficaria surpreso com as coisas que pode descobrir sobre si mesmo

Se no mundo em que você vive não há tempo para nada e o que tem que fazer é se dedica para descansar. Raramente as pessoas param para pensar sobre seus objetivos, sonhos ou crenças. Se simplesmente tem obrigações e tem que fazer as coisas, sem sentido.um terapeuta pode ajudar com isso.

Além de obter um tempo quando você parar para pensar sobre todas essas coisas, o psicólogo vai dar indícios para que você possa entender melhor seus desejos, suas preocupações, seus medos e inseguranças e, o psicólogo irá ajudar a aprender a tomar decisões com base na pessoa que você realmente é, não na que você espera que seja.

Ensina a resolver conflitos

Cada um de nós tem um jeito de encarar as coisas e cada pessoa prefere as suas. Isso não precisa mudar, mas se você consultar um psicólogo poderá informar sobre novas formas de gerenciar conflitos de uma maneira melhor. Portanto, um dos pontos a favor de uma terapia psicológica é que ela ajuda pessoalmente e socialmente. Trata-se de se acostumar com esses tipos de circunstâncias que até agora foram desconfortáveis ​​para você.

Além disso, o profissional também pode ajudar a ver os conflitos de uma nova perspectiva, para que eles não o afetem tanto e que você possa aprender com eles. É para curar as emoções ressentidas e experimentar um método de enriquecimento pessoal.

Leva você pelo caminho da inteligência emocional

O modo como se administra as emoções é de vital importância na existência. Saber como se é, amar a si mesmos, aceitar a da forma que é e usar as melhores armas são traços de inteligência emocional que levam na vida, no caminho do sucesso.

O ruim é que essa qualidade é aprendida de pequeno, e a maioria das pessoas não foi educada, nesse sentido, mas não recebe uma educação adequada. Aprender as bases para melhorar a inteligência emocional nos ajudará em nossa vida, e também nos dará as qualidades para educar nossos filhos da mesma maneira.

Participar de terapia pode ajudar você a amar mais e desenvolver o seu próprio amor, a aceitar que há coisas na vida que acontecem e você não pode muda e usar as melhores qualidades para ter sucesso na vida. Tudo isso se traduz em fortalecer autoestima para que você possa seguir em frente.

Pode mudar seu cérebro

Estudos neurológicos recentes determinaram que a terapia psicológica pode produzir mudanças no cérebro, como a meditação. A terapia tem o poder de mudar as estruturas cerebrais e melhorar. São sessões que podem ajudar você a se sentir melhor, ter uma boa saúde mental.

Leave a Reply