đŸ„‡ Descubra os Alimentos Que Deixam o Cortisol Alto ou Baixo đŸ€”

VocĂȘ anda estressado? Constantemente precisa de ajuda para se manter a cabeça no lugar? Quase todos os dias dĂĄ um piripaque diferente por conta de quase nada? Saiba que o seu nĂ­vel de Cortisol pode estar alto.

Talvez vocĂȘ nĂŁo saiba, mas o Cortisol Ă© o principal hormĂŽnio que nos causa estresse. Ele aumenta a quantidade de açĂșcar na corrente sanguĂ­nea, fazendo com o que o corpo use a glicose, e promovendo na reparação tecidos.

De igual forma O cortisol tambĂ©m impacta os sistemas imune, digestivo e reprodutivo, e afeta o processo de crescimento. Os nĂ­veis de cortisol sĂŁo geralmente mais altos de manhĂŁ e mais baixos durante a noite. Alimentos nĂŁo contĂȘm cortisol, mas o que vocĂȘ come pode afetar os nĂ­veis de cortisol no seu corpo. Confira aqui alimentos que deixam o cortisol alto ou baixo em seu corpo.

Quais são os alimentos que aumentam o Cortisol?

Os nĂ­veis de cortisol respondem de forma muito rĂĄpida aos alimentos que a gente come. Os estudos comprovaram que o índice de açĂșcar de um alimento chega a afetar os nĂ­veis de cortisol em atĂ© cinco horas depois de comer, e o Ă­ndice glicĂȘmico reflete como o alimento irĂĄ afetar o nĂ­vel de açĂșcar no sangue. Alimentos com um Ă­ndice glicĂȘmico alto deixam os nĂ­veis de cortisol alto. Esses alimentos incluem produtos ricos em açĂșcar e amidos refinados. Pular refeiçÔes tambĂ©m podem aumentar os nĂ­veis de cortisol. Um nĂ­vel de cortisol alto à noite pode perturbar o sono.

Quais sĂŁo os alimentos que deixam o Cortisol Baixo?

Se sua meta Ă© reduzir seus nĂ­veis de cortisol, procure por alimentos com um Ă­ndice glicĂȘmico baixo. Boas escolhas incluem ovos, carnes, aves, peixe e vegetais. Se seu dia começa com um nĂ­vel normal de cortisol, vocĂȘ pode diminuĂ­-lo ao comer alimentos com um Ă­ndice glicĂȘmico baixo aproximadamente a cada cinco horas. Para prevenir um aumento do cortisol, recomenda-se balancear açĂșcares e grĂŁos em refeiçÔes com proteĂ­nas animais. Vegetais tendem a se balancear em termos de Ă­ndice glicĂȘmico, mas eles nĂŁo tĂȘm um Ă­ndice baixo o bastante para compensar pelo consumo de grĂŁos.

O que Ă© Fosfatidilserina?

Alimentos ricos do nutriente fosfatidilserina – um fosfolipĂ­dio que compĂ”e parte das suas membranas celulares – podem baixar seus nĂ­veis de cortisol, de acordo com Dave Tuttle, autor do livro “User’s Guide to Sports Nutrients” (Guia do UsuĂĄrio para Nutrientes Esportivos).

A fosfatidilserina diminui os nĂ­veis de cortisol pĂłs-exercĂ­cio em atĂ© 20%, com menos dores musculares. Entretanto, a fosfatidilserina nĂŁo mantĂ©m o nĂ­vel de cortisol baixo, e vocĂȘ pode esperar que seu cortisol retorne ao normal dentro de 23 horas. Carnes, feijĂŁo branco e soja sĂŁo boas fontes alimentares desse nutriente.

Onde encontrar Vitamina C?

Coma muitas frutas e vegetais ricos em vitamina C para evitar um nível de cortisol alto, diz Elizabeth Somer, autora de “The Food and Mood Cookbook: Recipes for Eating Well and Feeling Your Best.” (O Livro de Receitas de Alimentos e Humor: Receitas para Comer e Se Sentir Bem, em tradução livre).

NĂ­veis baixos de vitamina C podem resultar em aumentos no cortisol e um efeito maior de estresse. Muitos alimentos saudĂĄveis sĂŁo ricos em vitamina C, incluindo brĂłcolis, frutas cĂ­tricas, morango e pimenta doce vermelha. Um estudo na edição de janeiro de 2002 da “Psychopharmacology” afirma que quando os participantes receberam vitamina C – 1000 miligramas trĂȘs vezes ao dia por 14 dias – eles tiveram uma queda na pressĂŁo arterial, nos nĂ­veis de cortisol e um alĂ­vio geral de sintomas de ansiedade. O limite seguro para adultos Ă© de 2000 miligramas por dia, de acordo com o EscritĂłrio de Suplementos Alimentares do Instituto Nacional de SaĂșde. Fale com seu mĂ©dico antes de usar suplementos de vitamina C.

Veja aqui: Como Cortisol Faz vocĂȘ Ganhar Peso? Leia mais!

Quais sĂŁo os alimentos com Baixo Índice GlicĂȘmico?

Escolha alimentos com um baixo Ă­ndice glicĂȘmico – alimentos que sĂŁo digeridos lentamente e causam elevaçÔes menores nos nĂ­veis de açĂșcar no sangue – para diminuir seus nĂ­veis de cortisol, aconselha Ali Noor, autor de “Desi Diet and Health Tips: South Asian Healthy Cooking.” (Dieta Desi e Dicas SaudĂĄveis: A CulinĂĄria SaudĂĄvel Sul AsiĂĄtica, em tradução livre).

O Ă­ndice glicĂȘmico de um alimento pode influenciar seus nĂ­veis de cortisol por cinco horas. Um cafĂ© da manhĂŁ açucarado pode deixar seu cortisol alto e mantĂȘ-lo assim durante o dia. Ao invĂ©s disso, coma muitas carnes magras, aves, peixes e vegetais. Comece seu dia com esses alimentos e coma mais alimentos com um baixo Ă­ndice glicĂȘmico a cada trĂȘs horas para ajudar a manter seu nĂ­vel de cortisol baixo.

O que sĂŁo Carboidratos Refinados?

Deixe o consumo de alimentos altamente glicĂȘmicos, como frutas e carboidratos refinados, para imediatamente apĂłs os exercĂ­cios para recuperar a energia e diminuir o cortisol, diz John Ivy, mĂ©dico, em seu livro “Nutrient Timing: The Future of Sports Nutrition.” (Hora dos Nutrientes: O Futuro da Nutrição Esportiva, em tradução livre).

O aumento na insulina que vocĂȘ irĂĄ experimentar nessa hora ajudarĂĄ a reduzir os nĂ­veis de cortisol e irĂĄ promover o processo anabĂłlico, que envolve a criação de mĂșsculos e outros tecidos magros.

Combata o Cortisol

O cortisol, um hormĂŽnio produzido pelas suas glĂąndulas supra-renais, te ajuda a controlar o estresse ao promover o uso de glicose, proteĂ­na e gordura.

O cortisol também oferece efeitos anti-inflamatórios e diminui as reaçÔes alérgicas. O excesso de produção de cortisol pode ocorrer como resultado de longos períodos de doença, falta de sono prolongada ou estresse mental ou emocional.

Cortisol demais ao longo do tempo pode causar problemas no equilíbrio normal dessas funçÔes e te torna suscetível a certas condiçÔes. Alguns nutrientes podem ajudar a manter seus níveis de cortisol sob controle. Consulte seu médico antes de usar nutrientes para uma condição médica.

Inicio

Leave a Reply