🥇Dicas de Dieta Com Pouco Sal 🤔

Os “branquinhos” da cozinha definitivamente são um grande problema para a saúde. Quando temos uma dieta com pouco sal podemos ter certeza de que a nossa pressão sanguínea é melhor. De forma geral, quanto mais sal colocar no corpo, mais alta é a pressão sanguínea dessa pessoa.

O sal também é conhecido como cloreto de sódio pois a sua composição geral é de sódio e cloreto. E claro, nosso corpo realmente precisa de um pouco sódio para funcionar adequadamente, pois ele mantém equilibrados os líquidos do nosso corpo, transmitindo os impulsos nervosos e influenciando a contração e relaxamento dos músculos. Mas quando o sódio é muito, ele entope veias e faz um verdadeiro caos dentro do corpo.

A maior parte do sódio vem do sal, então algumas dietas que tenham pouco sal podem ajudar  a manter seus níveis de sódio baixos. Em média, o sal natural contido na comida vale apenas 10% da ingestão total de sal da pessoa, enquanto sal adicionado na mesa irá prover outros 5-10% da ingestão da pessoa. A maioria da ingestão de sal das pessoas vem do sal adicionado durante o processo de cozinhar.

Aqui vão sete dicas para você saber como deve usar o sódio na cozinha.

1. É possível tirar o sal das suas receitas sem que você sofra tanto

Em alguns casos você consegue deixar de lado o sódio. Ainda que isso afete um pouco o gosto que você sente, ou que deixe a textura do alimento um pouco insonsa. Isso vai te ajudar a cuidar do seu corpo.

2. Tenha o hábito de ler rótulos para identificar comidas altas em sódio

Você ficará surpreso quando começar a ler os rótulos. É a melhor forma de entender quanto de sódio há nos alimentos do dia a dia como cereais, pães, enlatados, comidas congeladas e mais. Se você conseguir identificar o  quanto de sódio você consome, diminuir o consumo será muito mais fácil.

3. Coma comidas frescas e elimine comidas processadas e enlatadas

A maior parte das frutas e vegetais frescos são naturalmente mais baixos em sódio. A carne fresca tem menos sódio do que bacon, salsicha, presunto e cachorros quentes. Por isso, eliminar estas carnes processadas ajudará a diminuir a ocorrência de sódio no seu corpo.

4. Limite o uso dos condimentos à base de sódio

Você gosta daquele molho de salada especial comprado no mercado? Ou ainda de ketchup e mostarda? Saiba que eles contém uma alta concentração de sódio e isso por si só já é um grande problema para a vida de quem luta contra a balança.

5. Use ervas e aromatizantes para aprimorar os alimentos

Para que você consiga comer sem perder o gosto pelos alimentos, tenha o hábito de sempre temperar suas refeições com ervas frescas, pimenta, cebolas e alhos frescos, limão fresco ou suco de limão. Dessa form você poupa o sódio de condimentos e ainda assim desfruta de uma refeição realmente saborosa.

6. Use substitutos de sal e sal diet de forma inteligente

Estes substitutos de sal e sal diet geralmente contém uma mistura de sal e outros componentes. Por isso, mesmo que não use o sal, ao usar estes produtos você ainda está sujeito aos efeitos do sódio. Então, calma!

7. Evite comer fora sempre

A maior parte dos alimentos que são servidos nos restaurantes, ainda mais se for de fast food, são pesados em sódio. Ao comer fora, alimentos que sinalizam alta concentração de sódio incluem defumados, picles, molho, tomate, soja, parmesão e teriyaki.

Nós sabemos que não é fácil cuidar da saúde. Mas ajustar algumas coisas hoje para que amanhã você desfrute de uma vida mais saudável parece a melhor escolha, não é? Que tal ver um vídeo sobre os efeitos do sódio no nosso corpo? Acho que você vai se assustar um pouquinho e vai repensar seriamente na sua dieta.

Leave a Reply