🥇 8 Componentes Para Uma Refeição Saudável 🤔

Você já deve estar cansado de ouvir as pessoas falando o tempo todo sobre a importância de “comer de forma saudável” . Mas afinal de contas, o que isso significa? Como você será capaz de comer de forma saudável sem sequer definir o que é “comer saudável”. Você faz academia? Então faça uma pesquisa perguntando quem é que come de forma saudável muitos de dirão que sim!

E se você for mais longe um pouquinho, vai perceber que para eles ter uma refeição saudável quer dizer ingerir salada, carne e pouca fritura. Claro que isso é um bom começo! Mas comer de forma saudável é muito mais do que entrar em uma dieta. É entender que os seus pratos são verdadeiros portadores de saúde e vida para todo o seu corpo.

Por isso, aqui vão 8 elementos essenciais que a sua dieta diária deve ter:

1. Consuma macronutrientes

Para começar, você precisa comer a mistura adequada de nutrientes básicos como: proteínas, carboidratos e gorduras. Da mesma forma, é importante comer o número adequado de calorias. Este trio mencionado acima são realmente necessários para gerar crescimento muscular e aumentar a força.

2. Você precisa de vitaminas

Coma frutas, legumes, verduras, vegetais e sementes. O seu corpo é um carro que precisa dos combustíveis corretos para funcionar. E você precisa saber onde encontrar os nutrientes que o seu corpo precisa! Essa é a importância de ingerir alimentos ricos em vitaminas: você estará sempre alimentando o o seu corpo com o que ele precisa!

3. Coma uma maior quantidade de fibras

Você sabia que definição de saudável é estar livre de doenças? Então é importante saber que sim! Existem diversas evidências de que fibra alimentar previne diversas doenças sérias como: diabetes tipo 2, câncer, doença cardíaca e problemas digestivos. Então se você está tendo refeições sem fibras, saiba que ela não é saudável!

4. Diminua o consumo de carboidratos simples

Açúcar refinado, álcool, farinha enriquecida e arroz branco são melhores maravilhosos, não é? Mas você precisa saber que eles seriam melhores ainda se minimizados nas suas refeições. A dica aqui é troca-los por carboidratos complexos.

5. Coma cru

Quando você consome alimentos crus, eles te ajudam a prevenir câncer – e quanto mais brilhantes forem as cores do que você está consumindo melhor.  Então lembre-se de comer alimentos ricos em ômega 3 (linhaça ou salmão). E claro, uma refeição saudável é cheia de antioxidantes como betacaroteno, vitamina C  e vitamina E.

Para você que lida atualmente com colesterol alto, saiba que a aveia é o melhor dos grãos para baixa-lo. Por isso, tenha o habito de comer aveia mais de uma vez ao dia. Assim, você nunca estará nas estatitiscas dos americanos que afirmam que que cerca de 10% da população dos EUA toma estatinas (medicamento usado para baixar o colesterol).

8. Livre sódio

Ele é um grande vilão para quem procura perder peso! E está em lugares que sequer podemos imaginar. Então, sempre que der, corte o sal e o sódio das suas refeições. Estamos falando de embutidos, salames, queijos, azeitonas, condimentos como catchup, mostarda, barbecue entre outros. Não adianta cortar fritura e trigo e não controlar o sódio. Ele é o que mais engorda!

E talvez isso tudo seja realmente complicado demais para que as pessoas pensem sobre antes de montar um prato. Por isso, separamos dicas rápidas para você ter em mente sempre que for fazer uma refeição:

  • Coma seus vegetais;
  • Coma tudo muito coloridos;
  • Coma muitos legumes;
  • Coma grãos integrais como aveia;
  • Coma frutas;
  • Coma orgânicos sempre que puder;
  • Coma carnes magras.

Lembre que a palavra chave aqui é: moderação. Cuidado com os carboidratos simples, com as frituras que parecem deliciosas mas não são. E cuidado com os alimentos visivelmente não saudáveis. Você precisa ajudar o seu corpo a cuidar de você!

Falando nisso, que tal ver este vídeo sobre como você pode ajudar o seu corpo a aumentar a sua imunidade?

Leave a Reply