Tudo sobre o leite de magnésia

Tudo sobre o leite de magnésia
Rate this post

O leite de magnésia é um dos produtos mais tradicionais conhecidos pelas pessoas que buscam remédios baratos para problemas simples, como a queimação de estômago ou dificuldades para completar a digestão.

Muito popular, esse produto pode ser adquirido em qualquer farmácia sem receita e tem preços bastante convidativos, o que o torna a primeira opção para quem está com problemas depois daquele almoço especial.

Mas, você sabia que, além de ajudar na digestão, o leite de magnésia pode ser utilizado até mesmo como cosmético? Não? Então esse texto é para você. Reunimos tudo o que você precisa saber para aproveitar o que há de melhor no leite de magnésia.

O que é o leite de magnésia?

O leite de magnésia é um produto composto, em sua maioria, por hidróxido de magnésio. Esse produto atua sobre a acidez exagerada do estômago, aumentando a retenção de água no interior do intestino e amolecendo as fezes, melhorando a movimentação intestinal.

Para que o leite de magnésia serve?

Quando pensamos no leite de magnésia, a primeira coisa que vem à nossa mente é o alívio da acidez quando exageramos em pratos muito picantes.

Isso acontece porque ele ajuda na má digestão, além de tratar dores de estômago, pois é alcalino e neutraliza a acidez estomacal, reduzindo a queimação.

No entanto, ele é bastante utilizado também no tratamento da prisão de ventre, já que ajuda a melhorar a movimentação do bolo fecal e favorece sua eliminação.

Mas essas não são as únicas utilizações do leite de magnésia. Ele é muito bom, por exemplo, para reduzir a oleosidade da pele e desentupir os poros; ajuda a reduzir os pelos da face e também reduz a acne, graças à sua ação adstringente.

Além disso, o leite de magnésia diminui a pressão arterial, fortalece os músculos e diminui a enxaqueca provocada pela menstruação, além de reduzir os odores fortes das axilas e dos pés, já que neutraliza os ácidos causadores do odor do suor.

Fazer bochechos com o leite de magnésia ajuda a combater o mau hálito, e no mundo cosmético, ele clareia as manchas da pele e a refresca, depois de um tempo de exposição ao sol.

Porque usar o leite de magnésia?

Estudos recentes indicaram que a deficiência de magnésio está relacionada a problemas de saúde, como a enxaqueca, problemas cardíacos e no fígado.

Por isso, ingerir o leite de magnésia regularmente ajuda a regular os índices de magnésio no organismo, trazendo uma grande melhoria para a saúde.

Quando a concentração de magnésio está em níveis normais, o corpo consegue absorver mais facilmente outros elementos, como o cálcio, o ferro, o potássio, a vitamina D e o zinco.

Como o leite de magnésia deve ser tomado?

Quando utilizado oralmente, o leite de magnésia deve ser utilizado de acordo com uma dosagem adequada, que varia segundo a idade de quem vai consumir o produto e o efeito desejado.

Laxante

Quando utilizado como laxante, deve-se seguir as seguintes dosagens: para adultos, o recomendado é tomar de 30 a 60 ml por dia; para as crianças entre 6 e 11 anos, a dosagem correta é de 15 a 30 ml por dia e para as crianças entre os 2 e 5 anos, o ideal é fornecer até 5 ml, três vezes ao dia.

Atenção: se você decidir usar o leite de magnésia como laxante, não deve fazê-lo por mais de três dias sem consultar o médico. Isso vale para adultos ou crianças.

Antiácido

Como antiácido, o leite de magnésia deve ser utilizado respeitando as seguintes dosagens.

Para adultos e crianças com mais de 12 anos, o recomendado é tomar de 5 a 15 ml, até duas vezes ao dia. Crianças entre 2 e 11 anos devem tomar 5 ml, até duas vezes por dia.

Neste caso, não é recomendado utilizar o leite de magnésia por mais de 14 dias seguidos sem a orientação médica.

Na pele

O leite de magnésia também pode ser utilizado para o tratamento cosmético, sendo aplicado diretamente na pele.

Aqui, ele pode reduzir a oleosidade e combater as bactérias que causam espinhas e cravos.

Para isso, é preciso diluir o produto antes de utilizá-lo, respeitando a seguinte medida: 20 ml de leite de magnésia diluído em 20 ml de água. A solução deve ser passada no rosto em seguida, utilizando algodão para a aplicação.

Leite de magnésia ajuda a emagrecer?

Algumas pessoas que usam o leite de magnésia costumam dizer que o produto ajuda a emagrecer, convencendo outras a incluí-lo em sua dieta. Afinal, isso é verdade?

Não exatamente. Como ele tem efeito laxativo, essa aparente perda de peso acontece apenas porque ele estimula a perda de líquido. Ou seja, você perde água, e não gordura corporal.

Quando o corpo perde água ele se desidrata, e essa desidratação pode fazer muito mal para a saúde. Então, se você quer realmente emagrecer, faça uma dieta de verdade, mas não apele a laxantes para isso.

Grávidas podem utilizar o leite de magnésia?

Em geral, o leite de magnésia não provoca problemas de saúde. No entanto, se você está grávida e está pensando em utilizar o produto, é importante que procure o seu médico antes de utilizá-lo.

Caso seja necessária a suplementação de magnésio, e você não possa utilizar o leite de magnésia, pode repor o mineral com o consumo de alguns alimentos, como a castanha ou a linhaça.

O mesmo cuidado vale para as mulheres que estão amamentando. Não tome nenhum remédio antes de consultar o seu médico.

Quais as reações adversas que posso sentir ao usar o leite de magnésia?

Tomar o leite de magnésia é bem seguro e não causa grandes efeitos colaterais. A grande maioria deles está relacionada ao uso em dosagens acima do indicado.

Quando isso acontece, as pessoas podem relatar diarreia ou dores abdominais, que passam rapidamente quando você para de utilizar o remédio.

Quem não pode usar o leite de magnésia?

O leite de magnésia pode ser utilizado por qualquer pessoa, porém alérgicos ao hidróxido de magnésio ou portadores de doenças renais não devem utilizar o produto.

Leave a Reply