Xarope para tosse: veja aqui as melhores dicas e receitas caseiras!

Xarope para tosse: veja aqui as melhores dicas e receitas caseiras!
Rate this post

 

Xarope para tosse caseiro pode ser feito em casa com cebolas, mel, limão, leite e até mesmo chocolate podem de uma forma simples e barata. Aliados a mais dicas podem fazer sua tosse desaparecer.

Normalmente, a tosse é causada por uma infecção do trato respiratório e pode ser muito irritante até para causar vômito. Nas farmácias existem dezenas de tratamentos que podem ser usados ​​para aliviar esse incomodo, mas na despensa também há um bom número de produtos que podem ajudar a eliminar.

Por que as pessoas tossem?

A tosse é uma ação reflexa do trato respiratório que ajuda a expulsar as secreções ou agentes nocivos que impedem a respiração completa. É especialmente importante quando os mecanismos normais de transporte mucociliar são inadequados e, embora seja muito irritante, ajuda a prevenir doenças.

Na árvore brônquica, da traqueia, da laringe, e posterior da faringe há alguns receptores sobre o epitélio da mucosa que, quando excitados por fumos, um corpo estranho secreções ou doenças emitem um sinal através do nervo vago para o cérebro.

O cérebro faz a contração do músculo, especialmente o diafragma e o fechamento da glote, o que resulta numa alta pressão no interior da via respiratória. Com a abertura da glote rapidamente, o alto fluxo de ar elimina o que está afetando a mucosa brônquica.

Tipos de tosse

A tosse pode ser dividida em três tipos de acordo com a duração:

Tosse aguda: se durar menos de três semanas

Tosse subaguda: dura entre 3 e 6-8 semanas.

Tosse crônica: dura mais de oito semanas.

Os dois primeiros tipos são geralmente de origem viral e são curados ao longo do tempo. Em contraste, a tosse crônica precisa receber um estudo mais detalhado por um médico, embora seja geralmente causada por asma, doenças do refluxo gastroesofágico, infecções ou tabagismo.

Por via de regra, a tosse seca pode ser devido a vírus, asma, remédios ou contaminação ambiental. Mas se houver um fluido ou sangue, a origem é geralmente no pulmão e se o muco afeta a parte posterior da garganta, ele está associado a rinossinusite.

Se a tosse for acompanhada de queimação ou ardência no esôfago ou garganta, pode ser devido ao refluxo gastresofágico. A tosse é geralmente associada a azia em doenças cardíacas, como insuficiência cardíaca, DPOC ou outras doenças pulmonares.

Dicas para aliviar a tosse

Para diminuir o desconforto da tosse:

Beba muitos líquidos: manter uma boa hidratação ajuda a diluir as secreções das mucosas e reduzir a irritabilidade da faringe.

Não fumar: o tabaco é a causa mais frequente de tosse crônica e também produz bronquite crônica.

Coma mais frutas: uma dieta rica em fibras, especialmente fibras de frutas, ajuda a reduzir a tosse crônica e outros sintomas respiratórios.

Gargarejo com água e sal: ajuda a umedecer a garganta, o que pode aliviar a tosse.

Tomar banho com água quente: inalar o vapor gerado por banho quente umedece o trato respiratório e reduz o congestionamento. Também pode ajudar a acalmar o desejo de tossir.

Modifique o ambiente: use um umidificador ou coloque uma tigela de água em cima do radiador para manter o ambiente úmido e, assim, eliminar substâncias irritantes, como poeira, cabelo ou fumaça.

Realizar lavagens nasais com soro fisiológico: pode ajudar a diluir o muco nasal e, consequentemente, diminuir a rinorreia posterior, causa frequente de tosse.

Melhores xaropes para tosse que você pode fazer em casa

Existem diversos remédios caseiros para a tosse:

– Mel xarope: O mel é um produto altamente eficaz para aliviar a irritação da garganta. Uma das receitas de xaropes mais utilizadas pelas avós é justamente uma mistura de mel com óleo de coco.

O mais ousado também pode adicionar algumas gotas de mel a um copo de uísque ou conhaque para acabar com a tosse permanentemente.

Beber mel xarope é indicado devido ao mel ser um produto altamente eficaz para aliviar a irritação da garganta.

– Limão com sal e pimenta: Como o mel, o limão é um alimento altamente recomendado para eliminar a tosse, pois contém propriedades antibacterianas. Corte um limão ao meio e adicione sal e pimenta ao seu xarope. Depois, gargareje com a mistura.

-. Cebola e Coca-Cola: Ferva uma cebola e uma lata de Coca-Cola por três minutos e quando esfriar, beba a mistura. No início, este refrigerante era um xarope para tosse e cebola tem propriedades antibióticas.

– Uva e mel: As uvas ajudam a tonificar os pulmões. Se você misturar seu suco com uma colher de mel, você obtém uma calda perfeita para aliviar o resfriado e a tosse.

– Suco de cenoura quente: Use um liquidificador para fazer um suco de cenoura. Em seguida, aqueça por alguns segundos no micro-ondas e coloque o líquido quente num tomate. Além de aliviar a tosse, você enche seu corpo com vitaminas.

-. Amêndoas e suco de laranja: Esmague 7 amêndoas amargas em pó. Misture o resultado com um pouco de suco de laranja e colher de mel e misture. Você alivia com o resultado as infecções que houver na garganta e, claro, a tosse irritante.

-. Canela e chá: Se sua garganta coça, prepare um chá verde e adicione uma colherada de canela. Tome o mais quente possível e observe na hora a dor da calma.

– Vapores de folhas de eucalipto: Em uma panela coloque água para ferver com algumas folhas de eucalipto dentro. Aproxime o rosto da panela para inalar o vapor por cerca de vinte minutos e cubra com uma toalha para não deixa escapar.

– Chocolate amargo: Este é um dos remédios caseiros para a tosse mais doce. O chocolate ajuda a melhorar a tosse seca graças ao seu teor de teobromina, por isso, tente tomar 56 gramas por dia quando estiver tossindo.

– Leite quente: Este é um dos remédios caseiros mais simples para remédios para tosse. Antes de ir para a cama, beba um bom copo de leite quente. Não só você pode aliviar a tosse, mas também ajudar a ter um sono reparador.

Leave a Reply