Tudo sobre a ninfoplastia

Tudo sobre a ninfoplastia
Rate this post

Um dos procedimentos estéticos mais realizados no Brasil, a ninfoplastia leva todos os dias milhares de mulheres para a mesa de cirurgia, em busca de procedimentos estéticos para rejuvenescer uma área delicada de seu corpo: a vagina.

Você já teve curiosidade em fazer uma ninfoplastia? Sabe o que significa ou como fazer esse procedimento? Não? Então esse texto é para você. Aqui contaremos tudo o que você precisa saber sobre ela.

O que é a ninfoplastia?

Conhecida também como labinoplastia, a ninfoplastia é uma cirurgia plástica onde há a redução dos pequenos lábios vaginais nas mulheres que tem hipertrofia na região.

Ou seja, ela é indicada para as mulheres que apresentam os pequenos lábios muito grandes. Essa alteração, embora não provoque problemas físicos, causa enorme constrangimento para elas, principalmente na hora do sexo.

A ninfoplastia é uma cirurgia relativamente rápida, e dura cerca de uma hora. Em geral, a mulher precisa ficar apenas uma noite internada, recebendo alta no dia seguinte.

No entanto, a recuperação é um pouco desconfortável. Por isso, os médicos recomendam que a paciente fique em casa, evitando ir trabalhar nos primeiros cinco dias depois do procedimento.

Quem pode fazer a ninfoplastia?

Por se tratar da redução dos pequenos lábios da vagina, a ninfoplastia pode ser realizada quando os pequenos lábios são muito grandes; quando eles provocam desconforto durante as relações sexuais ou quando causam desconforto, vergonha ou baixa autoestima.

No entanto, por se tratar de um procedimento cirúrgico, a recomendação é de que, antes de realizada a cirurgia, a paciente fale com seu médico e esclareça todas as dúvidas que possam surgir.

Como a ninfoplastia é feita?

A ninfoplastia é uma cirurgia simples, sendo realizada em ambulatório, com aplicação de anestesia local, raquidural, com ou sedação, e dura de 40 minutos a uma hora.

Durante esse período, o medico irá cortar os pequenos lábios e costurar suas bordas, de uma forma que a cicatriz não seja vista.

A sutura da região é feita com fios absorvíveis, que são absorvidos pelo organismo, eliminando a necessidade de um retorno ao médico para a retirada dos pontos.

Em geral, uma mulher que se submete à ninfoplastia tem alta no dia seguinte ao procedimento, retornando ao trabalho e suas atividades diárias cinco dias depois da intervenção.

Entretanto, é necessário aguardar de três semanas a um mês para voltar a ter relações sexuais e fazer exercícios físicos.

Outra forma menos agressiva de realização da ninfoplastia é via laser. Aqui, a luz dos raios diminui o tamanho dos pequenos lábios, sem a necessidade de que sejam feitos cortes na região.

Além de facilitar a recuperação, o uso de raios laser durante o procedimento estimula a produção de colágeno na área, deixando os pequenos lábios com um aspecto mais rejuvenescido.

Quais os benefícios da ninfoplastia?

Se submeter à ninfoplastia traz enormes benefícios à autoestima das mulheres que sentem vergonha de seu próprio corpo, ou se sentem mal porque seus pequenos lábios são maiores do que o normal.

Além disso, o procedimento previne infecções, pois pequenos lábios muito volumosos podem acumular secreções de urina, causando infecções. A região pode, também, ser muito friccionada, ocasionando feridas.

O procedimento melhora, ainda, o desempenho sexual, pois pequenos lábios muito grandes causam dor durante a relação ou, ainda, deixam a mulher constrangida diante de seu parceiro.

Todas as mulheres que se submeteram à ninfoplastia relataram se sentir muito mais confortáveis com qualquer tipo de roupa, incluindo as mais justas, pois seus lábios vaginais já não eram tão grandes a ponto de incomodá-las quando utilizavam lingerie ou calças jeans, por exemplo.

Como é a recuperação depois de uma ninfoplastia?

Depois da cirurgia, a região íntima fica um pouco inchada, avermelhada e com marcas arroxeadas, algo totalmente normal e esperado.

Aqui, a mulher deve repousar por três dias, permanecendo recostada na cama ou no sofá com apoio de almofadas, e também usar roupas leves e folgadas.

Mesmo que a recuperação não seja semelhante em todas as mulheres, a cicatrização completa acontece depois de seis meses.

Higienização

Durante o período de recuperação, é importante tomar alguns cuidados. Por exemplo, a região da vagina deve estar sempre limpa e seca.

Devem ser colocadas compressas geladas no local, sobretudo nos primeiros dias, para aliviar a inflamação e combater o inchaço. Essas compressas devem ser colocadas durante 15 minutos, três vezes ao dia.

Depois que a mulher urinar ou defecar, deve sempre lavar a região com água fria ou soro, aplicando ainda uma solução antisséptica com uma gaze limpa.

Pode ser necessário ainda colocar uma camada de pomada cicatrizante, com ação bactericida, para evitar coceira durante a cicatrização, evitando também infecções.

Além disso, deve ser utilizado absorvente íntimo grande, capaz de absorver o máximo de sangue, mas sem que pressione a região. A calcinha nesta fase deve ser de algodão e larga o suficiente para que a mulher se sinta confortável nos primeiros dias depois da cirurgia.

Para diminuir as dores que podem aparecer nos primeiros dias, a mulher pode tomar um grama de paracetamol a cada oito horas, para aliviar a sensação dolorosa e de desconforto nos primeiros três dias.

Restrições

Quem se submete a uma ninfoplastia não deve dirigir nos primeiros dias depois do procedimento, porque a posição do motorista é desconfortável e pode provocar dor e sangramento.

Também não é recomendável fumar ou consumir bebidas alcoólicas até dez dias depois da cirurgia.

Quem não deve fazer a ninfoplastia?

Como em todo o procedimento cirúrgico, a ninfoplastia é desaconselhada em alguns públicos.

Por exemplo, não devem se submeter ao procedimento mulheres com diabetes descontrolada, hipertensão e insuficiência cardíaca. O procedimento também não deve ser feito durante a menstruação, porque o sangue menstrual deixa a região mais úmida e, assim, mais propensa a infecções.

Quanto custa a ninfoplastia?

Embora se trate de um procedimento simples, a ninfoplastia não é barata. A paciente, que não tem um plano de saúde que cubra o procedimento, precisa arcar com várias despesas.

Uma delas é a consulta com o cirurgião plástico, que pode custar até R$ 300 por visita. Em seguida há o custo do procedimento, que pode alcançar até R$ 6 mil, dependendo do hospital escolhido, da equipe médica e do atendimento recebido.

 

 

 

 

 

 

Leave a Reply