ūü•á Anticoncepcional injet√°vel ūü§Ē

ūü•á Anticoncepcional injet√°vel ūü§Ē
Rate this post

Um dos assuntos mais complicados √© a gravidez n√£o planejada. Pior ainda quando ela acontece sendo fruto apenas de uma rela√ß√£o sexual. √Č complicado para ambas as partes, pois o homem desconfia da mulher e a mulher fica pressionando o homem, pois sabe que ele √© o pai.

Com isso, muitas mulheres recorrem a diversos métodos que são utilizados para impedir que a gravidez ocorra. E certamente, você, ao ler este texto, já deve estar com uns três ou quatro em mente. Mas agora que vem o grande objetivo deste texto: você já ouviu falar sobre o anticoncepcional injetável? Nunca ouviu falar?

Pois ent√£o, fique tranquila, pois o que este texto quer fazer √© te mostrar tudo sobre essa forma de evitar a gravidez. Com ele, voc√™ entender√° como funciona o anticoncepcional injet√°vel, o que ele causa e oferece ao organismo, todas essas informa√ß√Ķes.

Tendo em sua f√≥rmula uma composi√ß√£o que √© feita da mistura do estrog√™nio ou progesterona, com doses que t√™m longa dura√ß√£o, o faz com que a sua aplica√ß√£o possa ser mensal ou trimestralmente. Essa escolha ficar√° a crit√©rio da paciente e do m√©dico. A √ļnica certeza √© que ele dever√° ser aplicado ou nas n√°degas ou no bra√ßo.

O que é o anticoncepcional injetável?

O anticoncepcional injet√°vel uma inje√ß√£o que possui horm√īnios, sejam eles de progesterona ou de progesterona e estrog√™nio juntos, ela tem o objetivo de impedir o corpo de liberar √≥vulos e faz com que o muco do colo uterino se torne espesso.

A mulher precisa tomar uma inje√ß√£o dessa a cada m√™s ou ent√£o, de tr√™s em tr√™s meses, sempre sendo aplicada por uma profissional da √°rea da sa√ļde. Uma vez aplicada, mesmo que a mulher sinta os efeitos colaterais, ela n√£o poder√° ser interrompida.

A sua forma de funcionamento √© parecido com a p√≠lula ou o anel vaginal. A √ļnica diferen√ßa √© que a mulher dever√° lembrar de tomar a inje√ß√£o todo dia ou toda semana. Certamente, n√£o ser√° a melhor escolha para aquelas que tiverem medo de agulha.

Qual é a diferença entre o anticoncepcional injetável mensal e trimestral?

Quando as mulheres optam por utilizar os anticoncepcionais injetáveis mensais, as desvantagens que elas terão são as mesmas que as pílulas causam: ela não poderá esquecer de tomar. Caso isso aconteça, ela poderá engravidar.

Já o anticoncepcional injetável trimestral, faz com que a mulher fique mais segura, embora ela fique com menos uma menstruação logo no início do tratamento. Outra coisa importante que deve ser ressaltada é que, uma vez que ela interrompa a utilização do anticoncepcional, deverá aguardar o prazo de 9 meses para voltar a ser fértil.

Como funciona o anticoncepcional injet√°vel?

Antes de tomar a injeção, a primeira informação é para que você se consulte junto a um médico. Isso porque, nem sempre, a injeção anticoncepcional é a melhor escolha, e é por isso que deve ser feita sob orientação de um médico.

Caso voc√™ opte por utilizar o anticoncepcional injet√°vel, saiba que esta aplica√ß√£o dever√° ser feita por um profissional da sa√ļde. Depois disso, dependendo da dose que voc√™ for tomar, s√≥ ter√° que retornar nele uma vez por m√™s ou a cada tr√™s meses, para tomar outra dose. Durante esse intervalo, voc√™ estar√° totalmente protegida!

√Č verdade que o anticoncepcional injet√°vel engorda?

As mulheres estão sempre preocupadas com o peso e um dos maiores medos para aquelas que escolhem este tipo de contraceptivo é se ele irá fazer com que ele ganhe alguns quilos. E a resposta é sim. Infelizmente, estudos afirmam que o anticoncepcional injetável engorda.

Ele s√≥ causa isso na mulher porque ele cont√©m uma grande concentra√ß√£o de horm√īnios na sua f√≥rmula, o que faz com que a mulher retenha mais l√≠quido, independente se ela tem pr√©-disposi√ß√£o ou n√£o para esse problema. E tem mais, a inje√ß√£o √© capaz de aumentar o apetite, o que faz com que a mulher tenha uma fome maior do que o normal.

E esse assunto é tão preocupante que outro estudo foi desenvolvido para que fosse comprovado que o uso contínuo do anticoncepcional injetável aumenta a probabilidade da mulher desenvolver a obesidade. Entretanto, nas mulheres que já são obesas, esse aumento de peso não ocorre.

Outra situação que chamou a atenção enquanto estavam estudando sobre esse método anticoncepcional é que, as mulheres que ingeriram proteínas durante a pesquisa, não tiveram o seu peso corporal atingido.

√Č por isso que o mais importante, antes de fazer a utiliza√ß√£o desse meio contraceptivo, √© consultar um m√©dico, para que ele possa analisar todos os riscos envolvidos nessa aplica√ß√£o.

Quais s√£o as vantagens e as desvantagens de aplicar o anticoncepcionalinjet√°vel?

Como nem tudo na vida √© perfeito, a inje√ß√£o contra concep√ß√£o possui vantagens e desvantagens, que iremos conhecer agora. √Č importante verificar junto ao m√©dico, a possibilidade de utilizar ou n√£o o medicamento.

Como desvantagens, podemos informar:

  • Exige que voc√™ tenha total controle dos meses em que ela √© aplicada;
  • Algumas mulheres, uma vez que tenham utilizado a inje√ß√£o, podem sentir dor de cabe√ßa e ter o seu humor alterado;
  • Pode causar aumento de peso e inc√īmodo na regi√£o do abd√īmen;
  • Pode fazer com a menstrua√ß√£o leve de 3 meses a 1 ano para retornar, assim como a fertilidade;
  • Pode ocasionar menstrua√ß√Ķes irregulares;
  • N√£o oferece prote√ß√£o contra o HIV e outras doen√ßas sexualmente transmiss√≠veis;
  • Em algumas mulheres, podem surgir alguns co√°gulos, ataque do cora√ß√£o e acidente vascular cerebral;
  • Necessita da aplica√ß√£o por um profissional da sa√ļde e pode causar dor e irrita√ß√£o no local de aplica√ß√£o.

J√° as vantagens, podemos citar que:

  • Dura de um a tr√™s meses;
  • D√° a possibilidade de n√£o interromper a vida sexual, o que faz com que a mulher possa desfrut√°-la com espontaneidade;
  • N√£o necessita ter controle di√°rio ou semanal;
  • A utiliza√ß√£o da inje√ß√£o anticoncepcional de 3 meses pode ser uma alternativa para as mulheres que possuem contraindica√ß√£o quanto ao uso do horm√īnio estrog√™nio;
  • Algumas dessas inje√ß√Ķes podem ser utilizadas enquanto a mulher estiver amamentando;
  • Em algumas mulheres, o fluxo e a dor sentidos na menstrua√ß√£o s√£o reduzidos.

Leave a Reply