🥇 Calorias do Pão Francês – Tipos, Porções e Dicas 🤔

fresh baguette and bread

Você acorda pela manhã, desce as escadas, pega a sua chaleira e coloca água para fazer um café coado fresquinho antes de começar seu dia, não é? E depois disso, você já deixou separadinho aquele pãozinho francês bem cheiroso que combina tanto com café e queijo para se deliciar logo que acorda. Eu posso sentir o cheiro do café com pão daqui, mas será que ele faz bem para a sua saúde? Será que ele é um aliado ou um inimigo da sua alimentação? Descubra aqui.

Qual é o valor nutricional do pão francês?

De forma geral, os pães são ricos em carboidratos e também servem como uma importante fonte de energia para nossas rotina de atividades. Contudo, quando falamos do pão branco ele possuí um alto Índice Glicêmico (IG), o que quer dizer que sua digestão acontece de forma muito rápida. Por consequência, os níveis de glicose no sangue, aumentam e você acaba correndo riscos de engordar, desenvolver pressão alta e diabetes.

Vale lembrar que o pão branco como realmente gostamos de comer não tem quase nada de fibras, o que vai fazer você sentir muita fome no meio da manhã, apenas porque o organismo já consumiu ele muito rapidamente.

A composição nutricional do pão francês branco é:

  • Carboidratos: 28.5 g
  • Proteínas: 4.1 g
  • Gorduras: 0.5 g
  • Fibra alimentar: 0.9 g
  • Sódio: 320 mg

Todo pão engorda? Quais são os tipos?

Existem diversos tipos de pães e o que muda na verdade são as farinhas que usamos para elabora-los. Então, para te explicar em detalhes, conheça agora alguns dos pães mais consumidos e as suas composições:

Pão francês: ele é basicamente feito de farinha branca, açúcar, sal e gordura vegetal. Não é nada nutritivo e tem uma quantidade muito baixa, quase nula, de fibra alimentar (0,8 g por unidade). As calorias do pão francês inteiro são:

  • 1 unidade: 135 kcal
  • ½ pão: 68 kcal
  • 100 g: 270 kcal

Pão Francês sem Miolo: você que realmente ama pão francês já deve ter ajudado o seu cérebro a se autosabotar para comer o pãozinho sem miolo, achando que ele não engorda tanto. E você está certo: embora não constitua nem um terço do todo, o miolo é responsável por praticamente metade das calorias do pão francês: são 55 kcal em um miolo de pão francês de 50g. Ou seja, o pão francês sem o “recheio” passa de 135 para somente 80 kcal (unidade de 50g).

Pão Francês Integral: quando ele é realmente feito a partir dos cereais integrais como o trigo e a aveia, o pão francês integral contém as mesmas calorias do pão francês branco. Mas calma, o que muda aqui é que as quantidades de fibras são maiores: 2,7 g contra somente 0,8 g no pão branco.

Pão Francês Integral sem Miolo: seguindo a métrica do pão francês comum, retirando o miolo, você chega a eliminar 55 calorias da sua dieta. São 80 calorias em um pão francês integral sem miolo, ou 160 calorias a cada 100g.

Pão Francês Light: como o nome sugere, ele é realmente menos calórico e contém menos gorduras que o pão francês tradicional. Contudo, o pão light também é produzido com farinha branca e não possui uma quantidade considerável de fibras. São 109 calorias por unidade, e dependendo do fabricante, 0% de gordura.

Baguete: a receita em si não muda praticamente nada. Ela tem o mesmo processo de produção do pão francês, a diferença do Baguete é apenas o seu formato mais longo e a presença do gergelim. Uma fatia de 40 g contém 106 calorias.

Pão na Chapa: gosta de um pãozinho com manteiga na chapa não é? Ele é o favorito todas as padarias do Brasil. Contudo, o pão francês na chapa com manteiga é realmente calórico: são 226 calorias por unidade de 50g.

Pão Francês com Requeijão: Um pão francês sem o miolo e com uma colher de requeijão light contém 120 calorias. Caso você prefira o requeijão tradicional, as calorias passam para 154 kcal em um pão de 50 g.

Qual a melhor forma de comer pão francês sem engordar?

Nós sabemos: o pão francês é um pecado irresistível. Talvez abandonar a pizza seja mais fácil do que a rotina de amor que mantemos com o pãozinho nosso de cada dia. Contudo, você pode comer pão francês seguindo essas dicas importantes:

  • Coma pão francês com alguma proteína magra – peito de peru, ovo ou queijo light, como a ricota e o cottage;
  • Prefira sempre o pão integral pois é rico em fibras, vitaminas e minerais importantes para corpo e por que ele aumenta a sensação de saciedade;
  • Começa suas refeições com as proteínas. Vai tomar um café da manhã? Prefira os ovos, o peito de perú ou ainda os queijos magros. Isso porque quando você chegar nos carboidratos, estará com menos fome e a luta será mais branda.
  • Ao fazer seu pão em casa, utilize ingredientes como a farinha integral, chia, aveia, linhaça, farinha de banana verde, entre outros ingredientes que acrescentam fibras e nutrientes à receita.

Viu só? Para tudo se dá jeito nessa vida. A gente só não resolve a morte. E por falar em pão, que tal aprender uma receitinha de pão caseiro emagrecedor?

Leave a Reply