🥇 6 Dicas Para Manter a Higiene na Academia 🤔

Quando pensamos em higiene, de uma coisa temos certeza: a academia pode não uma referência de limpeza, não é?

Pense: em apenas um dia várias pessoas usam os mesmos aparelhos.Todos eles suados e dividindo os aparelhos entre as atividades com outras pessoas suadas.

Academias sempre ficam fechadas e acabam fechadas e gerando bactérias enquanto as pessoas precisam dividir banheiro e vestiário com os demais.

De fato você já entendeu que a academia não é tão limpinha assim, certo? Mesmo que você tenha um amigo que jure cuidar da higiene, as pesquisas mostram que não é bem assim. Quer descobrir se ele está mentindo? Leia este artigo até o final!

Pesquisa britânica revela maus hábitos em academia

Uma pesquisa britânica realizada por uma empresa da área de saúde identificou que a maior parte dos alunos de academia não mantém hábitos de limpeza diários como dizem fazer.

De acordo com os dados obtidos, 74% das pessoas de academia que foram entrevistados afirmaram que:

  • Já viram algum colega de atividade que não secou um aparelho sujo de suor depois de usar;
  • 49% dessas pessoas confessaram já ter utilizado uma garrafinha de água, toalha e algum artigo de higiene pessoal que não era deles;
  • 18% admitiu já ter ido a academia mesmo estando doente;
  • 16% informou que não tem o hábito de lavar as roupas de academia entre os treinos.

A falta de higiene foi e sempre será um motivo para doenças. E na academia não seria diferente.

Manter a higiene em dia que você se exponha a germes que causam doenças como resfriado, gripe, norovírus, frieira e infecções de pele.

Portanto, afim de manter a higiene e cuidar da sua saúde, pensamos em uma lista com hábitos que você pode ter no seu dia a dia para melhorar o seu desempenho sem acabar com a sua saúde. Aí vão!

1. Escolha bem a sua garrafinha de água

Se você já sabe que garrafinhas de água não devem ser compartilhadas, ponto positivo para você!

Entretanto, o modelo que você escolhe para guardar água também tem um papel importante em relação a quantidade de germes que você acaba colocando dentro do seu corpo.

Portanto fique atento: garrafinhas de plástico não são recomendadas pois retém bactérias. Sendo que o modelo mais indicado são as garrafinhas de metal.

Para fazer a limpeza, basta utilizar água quente e detergente líquido. Também é importante não dividir a garrafinha com ninguém e tomar cuidado para que nenhum colega a pegue sem que você perceba.

2. Use álcool nas suas mãos e nos aparelhos

Você sabia? Atividade física não é só dentro da Academia! Leia Mais.

3. Cuide da limpeza da sua bolsa de academia

Se você tem o hábito de jogar as roupas e o tênis usado durante o treino dentro da bolsa de qualquer jeito e não limpa eles com frequência, você está levando para casa um pacote completo de fungos.

Algo simples que vai resolver este problema: antes de colocar sua roupa suja e tênis usado no treino na bolsa, coloque eles dentro de um saco plástico e chegando em casa, leve tudo direto para lavanderia.

Outra dica importante é tentar criar o hábito de limpar a bolsa ao menos uma vez por semana e assim evitar o acúmulo de fungos, germes e bactérias nela.

4. Não esqueça dos chinelos no vestiário 

O básico tem que ser lembrado: se você precisa tomar banho na academia, não ponha os seus pés direto no chão do boxe. Muitas pessoas usam ele todos os dias e a variedade de germes presente nos vestiários é imensa.

A dica simples é usar um chinelo de dedos para tomar banho e circular no vestiário. E claro, cuide para manter o chinelo usado no banho limpo e seco, pois molhados e úmidos eles podem te contaminar.

Para limpar bem os chinelos da academia a dica é essa: prepare uma solução com alvejante e mergulhe o calçado dentro de vez em quando.

5. Não vá para a academia quando estiver doente

Você está com gripe? Pegou um resfriado? Tire um dia de folga e não vá a academia, ainda que você pense que consegue aguentar malhar.

Os motivos são simples: você está ruim de saúde e se expor a mais germes não vai ajudar. E as pessoas da academia não precisam pegar sua gripe, não é?

E se você estiver com uma ferida aberta na pele, espere até que ela sare para voltar a academia. Se não fizer isso, você também corre o risco de se infectar ou de infectar algum aparelho no qual você venha a treinar.

6. Cuidado com as banheiras de hidromassagem 

Assim como os outros, as banheiras de hidromassagem são compartilhadas por muitas pessoas diferentes, e as vezes são usadas por mais de uma pessoa.

Então, se você está com algum problema de saúde e acha que precisa cuidar disso antes, faça isso. Se não os problemas podem até aumentar dependendo da situação.

Assim você evita o risco de transmitir bactérias aos outros membros da academia e de se contaminar com outros germes que possam estar presentes na banheira.

Gostou do texto? Que tal ver este vídeo sobre cuidados que você precisa ter na academia?

Para ver mais conteúdo de qualidade, clique aqui!

Leave a Reply