ūü•á Rinoplastia : O que √©? Saiba tudo sobre este procedimento! ūü§Ē

Rate this post

As pessoas vêm procurando cada vez mais por cirurgias plásticas para corrigir aquilo que lhes parece imperfeito em seu corpo. A Rinoplastia tem sido uma das mais procurada nos consultórios para corrigir o que incomoda na área do nariz.

O que é a rinoplastia?

√Č uma cirurgia pl√°stica para fazer alguma corre√ß√£o est√©tica do nariz desde aumentar ou diminuir o nariz, afinar as asas nasais ou diminuir a giba √≥ssea. A rinoplastia teve sua origem no final do s√©culo IX e o in√≠cio do s√©culo XX.

Muitas vezes a cirurgia se associa com outros procedimentos como um que corrija o septo nasal, ou uma cirurgia para retirar da chamada ‚Äúcarne esponjosa‚ÄĚ, que est√° ligada √† presen√ßa de alergias.

A rinoplastia pode ser realizada a partir dos 15 anos.

Tipos de rinoplastia

Há duas técnicas usadas na rinoplastia: a aberta (exorrinoplastias) e a fechada (endonasal).

Aberta:√© feita uma pequena incis√£o na base do nariz, entre as narinas, e na parte de dentro de cada narina, sendo indicada para casos de necessidade de grandes altera√ß√Ķes na ponta do nariz.

T√©cnica fechada:ocorrem incis√Ķes apenas dentro das narinas. Ela exige um bom cirurgi√£o que possa. Faz√™-la sem ver, o cirurgi√£o pl√°stico vai trabalhar sem que a pele do nariz do paciente seja levantada. Esse procedimento √© mais r√°pido e o resultado final √© um formato mais natural, a recupera√ß√£o √© mais r√°pida sem nenhuma cicatriz aparente.

Anestesia

Ela pode ser geral ou local, na geral o paciente é entubado, com ajuda de aparelhos para auxiliar na respiração. A cirurgia dura 2 horas.

O paciente é liberado no mesmo dia.

Procedimentos feitos juntos com a rinoplastia

A rinoplastia pode ser feita junto com procedimentos como a correção do septo nasal, a turbinectomia e cirurgia das pálpebras.

Exames necess√°rios:

Exames básicos: sangue, avaliação cardiológica, dosagem de sódio, potássio, ureia e creatinina e coagulograma.

Possíveis exames complementares:a tomografia computadorizada, raio-x da face e nasofibroscopia.

 

Pré-operatório

Faça jejum de oito horas e suspensão por no mínimo sete dias do uso de anticoagulantes.

Pós-operatório

Geralmente, o paciente é liberado no mesmo dia. Não há muita dor, mas pode ser necessário alguns analgésicos. Os hematomas desaparecem só em 3 semanas.

Nos dias de hoje, √© comum o uso de um pl√°stico enrijecido, para ajudar na fixa√ß√£o do nariz. Ele deve permanecer por 1 semana e os tamp√Ķes s√£o retirados logo no segundo dia.

Respirar √© mais dif√≠cil na primeira semana, por causa dos co√°gulos no nariz. O m√©dico pode indicar um descongestionante nasal. A alimenta√ß√£o precisa ser pastosa e o repouso deve ser absoluto nos primeiros sete dias. Os esfor√ßos f√≠sicos apenas depois de dois ou tr√™s meses da realiza√ß√£o da cirurgia. Para ajudar a diminuir o incha√ßo, voc√™ pode fazer sess√Ķes de drenagem linf√°tica e usar malhas de compress√£o.

Na primeira semana √© preciso dormir com a cabe√ßa elevada, pois, ainda, pode acontecer sangramentos. Evite situa√ß√Ķes que possibilitem chocar o nariz.

Os curativos precisam ser mantidos por 15 dias, sete dias com o plástico enrijecido e sete, só, com fita adesiva porosa.

Ficam cicatrizes

As cicatrizes s√£o praticamente impercept√≠veis, pois as incis√Ķes s√£o pequenas e em locais discretos. Se houver algum problema de cicatriza√ß√£o, existem tratamentos isto. V√£o desde cremes com corticoide e placas de silicone para p√īr na cicatriz ou inje√ß√Ķes de corticoide.

A indicação depende do grau e da indicação de seu médico.

Protetor solar

Depois da rinoplastia é preciso um uso rigoroso de protetor solar, para que não apareçam manchas.

Contraindica√ß√Ķes

√Č contraindicada para pessoas com doen√ßas pr√©vias em fase aguda, mulheres que est√£o amamentando e pessoas em uso de medicamentos anticoagulantes.

Riscos da rinoplastia

Os riscos são sangramento abundante e dificuldade para respirar pós-operatório. Com qualquer cirurgia, a rinoplastia inclui riscos de infecção e relacionados à anestesia.

Rinoplastia em homens e mulheres

 

A cirurgia √© um pouco diferente quando se trata de g√™nero. O cirurgi√£o pl√°stico faz uma avalia√ß√£o do paciente, tendo em mente o sexo, fisionomia, bi√≥tipo, expectativas, insatisfa√ß√Ķes pessoais, fator psicol√≥gico, complica√ß√Ķes emocionais.

O procedimento cir√ļrgico √© igual para ambos os sexos, mudando s√≥ os resultados. Os homens preferem um resultado discreto, sem levantar muito a ponta do nariz. J√° as mulheres querem ficar mais femininas e delicadas.

Preço

O valor para fazer a cirurgia irá variar, mas o preço gira por volta de R$ 3.000 a R$ 12.000, dependendo do cirurgião, da complexidade do procedimento, custo da anestesia, internação no hospital, remédios, consultas posteriores e etc.

Rinoplastia pelo SUS

√Č poss√≠vel fazer uma rinoplastia pelo SUS, mas as cirurgias n√£o devem ser s√≥ por quest√£o est√©tica. Para fazer a rinoplastia a pessoa precisa ter e comprovar que √© associada a algum problema de sa√ļde como: deformidade grave que gere algum tipo de preconceito. Voc√™ precisar√°:

Marcar uma consulta no Posto de Sa√ļde da sua localidade.

Explicar a situação ao médico e sua vontade de realizar a cirurgia.

Se for aprovado, o caso é encaminhado para um hospital que disponibilize essa cirurgia.

Como qualquer procedimento pelo SUS, h√° uma fila para o procedimento.

O que comer antes e depois de uma cirurgia de rinoplastia

Antes da cirurgia

Beba muita √°gua, parar de consumir bebidas a√ßucaradas, assim, como o consumo de doces. Muito a√ß√ļcar liberar√° muita insulina, com isso, seu corpo pode criar resist√™ncia a ela depois da cirurgia, pois o corpo n√£o est√°, ainda, recuperado.

Depois da cirurgia

A água é importantíssima para manter o corpo hidratado na cirurgia e para depois dela. Tome, principalmente, água gelada, pois contribui para que o corpo trabalhe melhor e mais rápido.

Quinze dias antes e trinta dias depois, pare de comer alimentos industrializados e são consuma os naturais. Os industrializados têm muita gordura trans, frutose e aromatizantes artificiais que dificultam e atrasam o processo de recuperação.

Alimentos recomendados e evitados antes e depois

Alimentos que são recomendados:beber muita água, melancia, melão, abacaxi, iogurtes, ovos, abacate, cenoura, beterraba, abóbora, cenoura, damasco, manga, espinafre, couve, tomate, uva, goiaba, castanha-do-pará, salmão, atum, fibras, limão.

Alimentos que devem ser evitados:doces, bebidas alcoólicas e chocolates.

Leave a Reply