? Como Fazer Pilates em Casa? ?

Rate this post

Existem diversas atividades físicas que são viáveis apenas em ambientes específicos, como ginásios ou então academias, em razão de seus graus de complexidade, no entanto, existem algumas atividades físicas que são bem mais acessíveis e podem ser realizadas até mesmo em casa. Pilates é uma dessas atividades!

É claro que não estou me referindo àquela prática que é feita naqueles aparelhos mais complexos, com sistemas de tração, roldanas e tudo. O fato é que existem variedades de exercícios de pilates super possíveis de serem praticados  em casa.

Se você está começando agora os exercícios e nunca fez antes, não tem problema! Você conseguirá fazer os exercícios sem grandes dificuldades. Claro que isso depende bastante do seu condicionamento físico, mas, de modo geral, tenho certeza que vai ser bem tranquilo.

Quais os Cuidados Iniciais?

Antes de começar a praticar qualquer atividade física e esportiva, é sempre recomendado conversar com seu médico, para garantir que tudo vai correr bem, certo?

Em relação a praticar o pilates em casa, pode ficar tranquila que não há nenhum tipo de restrição. COm toda a certeza esses exercícios trarão muito mais benefícios do que eventuais problemas, no entanto, é muito bom ter um aconselhamento nos seguintes casos:

  • Caso haja algum problema de hipertensão grave ou algum tipo de cardiopatia;
  • Caso haja ocorrência de doenças pulmonares;
  • Se você sofre de alguma doença que tenha origem inflamatória e que comprometa músculos e articulações, como artrite, artrose e reumatismo;
  • Se você realizou alguma cirurgia mais séria na coluna;
  • Se você apresenta problemas de hérnia de disco;
  • Caso você tome algum medicamento que possa trazer algum risco durante a prática do exercício;
  • Em caso de diagnóstico de osteoporose confirmado;
  • Caso você apresente histórico de lesões graves;
  • Se houver edemas musculares;
  • Em casos de Gravidez;
  • Se você tiver labirintite séria;
  • Caso você tenha uma idade muito avançada.

Em casos em que haja quadro de viroses, gripes, sinusite e também doenças ocasionais, você deverá interromper os exercícios por alguns dias, até que se sinta preparada para retomar as atividades.

Se você for iniciante e sentir algum desconforto grande ou então algum tipo de dor aguda já nos primeiros exercícios, você deve interromper na mesma hora a prática dos exercícios e procurar orientação médica.

Veja também: Suco de couve – Benefícios à saúde.

Como escolher o ambiente?

Sempre que a gente decide fazer algum tipo de exercício em casa, as coisas parecem super simples, mas saiba que as coisas não são bem assim.

É justamente por estar em casa, no aconchego do seu lar, que as chances de você sabotar a si mesma são bem mais altas, seja devido às outras pessoas que convivem na mesma casa ou por você mesma.

Se você estivesse em uma academia, certamente você não interromperia uma série de exercícios para atender o celular ou então dar aquela espiada nas redes sociais, mas será que você teria a mesma disciplina estando em casa? Possivelmente não.

O local que você escolher para praticar os exercícios de pilates tem que ser bem ventilado e com uma temperatura agradável, nem muito frio, nem muito quente. Locais muito quentes deixarão você cansada mais rapidamente, enquanto locais muito frios facilitam as lesões. Por isso a temperatura do ambiente é tão importante.

É Possível Praticar Pilates sem Aparelhos?

É sim! Para começar, um colchonete é tudo o que você precisa. Existem alguns acessórios que servem para aumentar ainda mais a eficácia, os quais você poderá adquirir com o passar do tempo.

Quando decidir que é hora de adquirir alguns desses acessórios, uma ótima dica é procurar em lojas de artigos esportivos, físicas e online, além de lojas de produtos ortopédicos e lojas que vendem equipamentos de fisioterapia. Pesquisando bastante você encontra preços bem acessíveis.

Saiba que usar faixas, bola e os outros equipamentos vai tornar seus exercícios mais difíceis, portanto, não pense nisso logo no começo. Inicie no chão, fazendo os exercícios no colchonete.

Procure estender seu colchonete em um ambiente que não tenha circulação de outras pessoas, para que não atrapalhe seus exercícios. Caso não tenha colchonete, você pode improvisar usando toalhas dobradas ou até mesmo um edredom.

O espaço para praticar os exercícios não precisa ser enorme, mas tem que ser grande o suficiente para que você possa movimentar os braços e pernas livremente, sem se preocupar se vai esbarrar nos móveis.

É importantíssimo se manter hidratada, portanto, procure deixar água sempre a seu alcance para não ficar interrompendo os exercícios indo buscar água. Não se sabote!

Um aquecimento é sempre muito bem vindo antes de começar os exercícios. Você pode fazer uma pequena caminhada para preparar seu corpo.

E por último, mas não menos importante: se desconecte! Esqueça o celular, as redes sociais, os compromissos e agenda pelo tempo que for necessário para praticar os exercícios com tranquilidade. O celular pode, e deve, ficar em outro cômodo, para não te atrapalhar com a sua simples presença. Parece exagero, mas existem diversos estudos que comprovam que a mera presença do celular nos deixa instigados a consultá-lo!

Como Fazer Pilates em Casa?

Para começar a fazer Pilates em casa, você pode ter ótimos resultados fazendo três sessões de 30 minutos semanalmente.

O Pilates foi criado para movimentar de forma igual todos os seus membros, por isso é feito com etapas e também repetições. Cada etapa trabalha músculos diferentes.

Cada uma das séries deve ter a duração de 10 a 15 minutos. Antes de começar a próxima etapa, descanse um pouco durante 2 a 3 minutos, para então começar a outra etapa.

Você vai começar a notar os benefícios a partir da décima sessão, ou seja, em pouco mais de um mês já surtirá resultados que farão bem para sua saúde física e mental.

Como conferir os resultados?

O primeiro resultado que se nota com a prática de pilates é a correção da sua postura.

Antes de começar os exercícios de Pilates, seja em casa ou na academia, você deve reparar na sua postura e conferir os seguintes detalhes:

  • Se seus ombros estão no mesmo nível;
  • Se o seu quadril está alinhado;
  • Se o seu joelho esquerdo está na mesma altura do joelho direito;
  • Conferir se a distância entre as orelhas e os ombros é a mesma do lado direito e do lado esquerdo;
  • Verificar se os seus braços estendidos ao longo do corpo alcançam posições idênticas ao tocarem as pernas;
  • Se os tornozelos estão na mesma altura.

Se houver alguma alteração em um ou mais desses pontos, você já poderá notar as melhorias a partir da décima sessão.

Com o passar do tempo você notará muitos outros benefícios, como os seguintes:

  • Perda de peso;
  • Melhora na circulação;
  • Melhora no sistema respiratório;
  • Diminuição de dores;
  • Sono mais tranquilo;
  • Alívio do estresse;
  • Maior disposição.

Exercícios para Iniciantes

Para que você entenda melhor os exercícios, assista as 3 vídeo-aulas que separamos, que são super interessantes e contam com orientações de um instrutor e são bem simples de serem seguidas!

1. Pilates em casa – aula 1 – para iniciantes:

2. Pilates em casa – aula 2 – para iniciantes

3. Pilates em casa – aula 3 – para iniciantes

Por fim…

Pilates consiste basicamente na integração entre corpo e mente. Por isso, os exercícios devem ser feitos com bastante calma e concentração. Não é nada parecido com aulas aeróbicas, com aqueles movimentos bruscos e intensos.

Não havendo nenhuma restrição do seu médico, a prática de Pilates em casa é super indicada e recomendada. Mantendo uma rotina de disciplina, sua mente e seu corpo refletirão as melhorias na sua qualidade de vida!

Para mais conteúdo, clique aqui.

Leave a Reply

DMCA.com Protection Status  

Sobre Nós | Politica de Cookies | Politica de Privacidade | Isenção Médica e Política de Uso | Contato | Mapa do Site