? Comer Muito Tarde a Noite Pode Fazer Mal Para Seu Cérebro ?

Rate this post

Você acorda de madrugada, abre a geladeira e pega qualquer coisa para comer porque de repente deu fome? Se atraca num pote de sorvete sem motivo evidente apenas porque precisa encher o bucho ás 2h da manhã? Saiba que isso está mexendo com seu cérebro! Descubra como.

O que comer demais tem a ver com meu cérebro?

O fato inusitado é que especialistas que promovem uma série de estudos com relação ao nosso relógio interno, perceberam que quando comemos em momentos errados, como quando deveríamos estar dormindo, isso influencia negativamente e chega até a afetar a forma como aprendemos e também a nossa memória.

Isso trás um motivo para repensar nossa saúde, ainda mais se você é daquelas pessoas que tem o hábito de levantar para comer algo na calada da noite ou ainda para você que está trabalhando neste horário. Saiba que você está fazendo duas coisas “anormais” para o seu corpo: comer e trabalhar durante a noite.

O que o meu corpo precisa para estar saudável?

A sociedade atual exige que cumpramos horários de trabalho muito longos e diferentes, mas o seu corpo precisa se fixar a um tipo de ciclo que gere alguma rotina afim de estar sempre saudável. “Temos essa ilusão de que é como se fosse possível apertar um botão, e então podemos trabalhar a qualquer horário e comer a qualquer momento”, disse Colwell.

Ele ainda afirma na sequência desta fala, que nossos sistemas biológicos tem suas funções a medida que trabalhamos num um ritmo diário.  Aquele conhecido nosso, o ritmo circadiano, ele segue um ciclo de 24 horas e é o responsável por regular praticamente todo o nosso organismo. E é ele quem faz com que os hormônios se mexam e façam você ir para cama. Então, além de uma rotina de exercícios e de uma alimentação saudável: o seu corpo precisa de uma rotina!

Quais são os cuidados para não atrapalhar o clico do sono?

E é onde chegamos ao título deste texto! É aqui que aquele sanduíche de queijo, mostarda e picles da meia noite entra: comer muito tarde da noite como uma rotina é uma forma de interromper o ciclo sono-vigília. É quase tão ruim como dormir com luzes acesas ou depois de fazer exercícios cardiorrespiratórios antes de dormir. Entendeu como isso é ruim para o corpo?

É tão prejudicial, que as sociedades tradicionais, como a cultura mediterrânica faziam a refeição principal ao meio dia e praticamente não comiam a noite.

Pesquisa revela que quem come muito tarde, pode desenvolver distúrbios mentais

Na pesquisa mencionada,  o pesquisador chefe Colwell e também sua equipe permitiram que um grupo de ratos se alimentassem normalmente, por assim dizer, durante o seu dia ativo. E para o outro grupo de ratos de um segundo grupo eles apenas poderiam comer durante período de sono normal. É importante dizer que todos os roedores comeram a mesma porção de comida e dormiram o mesmo período de tempo: a única mudança é que o segundo grupo em um horário não habitual durante o dia.

Depois de apenas duas semanas, os ratos foram testados, primeiro em um teste de aprendizagem, tentando associar um som específico a um leve choque. Foi aí que deu-se a descoberta: os ratos que comeram quando deveriam estar dormindo ficaram desabilitados da sua capacidade normal de se lembrar das coisas aprenderam. Da mesma forma, eles demonstraram mais problemas no reconhecimento de um novo objeto e também foi possível identificar mudanças no seu hipocampo, a região cerebral responsável pela memória e aprendizagem.

De ratos para humanos: o que isso influencia na sua vida?

De acordo com a pesquisa, nosso cérebro foi projetado para permanecer apenas uma determinada quantidade de horas acordada. Citando o autor:

“Se você sai de férias, não é um grande problema. Mas, por outro lado, se você está em um ambiente de trabalho onde se encontra cronicamente em situações em que o seu relógio interno está sendo desregulado, então você pode começar a ter problemas “, afirmou Colwell.

Então, se você é uma das pessoas que precisam trabalhar em turnos noturnos, saiba que é possível ajustar o seu organismo novo “fuso horário”, desde que você consiga mantendo um cronograma e uma rotina que seu corpo possa associar. Contudo, a grande maioria das pessoas trabalham à noite apenas de segunda a sexta, voltando para a rotina comum aos finais de semana. O que, segundo a pesquisa, é um veneno para o corpo humano. Trabalhos por noturnos têm sido associados à fadiga, depressão, câncer e problemas cardiovasculares.

Portanto, cuide o seu ciclo vigília-sono. Isso vai te fazer bem. E é realmente importante que você pare de comer fora e hora! E se ainda não está convencido sobre, saiba que essas fugidinhas para a cozinha estão associadas a refluxo, dores no estômago e insônia.

Acho que já deu para entender né? Sendo assim, veja este vídeo sobre o que acontece no seu corpo quando você dorme corretamente!

Leave a Reply

DMCA.com Protection Status  

Sobre Nós | Politica de Cookies | Politica de Privacidade | Isenção Médica e Política de Uso | Contato | Mapa do Site