Veja dicas para ficar hidratado no verão

Veja dicas para ficar hidratado no verão
Rate this post

Você já deve saber que beber água é fundamental para a saúde física como mental, ainda mais no verão. Com tanta coisa para fazer no dia a dia, é provável que você acabe esquecendo e com o calor excessivo você transpira e pode terminar ficando desidratado.

Assim, sua pele e cabelo ficam com aspecto descuidado, você se sente mais cansado e consequentemente, não desempenhar suas tarefas muito bem entre outros fatores. Felizmente, há truques para que você se mantenha hidratado mesmo nos dias mais quentes.

Por que é bom você se hidratar?

Você já deve saber que seu corpo precisa de cerca de 2 litros de água por dia para funcionar muito bem. O problema é que com o calor ou atividade física, se perder uma boa dose dessa água e, portanto, essa perda deve ser reposta. A falta da ingestão da água ocasiona diversas disfunções no seu organismo resultante da desidratação que pode ser:

Leve: os sintomas são menos intensos e com um copo d’água você consegue resolver a questão É fácil perceber pela boca e pele que ficam secas;

Moderada: nessa faze você já começa a passar por alguns incômodos como dor de cabeça, sonolência, tontura ou fadiga. Nesse caso, é preciso vários copos d’água para restabelecer o equilíbrio de água no seu corpo, a cada meia hora você deve consumir líquidos.

Grave: neste estágio, os sintomas ficam com a pele fria e pegajosa, respiração pesada, câimbras, tonturas, vômitos e, até desmaio. Nesse nível, mesmo que ingira muita água não vai adiantar. É necessário que você tome soro fisiológico para repor também os sais minerais.

Para uma pele bonita, um organismo com mais energia e sem mal estar, é indicado que você faça algumas adaptações para evitar esses contratempos e ainda curtir o verão sem ter que parar para se preocupar com sua saúde.

Mantenha-se hidratado no verão

No inverno você pode se desidratar, mas as chances de isto ocorrer é muito menor do que no verão, época que a transpiração aumenta e várias quantidades de água são perdidas. Então, as opções que você tem para se hidratar estão os líquidos.

Água

Com ou sem gás, na versão normal ou mineral, todas reequilibram sua saúde. Para aqueles que não têm o habito de beber esse liquido e sempre se esquece de fazer isso a dica é só deixar uma garrafa por perto, pode ser na bolsa, na mesa do trabalho ou em qualquer lugar próximo a sua visão.

Caso você se esqueça de levar a água, outro truque é colocar um alarme no celular para não esquecer o liquido todos os dias. Além disso, você ainda pode programar o smartphone para lembrar você de hora em hora para tomar a água.

Tem aplicativo que são criados com objetivo de estimular a sua ingestão de água, alguns recomendados são o Waterbalance e o Water your body.

Esses aplicativos vêm com uma configuração avaliando a sua altura, peso e idade já calcula a quantidade indicada para seu corpo ingerir por dia, ao mesmo tempo em que lembra você dos horários que deve fazer isso.

Água de coco

Se você não gosta muito de beber agua pura outra ótima solução é a água do coco que tem saber agradável, repor a água do corpo junto com seus eletrólitos perdidos através do suor. A água de coco também é cheia de vitamina e sais minerais, além de não complicado encontrar em qualquer mercado ou lanchonete, sem falar que em determinados locais ainda pode ser tomada direto da fruta.

Isotônicos

Atletas e quem pratica exercício por cerca de 1 hora são os que mais consomem as bebidas isotônicas, porque são ótimas para manter o corpo hidratado. Isso, porque, esse tipo de liquido, que são conhecidos muitas vezes como Gatorade, repõem o sódio e carboidratos além da água perdida pelo organismo durante a atividade física.

É importante destacar que os isotônicos não são recomendados para pessoas que não fazem nenhum tipo de atividade física.

Frutas

Outra alternativa que sempre hidrata e ainda traz bastantes benefícios são as frutas que são compostas de inúmeras vitaminas e ainda agem como fonte de energia. Todas as frutas são benéficas, no entanto existem algumas que hidratam mais água pela quantidade de água que possuem. Entre elas estão:

Melancia

Abacaxi

Melão

Laranja

Maçã

Morango

Manga

Preparar salada de frutas ou consumir sorvetes é mais uma maneira que você consegue ficar hidratado e ainda se delicia mais com o sabor do alimento.

O que não serve para hidratar?

Da mesma forma, que existem líquidos e alimentos que são ideais para manter a hidratação, há outros que é recomendado você evitar quando a questão estiver relacionada a repor líquidos. Alguns exemplos são:

Bebidas alcoólicas: apesar estarem no formato líquido seu conteúdo tem efeito adverso. O etanol é o principal ingrediente desse liquido e ele é responsável por diminui a produção do hormônio antidiurético que é o hormônio que as pessoas têm no corpo e serve para regula a perda de água.

Assim, quando se consome bebida alcoólica, o hormônio para de funciona seu organismo libera mais água em muito menos tempo do que é normal.

Refrigerantes: nesse tipo de bebida o problema está relacionado a quantidade de componentes que tem como sódios, corantes e várias outras substâncias que atrapalham a hidratação.

Energéticos: outro alimento que vem em formato liquido, mas não faz bem por causa de muita cafeína que tem e consequentemente, estimula o sistema nervoso central e não ajudando na hidratar.

O cérebro é composto de 90% de água, 83% de sangue, além disso, 75% da massa muscular e dos ossos de 22% são constituídos por esse liquido. A água é um dos principais componentes do corpo humano, por isso, para garantir o funcionamento adequado dos órgãos e células, você deve manter seu corpo sempre hidratado.

Esse aspecto é algo que não pode ser negligenciado, porque em algum momento seu corpo pode apresentar sinais graves de que está com funcionamento inadequado, por isto cuide-se!

Leave a Reply