Tudo sobre os testes de gravidez

Tudo sobre os testes de gravidez
Rate this post

Algumas vezes, é a notícia mais aguardada por um casal ou apenas por uma mulher. Em outras, sua confirmação é capaz de virar a vida de uma pessoa de cabeça para baixo.

Seja em uma ou outra situação, descobrir estar grávida muda a vida de uma mulher, que pode ou não estar preparada para esse evento tão incrível e ao mesmo tempo tão assustador.

Por isso, os testes de gravidez são tão importantes, afinal é com eles que uma pessoa poderá descobrir se está ou não esperando um bebê.

Você sabe como um teste de gravidez funciona? É capaz de distinguir um falso positivo de uma confirmação real ? Não? Então esse texto é para você.

Aqui contaremos tudo o que é preciso saber para não cair em armadilhas e utilizar o teste de gravidez da maneira correta.

O que é o teste de gravidez?

O teste de gravidez é um exame onde é verificada a dosagem do hormônio beta hCG, o hormônio da gravidez. Ele constata ou descarta a gestação.

Esse hormônio aparece apenas em mulheres grávidas, pois é produzido pelo feto e passa para a circulação das mães, podendo aparecer no sangue ou na urina, fruto da filtragem do sangue pelos rins.

Por isso, para que a gravidez seja detectada, é possível realizar exames tanto de sangue como de urina. Este último pode ser feito com kits comprados em farmácias.

Eficácia

Em geral, os exames de sangue, feitos em laboratórios, são mais sensíveis e detectam a gravidez com bastante precisão.

No entanto, os testes de farmácia também não pode ser descartados, afinal apresentam resultados bastante precisos.

Aliás, os fabricantes afirmam que tais testes podem detectar a presença de hCG na urina a partir do primeiro dia de atraso menstrual e com boa certeza após a terceira semana de gestação.

Além disso, eles são muito práticos e tem custo baixo, podendo ser feitos na casa da mulher, apenas com uma pequena amostra de urina.

Rapidez

Tanto o exame de sangue como o de urina oferecem resultados rápidos, porém o exame de farmácia apresenta o resultado em poucos minutos. No teste de sangue, a resposta pode demorar até 24 horas.

Quais os tipos de testes de gravidez?

Conforme comentamos um pouco acima, existem dois tipos de exame para a detecção de uma gravidez: o teste de urina e o de sangue. Uma mulher pode realizar os dois exames, para ter certeza do diagnóstico é necessário fazer um exame de sangue.

Isso é necessário porque, embora sejam capazes de identificar a presença de hCG na urina, a concentração desse hormônio no fluído eliminado do corpo é muito menor do que no sangue, fazendo com que ele não seja identificado logo no início da gestação.

Agora que você já sabe quais testes de gravidez existem, é hora de conhecer um pouco mais sobre cada um deles.

Exame de sangue

Para fazer o exame de sangue que detecta a gravidez não é necessário estar em jejum, e ele pode ser feito em qualquer laboratório, sem uma solicitação prévia do médico. Em geral, o resultado do teste demora 24 horas para ser liberado.

No teste de sangue, existem dois tipos: o qualitativo e o quantitativo. Os dois são capazes de detectar a presença de hCG no sangue, mas a forma como apresentam esses resultados os tornam diferentes.

No teste qualitativo, por exemplo, é informada apenas se o teste de gravidez deu positivo ou negativo. Já no teste qualitativo, são obtidas mais informações, como o acompanhamento da doença trofoblástica gestacional, a gravidez ectópica ou, ainda, de tumores germinativos ou de casos de aborto.

O teste qualitativo pode, ainda, indicar o período de gestação. No entanto, para que esse período seja identificado de forma precisa é recomendado que o teste de sangue seja combinado com o exame de ultrassom.

Teste de urina

Conhecidos também como testes de farmácia, os kits para testes de urina podem ser comprados sem receita médica e tem um custo muito baixo, girando em torno de R$ 3, o que os torna muito acessíveis.

Além disso, oferecem resultados bastante confiáveis em quase 100% dos casos e a realização do teste é muito rápido, com o resultado sendo informado em menos de cinco minutos.

Embora algumas marcas digam que seus testes são capazes de atestar a gravidez até quatro dias antes do atraso menstrual, o indicado é que esse tipo de teste seja feito depois do primeiro dia de atraso, pois antes dessa data é possível lidar com falsos negativos.

Caso o teste de farmácia apresente resultado negativo, mas a menstruação permaneça atrasada ou apareçam sintomas de gravidez, o teste deve ser repetido após três dias.

Tipos de testes de farmácias

Ao contrário do exame de sangue, que é feito de uma única maneira, no teste de farmácia existem formas diferentes de utilização para o diagnóstico da gravidez, embora todos funcionem da mesma forma (identificando o hCG em uma pequena amostra de urina). Confira cada um deles.

Tiras

Neste teste, a detecção da gravidez é feita com a ajuda de tiras ou hastes. O kit pode ou não ser acompanhado de um copinho coletor de urina.

As tiras são feitas de papel, corante e anticorpos reagentes, e vem dentro de pacotinhos plásticos ou de sílica, lacrados. Sua eficácia é de 99,9% e o resultado aparece entre 1 a 3 minutos.

Caneta

Teste muito parecido com o da fita, ele pode ou não ser acompanhado de um frasco coletor de urina, e deve ser colocado diretamente no jato de urina.

Nesse tipo de teste, o resultado aparece com um ou dois riscos, indicando negativo ou positivo, respectivamente.

Digital

Nos testes digitais, a forma de fazer o exame é semelhante ao feito com hastes ou fitas. A diferença fica por conta da forma como esse dado é relevado, por meio de uma tela digital.

Aqui, o medidor do aparelho indicará se a urina contém quantidades elevadas de hCG. Esse teste possui precisão superior a 99% e é capaz de identificar a gravidez até quatro dias antes do atraso menstrual.

Em algumas marcas, é possível encontrar o teste quantitativo digital. Ou seja, quando o resultado é positivo, o medidor informa há quantas semanas a mulher está grávida.

Segundo os fabricantes, a precisão sobre o tempo de concepção pode alcançar até 92%.

Líquido

Nesse teste, o exame é feito através de uma fita, porém o resultado é dado de forma diferente. Ao invés de surgir uma ou duas tirinhas, há mudança na coloração.

Ou seja, quando o resultado é positivo, o aparelho fica azul. Quando o resultado é negativo, ele poderá ficar vermelho ou amarelo.

 

 

 

 

 

Leave a Reply