🥇 Como Aumentar o Colesterol Bom – 11 Dicas 🤔

A palavra “colesterol”, quando dita um pouco fora de contexto pode ser imediatamente associada a problemas de saúde, como doenças do coração e hipertensão por exemplo. Contudo, é de suma importância saber que, na quantidade correta, ele é bom para o nosso corpo. Ainda mais se estivermos falando do colesterol bom, conhecido  como HDL. O HDL tem um papel importante dentro das funções do nosso organismo como por exemplo remover o excesso do colesterol ruim do caminho das artérias, conduzindo-o até o fígado, onde ele pode ser eliminado. Outro papel fundamental é que o colesterol bom ajuda a proteger o coração.

Viu só quantos benefícios? Vamos aprender agora algumas formas de aumentar o colesterol bom e te ajudar a cuidar ainda melhor da sua saúde!

1. Coma nozes mais vezes

Os estudos científicos comprovaram que é possível aumentar o colesterol bom do organismo de forma considerável, apenas aumentando a ingestão de nozes. O principal dos estudos  realizado pela Universidade de Loma Linda, nos Estados Unidos, determinou que consumir 67 gramas de nozes por dia faz com que as taxas de HDL e LDL (o colesterol ruim) no sangue aumentem em 8,3%.

2. Caminhe todos os dias

Outra forma de aumentar o colesterol bom fazendo algo realmente simples é caminhando por pelo menos 30 minutos todos os dias. Isso é suficiente para que você consiga aumentar o nível do HDL em 9%. Para as pessoas que não tem tempo de caminhar todos os dias, a dica é substituir essa atividade por sessões puxadas de exercícios aeróbicos, como a natação, por pelo menos de 30 a 45 minutos de duas a três vezes por semana.

3. Perca peso

Basta que você leve a sério a sugestão das caminhadas e alinhe com uma dieta não agressiva. Você ficará mais saudável, seus níveis de colesterol bom irão aumentar. Você sabia que para cada 3 kg perdidos, é aumentado um ponto da taxa de HDL no organismo? Bora malhar!

4. Coma alimentos com mais cálcio

Estudos comprovam que pessoas que ingerem 1.000 mg de suplementos preparados à base de cálcio, conseguiram obter um crescimento de 7% do HDL. Então caia em cima de: Leite, brócolis, couve, tofu, sardinha, semente de gergelim, soja, linhaça, grão de bico e aveia e veja o colesterol bom subir!

5. Aumente seus níveis de vitamina B

Existem duas vitaminas do complexo B, a B3, que são encontradas em alimentos como amendoim e bife de fígado. Elas também estão em legumes, no abacate e na laranja, e consumi-la aumenta o nivel de HDL. Contudo, a orientação é que antes de você começar a comer que nem um louco bife de fígado, consulte seu médico. Pois em excesso, a vitamina B produz fortes ondas de calor e sobrecarrega o fígado.

6. Coma peixe mais vezes no ano

O consumo de peixes é uma das grandes chaves para aumentar o colestrol bom. E o motivo é que a maior parte deles, como salmão, sardinha e atum contém doses generosas de ômega-3. E o o ômega-3 é encontrado nas nozes, nas sementes de chia e nas sementes de linhaça.

7. Pare agora de fumar

Além dos riscos que você já conhece para a sua saúde, fumar faz inibir o colesterol bom e aumentar o ruim. E parando com o consumo de tabaco, a taxa do bom colesterol é elevada em quatro pontos e diminui os riscos de câncer no pulmão, como você deve saber.

8. Tome vinho regularmente

Lembre de tomar um pouco de vinho tinto ou outra bebida alcoólica. Isso ajuda a diminuir em até 40% o risco do desenvolvimento de doenças cardiovasculares. A grande razão deste benefício é o etanol, presente na composição de todas as formas de álcool consumível. E adivinha? Ele contribui com o aumento do HDL, prevenindo a formação até de coágulos sanguíneos. Mas lembre-se: moderadamente! Beber em excesso todos os dias é altamente prejudicial para todos os níveis da sua saúde.

9. Diminua o consumo de açúcar

Consumir mais do que 90g de açúcar diariamente é uma das causas relacionadas aos baixos níveis de colesterol bom no organismo. Por isso, há como aumentar o colesterol bom limitando o uso da substância em 100 calorias ou duas colheres de sopa por dia. Uma dica para controlar melhor a quantidade de açúcar que você ingere a cada dia é maneirar no tanto que é usado para preparar suas bebidas rotineiras como café e sucos, como também verificar nos rótulos dos produtos industrializados a quantia de açúcar que cada alimento leva em sua composição.

10. Evite ao máximo gorduras trans e saturadas

Quando ingerimos as gorduras saturadas e do tipo trans, damos acesso livre a redução de taxas de HDL no organismo, e aumentamos os níveis do colesterol ruim, o LDL. E não para por aí: a fritura estimula a ocorrência de inflamações no corpo e podem causar danos nos vasos sanguíneos.

11. Opte pelo chocolate preto 

Do que é bom, apenas um pouco! Este ditado é muito verdadeiro. Então, se você é um chocólatra assumido e não consegue deixar de comer chocolate todo dia a boa notícia é: ISSO MESMO! Mas lembre-se de ingerir chocolate preto e não branco. Ele é antioxidante e facilita o aumento da taxa de colestrol bom.

Lembre-se de verdade de comer bem e de cuidar do seu corpo. A vida é uma só hein? E para te incentivar, aqui vai um vídeo que aborda os benefícios do colestrol bom!

Leave a Reply